Q

Previsão do tempo

16° C
  • Wednesday 16° C
  • Thursday 18° C
  • Friday 16° C
15° C
  • Wednesday 16° C
  • Thursday 18° C
  • Friday 16° C
16° C
  • Wednesday 16° C
  • Thursday 19° C
  • Friday 16° C

*A lei do menor esforço* (Crónicas noturnas)

Jorge Ferreira

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Com este título inicio no Jornal das Caldas uma coluna em que estas crónicas serão apresentadas por fascículos com a periodicidade possível.
Jorge F. Ferreira

O objetivo é uma abordagem informal à cerâmica das Caldas e à cultura em geral e seus atores na cidade termal e no país.

Caldense exilado na capital, vou procurar complementar estas crónicas com a visão crítica de quem vê de longe o dia a dia da nossa terra.

Este título foi roubado a uma peça de teatro de intervenção no saudoso Conjunto Cénico Caldense. Em tempos de luta contra a ditadura.

Jorge F. Ferreira (Joaquim Jorge Figueiredo Ferreira), nasci nas Caldas da Rainha a 2/9/1953. Licenciado em Farmá-cia depois do ensino primário e secundário nas Caldas, fiz tropa na Força Aérea: dois anos de risco calculado antes e depois de Abril, um emprego de circunstância divertido (1976-1980) e seis meses a dar aulas sem jeito.

A resposta a um pedido de emprego no Expresso originou uma carreira de vinte e quatro anos no Marketing Internacional.

De 1980 a 1982 lancei uma gama inovadora de desinfeção hospitalar, o que me fez visitar quase todos os hospitais e clínicas do país onde constatei o grave problema da infeção hospitalar.

A seguir ingressei na Wander, depois Sandoz, actualmente Novartis por via das fusões e aquisições habituais na indústria farmacêutica.

A venda da divisão em que trabalhava colocou-me no desemprego.

Colecionador, interessado na cerâmica das Caldas e pela arte em geral, passei a “Marchand’Art”, nome pomposo para quem apenas comprava e tentava vender velharias; entrei assim no mundo fascinante da arte e antiguidades (quinze anos delirantes que passaram sem dar por eles).

Agora estou retirado mas mantenho nas Caldas uma coleção visitável por marcação, e continuo na busca de “tesouros” para enriquecer coleções de amigos: Espólios de cerâmica das Caldas e de autor (cerâmica modernista dos anos 50, 60 e 70 do século XX) que assim resistem ao tempo à dispersão e ao esquecimento.

E escrevo e produzo o que posso.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Encontro intermunicipal de profissionais de juventude reforça cooperação

A Câmara das Caldas da Rainha esteve presente no III Encontro Intermunicipal de Profissionais de Juventude da Região Oeste, no passado dia 14, no Centro de Artes e Criatividade de Torres Vedras, procurando partilhar experiências, identificar desafios comuns e reforçar a importância da colaboração intermunicipal na área da juventude.

juventude