Q

Previsão do tempo

18° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 18° C
  • Monday 18° C
18° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 19° C
  • Monday 18° C
18° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 20° C
  • Monday 19° C

Pela harmonização fiscal

Rui Martins

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Existem vários países europeus (como, por exemplo, a Holanda) que funcionam na prática como um paraíso fiscal desviando todos grandes quantidades de impostos dos países mais pobres, a sul, e sobretudo de Portugal, Espanha, França e Itália.

A Holanda recebe mais capital destes países do que contribui para os cofres comunitários e com esta atitude estes países agravam a desigualdade económica dentro da União Europeia.

A bem do desenvolvimento comum e harmonioso de todos os países da União Europeia, o Parlamento Europeu devia trabalhar no sentido de terminar com esta grave desigualdade e criar uma verdadeira harmonia fiscal entre todos os estados membros.

As difíceis negociações que recentemente tiveram lugar, em que os ditos “países frugais” se opuseram a todo o resto da União revelam o quanto baixo caiu o sentimento de solidariedade entre os países da União e o quanto a injustiça fiscal, que enriquece uns à custa do empobrecimento dos outros, carece de resolução urgente.

Para além de todas as receitas fiscais que desviam para si os ditos “países frugais” são aqueles que mais beneficiam com o Mercado Comum (Luxemburgo, Irlanda, Bélgica, Holanda, Áustria, Dinamarca, Malta e Suécia) e, numa análise feita pelo Eurostat os que menos beneficiam são precisamente os países do sul e leste (Grécia, Bulgária, Roménia, Hungria, Polónia, Lituânia, Portugal e Espanha).

Sem os recursos financeiros desviados para o norte, com os limites à soberania que decorrem do processo de adesão à União e todos os constrangimentos orçamentais que decorrem dos tratados mas que garantem a pertença a um mercado comum que, afinal, os favorece muito menos que aos países “frugais”, importa restaurar alguma justiça fiscal e económica e criar uma verdadeira harmonia fiscal.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Câmara do Cadaval rejeita críticas ao apoio a corrida de galgos

A Câmara Municipal do Cadaval defendeu que a corrida de galgos realizada no passado dia 21 no concelho “não infringiu qualquer normativo legal em vigor”, pelo que a autarquia não se revê na forma nem no conteúdo dos comentários proferidos, que a acusavam de pactuar com uma iniciativa que maltratava os animais.

Mostra Coletiva de Arte Visual

De 11 de maio a 1 de junho estará patente na Galeria de Exposições do Espaço Turismo das Caldas da Rainha e Restaurante Coletivo, ao lado, uma mostra coletiva de arte visual.

Conversa e eco-caminhada em Salir do Porto

A Ágora – Associação Ambiental, em parceria com o Geoparque Oeste (Geoparque Mundial da UNESCO), vai realizar uma conversa sobre a bio e geodiversidade de Salir do Porto. Seguir-se-á uma eco-caminhada, apanhando o que for encontrado pelo caminho, com o apoio da Quinta de Salir (Associação Pelicano Radiante).