Q

Previsão do tempo

14° C
  • Thursday 15° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 14° C
14° C
  • Thursday 15° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 14° C
15° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C

Pós-graduações em turismo subaquático e mergulho científico

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM), em Peniche, tem duas novas pós-graduações, em turismo subaquático e mergulho científico. Os cursos, de carácter pioneiro em Portugal, são cofinanciados pelo Programa Operacional Mar 2020, pelo Portugal 2020 e pela União Europeia.
O mergulho científico é uma ferramenta de trabalho

“Sendo Portugal um país com tradições seculares na área marítima e marinha, há uma forte necessidade de capacitar recursos humanos para se tornar num país competitivo num mundo cada vez mais global, exigente e mais desafiante. A ESTM, consciente da lacuna formativa na área a nível nacional, pretende colmatar esta falha através da criação destes dois cursos em estreita colaboração com as instituições e os agentes locais”, explica Marco Lemos, coordenador das duas pós-graduações.

A pós-graduação em Turismo Subaquático, cujo período de candidaturas decorre até dia 24 de fevereiro, tem como objetivos proporcionar um conhecimento transversal dos assuntos relacionados com as atividades subaquáticas, especificamente relacionadas com o turismo subaquático, valorizar as competências dos profissionais na área do turismo em empresas públicas e privadas, promovendo a aquisição das ferramentas necessárias, incrementar o desenvolvimento individual na área do turismo subaquático e capacitar os técnicos de mergulho com diversas técnicas e qualificá-los para imersões até 40 metros de profundidade, através da aprendizagem de competências e procedimentos usados pelas diversas agências internacionais.

O curso destina-se a todos aqueles que pretendam adquirir conhecimentos no âmbito do turismo subaquático, sejam profissionais das empresas marítimo-turísticas, estudantes ou outros interessados na área marinha e marítima.

Por sua vez, a pós-graduação em mergulho científico, cujas vagas já estão preenchidas nesta primeira edição, tem como principais objetivos proporcionar um conhecimento transversal dos assuntos relacionados com o mergulho de caráter científico, valorizar as competências dos profissionais na área da investigação em empresas públicas e privadas, promovendo a aquisição das ferramentas necessárias, incrementar o desenvolvimento individual na área do mergulho científico, desenvolver projetos de investigação com recurso a técnicas de mergulho científico, capacitar os mergulhadores investigadores/cientistas com diversas técnicas de mergulho científico e qualificá-los para imersões até 40 metros de profundidade, através da descrição de alguns dos procedimentos usados em projetos científicos e campanhas de mergulho.

O curso destina-se a todos aqueles que pretendam adquirir conhecimentos no âmbito do mergulho científico, nomeadamente biólogos e profissionais de áreas afins, geólogos, arqueólogos, estudantes (das áreas atrás referidas) e investigadores. O mergulho científico trata-se de uma ferramenta de trabalho com a qual os cientistas/investigadores obtêm dados sobre o ambiente subaquático, usando as mais diversas técnicas e tecnologias.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.

Bárbara Costa no “Centro das Conversas”

A iniciativa “Centro das Conversas”, realizada no passado dia 20, no Shopping Center La Vie Caldas da Rainha, contou com a presença de Bárbara Costa, Miss Petite Mesoamérica Portugal 2024 e vencedora do Mesoamerica International 2024, concurso de beleza e dança.

miss