Q

Previsão do tempo

14° C
  • Friday 20° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 24° C
14° C
  • Friday 21° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 24° C
15° C
  • Friday 21° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 25° C

Julgamento do pai e madrasta de Valentina marcado para 17 de fevereiro

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Está marcado para dia 17 de fevereiro, às 9h30, no Tribunal de Leiria, o arranque do julgamento do pai e da madrasta de Valentina, a menina de nove anos morta a 6 de maio do ano passado, em Atouguia da Baleia, Peniche.
Sandro e Márcia Bernardo sentam-se no banco dos réus

Sandro Bernardo, de 32 anos, e Márcia Bernardo, de 38 anos, foram detidos a 10 de maio, suspeitos de terem matado a criança, quando estava a passar algumas semanas na habitação do casal, no Bairro do Capitão, em Atouguia da Baleia. Habitualmente a menina vivia com a mãe, no Bombarral.

Alegando que a menina não queria contar-lhe se tinha sido vítima de abusos por um amigo da mãe ou por colegas de escola, o que a autópsia não revelou, segundo a acusação, o pai, na banheira da casa de banho, usou o chuveiro para deitar água quente sobre o corpo dela, tentando de seguida asfixiá-la e dando-lhe abanões violentos que lhe provocaram uma hemorragia interna. Tudo isto aconteceu com a madrasta a assistir e sem nada fazer para parar as agressões.

A menina ficou em agonia no sofá da sala e ali permaneceu até à noite. Durante esse período o filho de Márcia, de 12 anos, ligou para a mãe a pedir ajuda quando viu Valentina a espumar da boca e com convulsões. A criança nunca mais acordou e quando o pai e a madrasta chegaram a casa, após idas ao café, à lavandaria e às compras, já a encontraram morta.

Decidiram então abandonar o corpo num eucaliptal, a alguns quilómetros de distância, na Serra d’El Rei e nos dias que se seguiram o casal simulou o desaparecimento de Valentina, motivando buscas para encontrá-la, envolvendo centenas de elementos da GNR, Bombeiros, Proteção Civil e populares.

O testemunho do filho de Márcia acabou por ser a chave que desmascarou o fingimento e o casal confessou onde deixou o corpo.

Pai e madrasta encontram-se em prisão preventiva.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Clínica veterinária assaltada

Um quarteto encapuzado e com luvas assaltou uma clínica veterinária nas Caldas da Rainha na madrugada da passada sexta-feira, tendo levado cerca de 250 euros do fundo de maneio e de uma caixa de donativos para o tratamento de animais, para além de trelas.

assalto2

Exercício de resgate de náufragos na Foz do Arelho

Um simulacro de busca no mar e resgate junto às rochas foi realizado no passado sábado na Foz do Arelho. Foi testada a resposta ao salvamento de dois náufragos que deram à costa, numa zona de praia de difícil acesso.

simulacro3

Maior afluência às praias aumentou salvamentos

Entre 12 e 14 de abril o aumento da temperatura levou muitas pessoas às praias e aos banhos, o que fez subir o perigo de afogamento, numa altura em que a maioria não tem ainda vigilância. A Autoridade Marítima Nacional (AMN) registou, ao longo destes três dias, 249 salvamentos e quatro desaparecidos ao longo do país, incluindo no distrito de Leiria, na Praia da Vieira, na Marinha Grande, área da capitania da Nazaré, onde um jovem de 22 anos foi arrastado pelo mar e outro de 26 anos foi resgatado com vida.

prevencao