Q

Previsão do tempo

22° C
  • Wednesday 23° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 24° C
22° C
  • Wednesday 23° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 24° C
22° C
  • Wednesday 24° C
  • Thursday 25° C
  • Friday 27° C

Passadiço para ligar Museu da Cerâmica à Fábrica Bordalo Pinheiro

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Câmara Municipal das Caldas da Rainha deliberou que deverão ser encontradas alternativas à construção de um túnel para passagem pedonal com cerca de cinco metros de profundidade entre o Museu da Cerâmica e a Fábrica Bordalo Pinheiro, nomeadamente através da construção de um passadiço.
Ligar o Museu à Fábrica é a intenção

A decisão foi tomada por unanimidade tendo o vereador Jaime Neto manifestado que “em contexto de túnel subterrâneo ou de passagem aérea, deverá ser tida em conta na construção de uma ligação pedonal entre o Museu da Cerâmica e a Fábrica Bordalo Pinheiro a valorização museológica do barro, da água e da terra, para além da exposição das peças cerâmicas que existam noutros espaços museológicos, como forma de valorização do vasto e diversificado património hidrogeológico das Caldas da Rainha e da matéria-prima que está na origem da cerâmica, constituindo um fator museológico diferenciador relativamente a outros museus da cerâmica, com elevado valor pedagógico e cultural”.

A vereadora Maria da Conceição mencionou que sempre se falou da necessidade de ligação entre o atual espaço do Museu da Cerâmica e a futura ampliação. “Aquando do programa para a elaboração do projeto de requalificação e ampliação do Museu da Cerâmica, tal exigência deverá estar referida”, sublinhou.

Em relação à proposta apresentada de valorização do barro e da terra, “merece a nossa concordância, pois o Museu deverá referenciar as razões da importância da cerâmica no nosso concelho”, declarou a autarca, sublinhando que “na candidatura de Caldas da Rainha a Cidade Criativa foi bastante valorizada a existência dos barros e do património hidrogeológico, bem como da intervenção humana na produção cerâmica ao longo dos tempos”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Laço azul para chamar atenção para maus-tratos infantis

Mais de 200 alunos do 1º ciclo ao secundário e professores do Colégio Rainha D. Leonor e do Agrupamento de Escolas Raul Proença formaram no dia 30 de abril, no Campo de Rugby de Caldas da Rainha, um laço humano para assinalar o mês dos maus tratos na infância, uma realidade que ainda persiste.

laco 1

Caldense em nº6 pelo Livre

A caldense Inês Pires é candidata do partido Livre às eleições europeias em nº6.

livre

40% dos jovens do Oeste acreditam que os rapazes têm mais oportunidades de carreira do que as raparigas

“Estudo aponta que 40% dos jovens dos 12 municípios da região Oeste acreditam que os rapazes têm mais e melhores oportunidades de carreira do que as raparigas”. Palavras de Susana Lopes, Managing Partner SHL Portugal, que divulgou os resultados do projeto Oeste + Igual lançado pela Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCim) com o intuito de implementar políticas locais e regionais da Igualdade de Género e da Conciliação da Vida Profissional, Familiar e Pessoal.

foto estudo