Q

Previsão do tempo

16° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 16° C
16° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 16° C
16° C
  • Friday 19° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 16° C

Julgamento do pai e madrasta de Valentina marcado para 17 de fevereiro

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Está marcado para dia 17 de fevereiro, às 9h30, no Tribunal de Leiria, o arranque do julgamento do pai e da madrasta de Valentina, a menina de nove anos morta a 6 de maio do ano passado, em Atouguia da Baleia, Peniche.
Sandro e Márcia Bernardo sentam-se no banco dos réus

Sandro Bernardo, de 32 anos, e Márcia Bernardo, de 38 anos, foram detidos a 10 de maio, suspeitos de terem matado a criança, quando estava a passar algumas semanas na habitação do casal, no Bairro do Capitão, em Atouguia da Baleia. Habitualmente a menina vivia com a mãe, no Bombarral.

Alegando que a menina não queria contar-lhe se tinha sido vítima de abusos por um amigo da mãe ou por colegas de escola, o que a autópsia não revelou, segundo a acusação, o pai, na banheira da casa de banho, usou o chuveiro para deitar água quente sobre o corpo dela, tentando de seguida asfixiá-la e dando-lhe abanões violentos que lhe provocaram uma hemorragia interna. Tudo isto aconteceu com a madrasta a assistir e sem nada fazer para parar as agressões.

A menina ficou em agonia no sofá da sala e ali permaneceu até à noite. Durante esse período o filho de Márcia, de 12 anos, ligou para a mãe a pedir ajuda quando viu Valentina a espumar da boca e com convulsões. A criança nunca mais acordou e quando o pai e a madrasta chegaram a casa, após idas ao café, à lavandaria e às compras, já a encontraram morta.

Decidiram então abandonar o corpo num eucaliptal, a alguns quilómetros de distância, na Serra d’El Rei e nos dias que se seguiram o casal simulou o desaparecimento de Valentina, motivando buscas para encontrá-la, envolvendo centenas de elementos da GNR, Bombeiros, Proteção Civil e populares.

O testemunho do filho de Márcia acabou por ser a chave que desmascarou o fingimento e o casal confessou onde deixou o corpo.

Pai e madrasta encontram-se em prisão preventiva.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Câmara do Cadaval rejeita críticas ao apoio a corrida de galgos

A Câmara Municipal do Cadaval defendeu que a corrida de galgos realizada no passado dia 21 no concelho “não infringiu qualquer normativo legal em vigor”, pelo que a autarquia não se revê na forma nem no conteúdo dos comentários proferidos, que a acusavam de pactuar com uma iniciativa que maltratava os animais.

Mostra Coletiva de Arte Visual

De 11 de maio a 1 de junho estará patente na Galeria de Exposições do Espaço Turismo das Caldas da Rainha e Restaurante Coletivo, ao lado, uma mostra coletiva de arte visual.

Conversa e eco-caminhada em Salir do Porto

A Ágora – Associação Ambiental, em parceria com o Geoparque Oeste (Geoparque Mundial da UNESCO), vai realizar uma conversa sobre a bio e geodiversidade de Salir do Porto. Seguir-se-á uma eco-caminhada, apanhando o que for encontrado pelo caminho, com o apoio da Quinta de Salir (Associação Pelicano Radiante).