Q

Previsão do tempo

18° C
  • Sunday 18° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 20° C
18° C
  • Sunday 18° C
  • Monday 18° C
  • Tuesday 20° C
18° C
  • Sunday 18° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 23° C

Terminou administração da primeira dose da vacina a metade dos bombeiros

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Centro de Saúde das Caldas da Rainha foi palco da vacinação da primeira dose contra a Covid-19 a centena e meia de bombeiros. De fora ficaram metade dos operacionais das corporações de Peniche, Bombarral, Óbidos e Caldas da Rainha, o que gera críticas porque os soldados da paz consideram que o socorro que é prestado fica condicionado.
154 bombeiros receberam primeira dose mas há número semelhante à espera

No passado sábado foram vacinados 69 bombeiros (22 de Óbidos, 17 das Caldas, 17 de Peniche e 13 do Bombarral), que se juntaram aos 85 (35 das Caldas, 22 de Óbidos, 15 de Peniche e 13 do Bombarral) a quem tinha sido administrada a vacina na semana passada, estando prevista para maio a segunda dose. De fora ficaram ainda perto de centena e meia de soldados da paz, o que significa que cerca de metade do efetivo das corporações de bombeiros de Peniche, Bombarral, Óbidos e Caldas da Rainha recebeu a primeira dose da vacina contra a Covid-19.

O facto de não se saber quando é que haverá a vacinação dos restantes operacionais motiva críticas, por condicionar o socorro prestado pelos soldados da paz, ainda para mais quando o novo coordenador da “task force”, Henrique Gouveia e Melo, perante a escassez de vacinas, admite alteração do plano de vacinação, retardando às forças armadas, às forças de segurança, bombeiros, entre outros.

“Não compreendemos porque é que não fomos vacinados na mesma instância que os técnicos que trabalham no INEM e os profissionais de saúde, porque somos nós quem vamos transportar grande parte dos doentes com Covid para o hospital”, manifestou Marco Martins, responsável da corporação de Óbidos.

Vítor Ferreira, oficial de 2ª nos bombeiros de Peniche, reconheceu que “a principal preocupação de quem está a dirigir é porque é que só 50% do efetivo é que terá acesso já à vacina, porque quando é altura de fazer serviço e socorrer a população, todos nós vamos quando é necessário”.

Apesar do lamento em relação ao processo, a administração da primeira dose da vacina é encarada com confiança pelos bombeiros. Jorge Pereira, subchefe da corporação de Óbidos, disse que “a expetativa é que estejamos mais protegidos para podermos socorrer as pessoas com mais segurança e já devia ter sido mais cedo”. “Sinto-me 50% mais protegida, tendo consciência de que temos de continuar a tomar as medidas de precaução”, declarou Patrícia Reis, adjunto do comando em Óbidos.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Troféu Easykart Portugal com prova noturna no Bombarral

Téo Pelfrene na categoria EK60, Tomás Morgado na categoria EK100, Frederico Pinto Coelho na categoria EK125 e Fernando Laranjo na categoria TaG Livre 125 venceram a segunda prova do Troféu Easykart Portugal, disputado no KIRO-Kartódromo Internacional da Região Oeste, no Bombarral, sob a organização da ACDME - Associação de Comissários de Desportos Motorizados do Estoril.

kart

Peão Cavalgante/Arneirense em open de Coimbra

Quatro jogadores da Associação Peão Cavalgante/Arneirense, das Caldas da Rainha, participaram no Open Internacional de Coimbra - Queima das Fitas 2024 em xadrez: José Cavadas (Veteranos +50), Mário Falcão (Sub18), André Sousa (Sub 16) e Fernando Oliveira (Veteranos +50).

xadrez

Quarta edição do Orçamento Participativo

Teve início no dia 1 de maio o período de apresentação de propostas à 4.ª edição do Orçamento Participativo do Bombarral (OPB). Trata-se de uma iniciativa dinamizada pelo Município com o objetivo de fomentar a participação e o envolvimento cívico dos cidadãos, aproximando-os dos órgãos de decisão.