Q

Previsão do tempo

11° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
11° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 16° C
12° C
  • Saturday 16° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 17° C

Passadiço para ligar Museu da Cerâmica à Fábrica Bordalo Pinheiro

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Câmara Municipal das Caldas da Rainha deliberou que deverão ser encontradas alternativas à construção de um túnel para passagem pedonal com cerca de cinco metros de profundidade entre o Museu da Cerâmica e a Fábrica Bordalo Pinheiro, nomeadamente através da construção de um passadiço.
Ligar o Museu à Fábrica é a intenção

A decisão foi tomada por unanimidade tendo o vereador Jaime Neto manifestado que “em contexto de túnel subterrâneo ou de passagem aérea, deverá ser tida em conta na construção de uma ligação pedonal entre o Museu da Cerâmica e a Fábrica Bordalo Pinheiro a valorização museológica do barro, da água e da terra, para além da exposição das peças cerâmicas que existam noutros espaços museológicos, como forma de valorização do vasto e diversificado património hidrogeológico das Caldas da Rainha e da matéria-prima que está na origem da cerâmica, constituindo um fator museológico diferenciador relativamente a outros museus da cerâmica, com elevado valor pedagógico e cultural”.

A vereadora Maria da Conceição mencionou que sempre se falou da necessidade de ligação entre o atual espaço do Museu da Cerâmica e a futura ampliação. “Aquando do programa para a elaboração do projeto de requalificação e ampliação do Museu da Cerâmica, tal exigência deverá estar referida”, sublinhou.

Em relação à proposta apresentada de valorização do barro e da terra, “merece a nossa concordância, pois o Museu deverá referenciar as razões da importância da cerâmica no nosso concelho”, declarou a autarca, sublinhando que “na candidatura de Caldas da Rainha a Cidade Criativa foi bastante valorizada a existência dos barros e do património hidrogeológico, bem como da intervenção humana na produção cerâmica ao longo dos tempos”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Imagem do 16 de março em parede faz parte de 14 “Murais de Liberdade” pelo país

O mural pintado numa parede na Rua António Sérgio, na cidade das Caldas da Rainha, numa homenagem à Revolta de 16 de Março, que antecedeu a Revolução dos Cravos, faz parte de um conjunto de 14 "Murais de Liberdade", inseridos nas celebrações do 50.º aniversário do 25 de Abril de 1974, que serão criados durante este ano em diferentes localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas.

mural 1

Apanhados com mais de mil doses de haxixe

Um casal jovem foi apanhado com mais de mil doses de haxixe no concelho das Caldas da Rainha pelo Núcleo de Investigação Criminal da GNR, no passado dia 24, tendo sido constituído arguido por tráfico de estupefacientes.

haxixe

Crianças celebraram o 25 de Abril na Foz do Arelho

A Escola Básica e o Jardim de Infância da Foz do Arelho comemoraram o Dia da Liberdade no dia 24 de abril, no centro da vila, com o mote "Em busca do tesouro da liberdade...tecendo sorrisos". Os alunos, professoras e funcionárias uniram-se numa manifestação cultural, levando música e canções à rua, recordando a Revolução dos Cravos e os ideais de liberdade e democracia que ela representa.

foz1