Q

Previsão do tempo

16° C
  • Sunday 19° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 20° C
16° C
  • Sunday 20° C
  • Monday 18° C
  • Tuesday 21° C
16° C
  • Sunday 21° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 24° C

*A lei do menor esforço* (Crónicas noturnas)

Jorge Ferreira

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Com este título inicio no Jornal das Caldas uma coluna em que estas crónicas serão apresentadas por fascículos com a periodicidade possível.
Jorge F. Ferreira

O objetivo é uma abordagem informal à cerâmica das Caldas e à cultura em geral e seus atores na cidade termal e no país.

Caldense exilado na capital, vou procurar complementar estas crónicas com a visão crítica de quem vê de longe o dia a dia da nossa terra.

Este título foi roubado a uma peça de teatro de intervenção no saudoso Conjunto Cénico Caldense. Em tempos de luta contra a ditadura.

Jorge F. Ferreira (Joaquim Jorge Figueiredo Ferreira), nasci nas Caldas da Rainha a 2/9/1953. Licenciado em Farmá-cia depois do ensino primário e secundário nas Caldas, fiz tropa na Força Aérea: dois anos de risco calculado antes e depois de Abril, um emprego de circunstância divertido (1976-1980) e seis meses a dar aulas sem jeito.

A resposta a um pedido de emprego no Expresso originou uma carreira de vinte e quatro anos no Marketing Internacional.

De 1980 a 1982 lancei uma gama inovadora de desinfeção hospitalar, o que me fez visitar quase todos os hospitais e clínicas do país onde constatei o grave problema da infeção hospitalar.

A seguir ingressei na Wander, depois Sandoz, actualmente Novartis por via das fusões e aquisições habituais na indústria farmacêutica.

A venda da divisão em que trabalhava colocou-me no desemprego.

Colecionador, interessado na cerâmica das Caldas e pela arte em geral, passei a “Marchand’Art”, nome pomposo para quem apenas comprava e tentava vender velharias; entrei assim no mundo fascinante da arte e antiguidades (quinze anos delirantes que passaram sem dar por eles).

Agora estou retirado mas mantenho nas Caldas uma coleção visitável por marcação, e continuo na busca de “tesouros” para enriquecer coleções de amigos: Espólios de cerâmica das Caldas e de autor (cerâmica modernista dos anos 50, 60 e 70 do século XX) que assim resistem ao tempo à dispersão e ao esquecimento.

E escrevo e produzo o que posso.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Óbidos Criativa nomeada para o prémio de turismo

A empresa municipal Óbidos Criativa está nomeada para os Prémios Líderes do Turismo 2024, na categoria Creative Brand. Os vencedores vão ser conhecidos no dia 22 de maio, na 3ª edição da Conferência & Prémios Líderes do Turismo, em Carcavelos. As votações...

Carregal e Sobral da Lagoa em festa

A festa em honra do Senhor Jesus do Carregal vai decorrer entre os dias 9 e 12 de maio naquela aldeia do concelho de Óbidos.

Ribafria vence Circuito de Ciclismo de Vila Chã de Ourique

A equipa do Centro Recreativo Popular da Ribafria | Grupo Parapedra – Dinazoo – Riomagic venceu o 37º Circuito de Ciclismo de Vila Chã de Ourique (Cartaxo), tendo participado com sete unidades da sua formação: Jorge Marques, Raul Ribeiro, Jorge Letras, Paulo Simões, João Letras, Aníbal Santo e Gonçalo Santo.

ribafria