Q

Previsão do tempo

13° C
  • Thursday 15° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 13° C
13° C
  • Thursday 15° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 13° C
14° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 14° C

*A lei do menor esforço* (Crónicas noturnas)

Jorge Ferreira

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Com este título inicio no Jornal das Caldas uma coluna em que estas crónicas serão apresentadas por fascículos com a periodicidade possível.
Jorge F. Ferreira

O objetivo é uma abordagem informal à cerâmica das Caldas e à cultura em geral e seus atores na cidade termal e no país.

Caldense exilado na capital, vou procurar complementar estas crónicas com a visão crítica de quem vê de longe o dia a dia da nossa terra.

Este título foi roubado a uma peça de teatro de intervenção no saudoso Conjunto Cénico Caldense. Em tempos de luta contra a ditadura.

Jorge F. Ferreira (Joaquim Jorge Figueiredo Ferreira), nasci nas Caldas da Rainha a 2/9/1953. Licenciado em Farmá-cia depois do ensino primário e secundário nas Caldas, fiz tropa na Força Aérea: dois anos de risco calculado antes e depois de Abril, um emprego de circunstância divertido (1976-1980) e seis meses a dar aulas sem jeito.

A resposta a um pedido de emprego no Expresso originou uma carreira de vinte e quatro anos no Marketing Internacional.

De 1980 a 1982 lancei uma gama inovadora de desinfeção hospitalar, o que me fez visitar quase todos os hospitais e clínicas do país onde constatei o grave problema da infeção hospitalar.

A seguir ingressei na Wander, depois Sandoz, actualmente Novartis por via das fusões e aquisições habituais na indústria farmacêutica.

A venda da divisão em que trabalhava colocou-me no desemprego.

Colecionador, interessado na cerâmica das Caldas e pela arte em geral, passei a “Marchand’Art”, nome pomposo para quem apenas comprava e tentava vender velharias; entrei assim no mundo fascinante da arte e antiguidades (quinze anos delirantes que passaram sem dar por eles).

Agora estou retirado mas mantenho nas Caldas uma coleção visitável por marcação, e continuo na busca de “tesouros” para enriquecer coleções de amigos: Espólios de cerâmica das Caldas e de autor (cerâmica modernista dos anos 50, 60 e 70 do século XX) que assim resistem ao tempo à dispersão e ao esquecimento.

E escrevo e produzo o que posso.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Festival das Sopas ajuda jovens

O I Festival das Sopas vai realizar-se no Centro Paroquial de Salir de Matos, nas Caldas da Rainha, no dia 18 de dezembro,pelas 13h. O evento contará com sopa da pedra, sopa de peixe, sopa de legumes e canja. Também haverá petiscos, filhós, café da avó...

Idosos com festa de natal no Nadadouro

Os utentes do cartão municipal do idoso nas Caldas da Rainha têm uma festa de natal no dia 15 de dezembro, pelas 12h, naAssociação Cultural e Recreativa do Nadadouro. As inscrições são obrigatórias até dia 12, na junta de freguesia da área de residência ou ao...

Natal Solidário do Sport Clube do Bairro

No dia 4 de dezembro realizou-se o Natal Solidário do Sport Clube do Bairro, coletividade do Bairro Senhora da Luz, emÓbidos, que conseguiu atingir os principais objetivos, que era juntar as crianças da comunidade e proporcionar uma série deatividades em que elas...

ramalho