Q

Previsão do tempo

15° C
  • Wednesday 23° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 27° C
15° C
  • Wednesday 23° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 27° C
15° C
  • Wednesday 25° C
  • Thursday 26° C
  • Friday 30° C

Pós-graduações em turismo subaquático e mergulho científico

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM), em Peniche, tem duas novas pós-graduações, em turismo subaquático e mergulho científico. Os cursos, de carácter pioneiro em Portugal, são cofinanciados pelo Programa Operacional Mar 2020, pelo Portugal 2020 e pela União Europeia.
O mergulho científico é uma ferramenta de trabalho

“Sendo Portugal um país com tradições seculares na área marítima e marinha, há uma forte necessidade de capacitar recursos humanos para se tornar num país competitivo num mundo cada vez mais global, exigente e mais desafiante. A ESTM, consciente da lacuna formativa na área a nível nacional, pretende colmatar esta falha através da criação destes dois cursos em estreita colaboração com as instituições e os agentes locais”, explica Marco Lemos, coordenador das duas pós-graduações.

A pós-graduação em Turismo Subaquático, cujo período de candidaturas decorre até dia 24 de fevereiro, tem como objetivos proporcionar um conhecimento transversal dos assuntos relacionados com as atividades subaquáticas, especificamente relacionadas com o turismo subaquático, valorizar as competências dos profissionais na área do turismo em empresas públicas e privadas, promovendo a aquisição das ferramentas necessárias, incrementar o desenvolvimento individual na área do turismo subaquático e capacitar os técnicos de mergulho com diversas técnicas e qualificá-los para imersões até 40 metros de profundidade, através da aprendizagem de competências e procedimentos usados pelas diversas agências internacionais.

O curso destina-se a todos aqueles que pretendam adquirir conhecimentos no âmbito do turismo subaquático, sejam profissionais das empresas marítimo-turísticas, estudantes ou outros interessados na área marinha e marítima.

Por sua vez, a pós-graduação em mergulho científico, cujas vagas já estão preenchidas nesta primeira edição, tem como principais objetivos proporcionar um conhecimento transversal dos assuntos relacionados com o mergulho de caráter científico, valorizar as competências dos profissionais na área da investigação em empresas públicas e privadas, promovendo a aquisição das ferramentas necessárias, incrementar o desenvolvimento individual na área do mergulho científico, desenvolver projetos de investigação com recurso a técnicas de mergulho científico, capacitar os mergulhadores investigadores/cientistas com diversas técnicas de mergulho científico e qualificá-los para imersões até 40 metros de profundidade, através da descrição de alguns dos procedimentos usados em projetos científicos e campanhas de mergulho.

O curso destina-se a todos aqueles que pretendam adquirir conhecimentos no âmbito do mergulho científico, nomeadamente biólogos e profissionais de áreas afins, geólogos, arqueólogos, estudantes (das áreas atrás referidas) e investigadores. O mergulho científico trata-se de uma ferramenta de trabalho com a qual os cientistas/investigadores obtêm dados sobre o ambiente subaquático, usando as mais diversas técnicas e tecnologias.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Incêndio consome artigos para famílias carenciadas

Um incêndio em instalações da Paróquia de Peniche, que serviam de espaço de armazenamento de artigos para ajudar famílias carenciadas, consumiu parte dos produtos, entre roupas e alimentos, na tarde desta terça-feira, 4 de outubro.

stella

Requalificação do Museu José Malhoa vai avançar

A cerimónia protocolar de assinatura do auto de consignação da empreitada de requalificação do Museu José Malhoa, da responsabilidade da Direção Regional de Cultura do Centro, tem lugar no dia 6 de outubro, às 15h, no museu caldense.

malhoa

“Outubro Rosa” sensibiliza para o cancro da mama

A Associação Cadaval Solidário e a Comunidade Francesa no Cadaval, com o apoio da Câmara, realizam a 16 de outubro, a partir das 10h, no Parque dos Lápis, a iniciativa “Outubro Rosa”, um dia de sensibilização ao cancro da mama.

lapis