Q

Previsão do tempo

14° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 22° C
15° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 23° C
15° C
  • Saturday 23° C
  • Sunday 25° C
  • Monday 25° C

Passadiço para ligar Museu da Cerâmica à Fábrica Bordalo Pinheiro

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Câmara Municipal das Caldas da Rainha deliberou que deverão ser encontradas alternativas à construção de um túnel para passagem pedonal com cerca de cinco metros de profundidade entre o Museu da Cerâmica e a Fábrica Bordalo Pinheiro, nomeadamente através da construção de um passadiço.
Ligar o Museu à Fábrica é a intenção

A decisão foi tomada por unanimidade tendo o vereador Jaime Neto manifestado que “em contexto de túnel subterrâneo ou de passagem aérea, deverá ser tida em conta na construção de uma ligação pedonal entre o Museu da Cerâmica e a Fábrica Bordalo Pinheiro a valorização museológica do barro, da água e da terra, para além da exposição das peças cerâmicas que existam noutros espaços museológicos, como forma de valorização do vasto e diversificado património hidrogeológico das Caldas da Rainha e da matéria-prima que está na origem da cerâmica, constituindo um fator museológico diferenciador relativamente a outros museus da cerâmica, com elevado valor pedagógico e cultural”.

A vereadora Maria da Conceição mencionou que sempre se falou da necessidade de ligação entre o atual espaço do Museu da Cerâmica e a futura ampliação. “Aquando do programa para a elaboração do projeto de requalificação e ampliação do Museu da Cerâmica, tal exigência deverá estar referida”, sublinhou.

Em relação à proposta apresentada de valorização do barro e da terra, “merece a nossa concordância, pois o Museu deverá referenciar as razões da importância da cerâmica no nosso concelho”, declarou a autarca, sublinhando que “na candidatura de Caldas da Rainha a Cidade Criativa foi bastante valorizada a existência dos barros e do património hidrogeológico, bem como da intervenção humana na produção cerâmica ao longo dos tempos”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Ministra da Modernização veio acompanhar criação de região inteligente

A Comunidade Intermunicipal do Oeste recebeu na sua sede, nas Caldas da Rainha, no passado dia 20, a ministra da Juventude e Modernização, Margarida Balseiro Lopes. No centro das atenções esteve o Projeto Oeste Smart Region, num encontro que assinala mais um passo na jornada da região Oeste rumo à transição digital.

ministra

Estrangeiro com mandado de extradição detido nas Caldas

Um estrangeiro de 35 anos sobre quem pendia um pedido de extradição de Portugal por um estado membro da União Europeia foi detetado nas Caldas da Rainha no passado dia 19 após ter sido interveniente num acidente de viação, onde acusou álcool no sangue.

policia