Q

Previsão do tempo

19° C
  • Monday 21° C
  • Tuesday 25° C
  • Wednesday 27° C
19° C
  • Monday 21° C
  • Tuesday 26° C
  • Wednesday 27° C
19° C
  • Monday 22° C
  • Tuesday 28° C
  • Wednesday 30° C

Passadiço para ligar Museu da Cerâmica à Fábrica Bordalo Pinheiro

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Câmara Municipal das Caldas da Rainha deliberou que deverão ser encontradas alternativas à construção de um túnel para passagem pedonal com cerca de cinco metros de profundidade entre o Museu da Cerâmica e a Fábrica Bordalo Pinheiro, nomeadamente através da construção de um passadiço.
Ligar o Museu à Fábrica é a intenção

A decisão foi tomada por unanimidade tendo o vereador Jaime Neto manifestado que “em contexto de túnel subterrâneo ou de passagem aérea, deverá ser tida em conta na construção de uma ligação pedonal entre o Museu da Cerâmica e a Fábrica Bordalo Pinheiro a valorização museológica do barro, da água e da terra, para além da exposição das peças cerâmicas que existam noutros espaços museológicos, como forma de valorização do vasto e diversificado património hidrogeológico das Caldas da Rainha e da matéria-prima que está na origem da cerâmica, constituindo um fator museológico diferenciador relativamente a outros museus da cerâmica, com elevado valor pedagógico e cultural”.

A vereadora Maria da Conceição mencionou que sempre se falou da necessidade de ligação entre o atual espaço do Museu da Cerâmica e a futura ampliação. “Aquando do programa para a elaboração do projeto de requalificação e ampliação do Museu da Cerâmica, tal exigência deverá estar referida”, sublinhou.

Em relação à proposta apresentada de valorização do barro e da terra, “merece a nossa concordância, pois o Museu deverá referenciar as razões da importância da cerâmica no nosso concelho”, declarou a autarca, sublinhando que “na candidatura de Caldas da Rainha a Cidade Criativa foi bastante valorizada a existência dos barros e do património hidrogeológico, bem como da intervenção humana na produção cerâmica ao longo dos tempos”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

MVC incentiva uso de sacos de pano

Chamar a atenção para a produção e consumo excessivo de sacos de plástico, propondo-se alternativas ao uso do mesmo, levou a Associação MVC - Movimento Viver o Concelho a criar o projeto “Vai à praça? O melhor plano é usar o saco de pano”, com o intuito de estimular a utilização de sacos de pano no quotidiano.

mvc

Rui Gonçalves é candidato a presidente da distrital do Chega

Rui Gonçalves, das Caldas da Rainha, é candidato a presidente da distrital de Leiria do partido Chega, estando as eleições marcadas para 9 de julho, na sequência de irregularidades detetadas pelo Conselho de Jurisdição Nacional, no anterior ato eleitoral.

rui

Tetra Pak junta-se à ESAD.CR para projeto de reciclagem

“Giro das Embalagens” é uma campanha desenvolvida pela Tetra Pak (empresa multinacional de origem sueca, que fabrica embalagens para alimentos) em parceria com a ESAD.CR – Escola Superior de Arte e Design das Caldas da Rainha, com o objetivo de sensibilizar e envolver toda a comunidade. Pretende-se que os consumidores, criadores, marcas e indústrias reconheçam o ecoponto amarelo como o ponto de partida de um processo de transformação do desperdício em novas matérias-primas que irão moldar o futuro da produção e do consumo.

tetra