Q

Previsão do tempo

10° C
  • Thursday 15° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 20° C
11° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 20° C
11° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 19° C
  • Saturday 21° C

Lar em Salir de Matos com 22 casos positivos

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Vinte e duas pessoas estão infetadas no Lar Vista da Aldeia Residence, em Salir de Matos, no concelho das Caldas da Rainha, informou nesta terça-feira o delegado coordenador da unidade de saúde pública da região Oeste Norte.
Surto no Lar Vista da Aldeia Residence

O surto foi detetado na quinta-feira e já foram confirmados 22 casos positivos, entre residentes e trabalhadores do lar, afirmou à Lusa Jorge Nunes.

De acordo com o responsável, trata-se de “uma das situações preocupantes, dado o número elevado de infetados” no lar, com 28 residentes, e onde “cerca de 50% dos trabalhadores e equipa técnica tiveram resultado positivo”.

Os que tiveram resultado negativo “estão em isolamento por serem considerados contacto de risco”.

O funcionamento do lar está a ser assegurado por brigadas de intervenção rápida da Segurança Social e os residentes infetados e não infetados estão separados em alas diferentes.

O lar da Associação para Seniores da Serra d’El Rei, em Peniche, regista três dezenas de infetados, disse na passada sexta-feira à agência Lusa o coordenador da saúde pública no Agrupamento de Centros de Saúde Oeste Norte.

O surto começou nos funcionários e contagiou utentes, mas segundo Jorge Nunes, “está completamente controlado”.

A 18 de novembro existiam cerca de dez infetados na instituição, declarou na ocasião o presidente da Câmara de Peniche, Henrique Bertino.

Os primeiros trabalhadores infetados apresentaram alguns sintomas, o que levou as autoridades a testarem todos os utentes e funcionários, estando os restantes casos positivos assintomáticos.

Os utentes foram separados em função de terem teste positivo ou negativo e os funcionários com resultados positivos foram substituídos.

Em Olhalvo, no concelho de Alenquer, o lar e unidade de cuidados continuados da Quinta da Relva tem 71 infetados com Covid-19, dos quais 50 são utentes.

Um surto no Lar Vida Maior, em Maceira, Torres Vedras, apresenta 24 casos ativos de infeção, dos quais 18 são utentes e seis são funcionários. 21 dos casos identificados pertencem à União das Freguesias de A-dos-Cunhados e Maceira, em Torres Vedras, dois ao concelho da Lourinhã e um ao concelho de Bombarral.

Na Lourinhã, o Município informou que na passada sexta-feira foram identificados três casos positivos de Covid-19 na Estrutura Residencial para Pessoas Idosas da Associação para o Desenvolvimento da Cabeça Gorda, tendo sido, no dia seguinte, realizada a testagem universal de todos os utentes (30) e funcionários (24).

Os resultados revelaram cinco funcionários com resultado positivo e vinte utentes infetados, um dos quais se encontra internado no Hospital de Santa Maria em Lisboa. Um óbito ocorreu no dia 12 no Centro Hospitalar do Oeste.

Perante a situação de surto, a autoridade de saúde determinou a ativação do plano de contingência e a implementação de ações especificas a realizar nos espaços e serviços da instituição, por forma a separar as áreas e utentes confinados.

No dia 14 de dezembro, o Serviço Municipal de Proteção Civil procedeu à ativação de uma equipa de limpeza para desinfeção total nos pisos 0, 1 e 2 (para a constituição de uma zona de circulação e “zona verde”).

Adicionalmente, a Câmara reforçou a instituição com novos equipamentos de proteção individual (fatos, máscaras, viseiras, cobre botas e luvas).

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Universidade Sénior criou mural com 2600 cravos em croché

Inaugurada durante as cerimónias de comemoração dos 50 anos do 25 de Abril, a instalação “Cravos de Croché”, criada pela Universidade Sénior Rainha D. Leonor, tornou-se numa espécie de peça artística interativa, com várias pessoas a retirarem do mural alguns dos cravos.

mural1

50 anos do 25 de Abril assinalaram-se na rua nas Caldas

A sessão solene de aniversário do 25 de Abril de 1974 realizou-se pela primeira vez na rua, em frente aos Paços do Concelho, uma forma de, 50 anos depois, homenagear a população que não teve medo de apoiar os militares que iniciaram o movimento pela liberdade em Portugal.

cerimonia25deabril3

Câmara do Cadaval rejeita críticas ao apoio a corrida de galgos

A Câmara Municipal do Cadaval defendeu que a corrida de galgos realizada no passado dia 21 no concelho “não infringiu qualquer normativo legal em vigor”, pelo que a autarquia não se revê na forma nem no conteúdo dos comentários proferidos, que a acusavam de pactuar com uma iniciativa que maltratava os animais.