Q

Previsão do tempo

8° C
  • Monday 10° C
  • Tuesday 13° C
  • Wednesday 13° C
8° C
  • Monday 10° C
  • Tuesday 13° C
  • Wednesday 13° C
8° C
  • Monday 10° C
  • Tuesday 13° C
  • Wednesday 14° C

Passadiço para ligar Museu da Cerâmica à Fábrica Bordalo Pinheiro

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Câmara Municipal das Caldas da Rainha deliberou que deverão ser encontradas alternativas à construção de um túnel para passagem pedonal com cerca de cinco metros de profundidade entre o Museu da Cerâmica e a Fábrica Bordalo Pinheiro, nomeadamente através da construção de um passadiço.
Ligar o Museu à Fábrica é a intenção

A decisão foi tomada por unanimidade tendo o vereador Jaime Neto manifestado que “em contexto de túnel subterrâneo ou de passagem aérea, deverá ser tida em conta na construção de uma ligação pedonal entre o Museu da Cerâmica e a Fábrica Bordalo Pinheiro a valorização museológica do barro, da água e da terra, para além da exposição das peças cerâmicas que existam noutros espaços museológicos, como forma de valorização do vasto e diversificado património hidrogeológico das Caldas da Rainha e da matéria-prima que está na origem da cerâmica, constituindo um fator museológico diferenciador relativamente a outros museus da cerâmica, com elevado valor pedagógico e cultural”.

A vereadora Maria da Conceição mencionou que sempre se falou da necessidade de ligação entre o atual espaço do Museu da Cerâmica e a futura ampliação. “Aquando do programa para a elaboração do projeto de requalificação e ampliação do Museu da Cerâmica, tal exigência deverá estar referida”, sublinhou.

Em relação à proposta apresentada de valorização do barro e da terra, “merece a nossa concordância, pois o Museu deverá referenciar as razões da importância da cerâmica no nosso concelho”, declarou a autarca, sublinhando que “na candidatura de Caldas da Rainha a Cidade Criativa foi bastante valorizada a existência dos barros e do património hidrogeológico, bem como da intervenção humana na produção cerâmica ao longo dos tempos”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Homenagem a Luís “Bicau”

A Oeste Rescue, associação de nadadores salvadores, prestou na tarde do passado sábado homenagem ao Luís Alberto, conhecido por “Bicau”, de 44 anos, que há dias foi encontrado morto nas imediações da Lagoa de Óbidos.

bicau

Voto antecipado na Expoeste

O voto antecipado realiza-se a 23 de janeiro, no Pavilhão da Expoeste, pela facilidade de estacionamento e, caso necessário, permitirá que os eleitores aguardem no interior do edifício.

expoeste

Museu Nacional Resistência e Liberdade arranca em fevereiro

Tem início em fevereiro a empreitada com vista à instalação do Museu Nacional Resistência e Liberdade na Fortaleza de Peniche, devendo a mesma estar concluída no primeiro trimestre de 2023, de modo a que possa ser inaugurado a 25 de abril de 2023, um ano antes das comemorações do 50º aniversário da Revolução dos Cravos.

museu