Q

Previsão do tempo

16° C
  • Sunday 19° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 20° C
16° C
  • Sunday 20° C
  • Monday 18° C
  • Tuesday 21° C
16° C
  • Sunday 21° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 23° C

Pós-graduações em turismo subaquático e mergulho científico

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM), em Peniche, tem duas novas pós-graduações, em turismo subaquático e mergulho científico. Os cursos, de carácter pioneiro em Portugal, são cofinanciados pelo Programa Operacional Mar 2020, pelo Portugal 2020 e pela União Europeia.
O mergulho científico é uma ferramenta de trabalho

“Sendo Portugal um país com tradições seculares na área marítima e marinha, há uma forte necessidade de capacitar recursos humanos para se tornar num país competitivo num mundo cada vez mais global, exigente e mais desafiante. A ESTM, consciente da lacuna formativa na área a nível nacional, pretende colmatar esta falha através da criação destes dois cursos em estreita colaboração com as instituições e os agentes locais”, explica Marco Lemos, coordenador das duas pós-graduações.

A pós-graduação em Turismo Subaquático, cujo período de candidaturas decorre até dia 24 de fevereiro, tem como objetivos proporcionar um conhecimento transversal dos assuntos relacionados com as atividades subaquáticas, especificamente relacionadas com o turismo subaquático, valorizar as competências dos profissionais na área do turismo em empresas públicas e privadas, promovendo a aquisição das ferramentas necessárias, incrementar o desenvolvimento individual na área do turismo subaquático e capacitar os técnicos de mergulho com diversas técnicas e qualificá-los para imersões até 40 metros de profundidade, através da aprendizagem de competências e procedimentos usados pelas diversas agências internacionais.

O curso destina-se a todos aqueles que pretendam adquirir conhecimentos no âmbito do turismo subaquático, sejam profissionais das empresas marítimo-turísticas, estudantes ou outros interessados na área marinha e marítima.

Por sua vez, a pós-graduação em mergulho científico, cujas vagas já estão preenchidas nesta primeira edição, tem como principais objetivos proporcionar um conhecimento transversal dos assuntos relacionados com o mergulho de caráter científico, valorizar as competências dos profissionais na área da investigação em empresas públicas e privadas, promovendo a aquisição das ferramentas necessárias, incrementar o desenvolvimento individual na área do mergulho científico, desenvolver projetos de investigação com recurso a técnicas de mergulho científico, capacitar os mergulhadores investigadores/cientistas com diversas técnicas de mergulho científico e qualificá-los para imersões até 40 metros de profundidade, através da descrição de alguns dos procedimentos usados em projetos científicos e campanhas de mergulho.

O curso destina-se a todos aqueles que pretendam adquirir conhecimentos no âmbito do mergulho científico, nomeadamente biólogos e profissionais de áreas afins, geólogos, arqueólogos, estudantes (das áreas atrás referidas) e investigadores. O mergulho científico trata-se de uma ferramenta de trabalho com a qual os cientistas/investigadores obtêm dados sobre o ambiente subaquático, usando as mais diversas técnicas e tecnologias.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Troféu Easykart Portugal com prova noturna no Bombarral

Téo Pelfrene na categoria EK60, Tomás Morgado na categoria EK100, Frederico Pinto Coelho na categoria EK125 e Fernando Laranjo na categoria TaG Livre 125 venceram a segunda prova do Troféu Easykart Portugal, disputado no KIRO-Kartódromo Internacional da Região Oeste, no Bombarral, sob a organização da ACDME - Associação de Comissários de Desportos Motorizados do Estoril.

kart

Peão Cavalgante/Arneirense em open de Coimbra

Quatro jogadores da Associação Peão Cavalgante/Arneirense, das Caldas da Rainha, participaram no Open Internacional de Coimbra - Queima das Fitas 2024 em xadrez: José Cavadas (Veteranos +50), Mário Falcão (Sub18), André Sousa (Sub 16) e Fernando Oliveira (Veteranos +50).

xadrez

Quarta edição do Orçamento Participativo

Teve início no dia 1 de maio o período de apresentação de propostas à 4.ª edição do Orçamento Participativo do Bombarral (OPB). Trata-se de uma iniciativa dinamizada pelo Município com o objetivo de fomentar a participação e o envolvimento cívico dos cidadãos, aproximando-os dos órgãos de decisão.