Q

Previsão do tempo

7° C
  • Tuesday 13° C
  • Wednesday 13° C
  • Thursday 14° C
7° C
  • Tuesday 13° C
  • Wednesday 13° C
  • Thursday 14° C
7° C
  • Tuesday 13° C
  • Wednesday 14° C
  • Thursday 14° C

Lar em Salir de Matos com 22 casos positivos

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Vinte e duas pessoas estão infetadas no Lar Vista da Aldeia Residence, em Salir de Matos, no concelho das Caldas da Rainha, informou nesta terça-feira o delegado coordenador da unidade de saúde pública da região Oeste Norte.
Surto no Lar Vista da Aldeia Residence

O surto foi detetado na quinta-feira e já foram confirmados 22 casos positivos, entre residentes e trabalhadores do lar, afirmou à Lusa Jorge Nunes.

De acordo com o responsável, trata-se de “uma das situações preocupantes, dado o número elevado de infetados” no lar, com 28 residentes, e onde “cerca de 50% dos trabalhadores e equipa técnica tiveram resultado positivo”.

Os que tiveram resultado negativo “estão em isolamento por serem considerados contacto de risco”.

O funcionamento do lar está a ser assegurado por brigadas de intervenção rápida da Segurança Social e os residentes infetados e não infetados estão separados em alas diferentes.

O lar da Associação para Seniores da Serra d’El Rei, em Peniche, regista três dezenas de infetados, disse na passada sexta-feira à agência Lusa o coordenador da saúde pública no Agrupamento de Centros de Saúde Oeste Norte.

O surto começou nos funcionários e contagiou utentes, mas segundo Jorge Nunes, “está completamente controlado”.

A 18 de novembro existiam cerca de dez infetados na instituição, declarou na ocasião o presidente da Câmara de Peniche, Henrique Bertino.

Os primeiros trabalhadores infetados apresentaram alguns sintomas, o que levou as autoridades a testarem todos os utentes e funcionários, estando os restantes casos positivos assintomáticos.

Os utentes foram separados em função de terem teste positivo ou negativo e os funcionários com resultados positivos foram substituídos.

Em Olhalvo, no concelho de Alenquer, o lar e unidade de cuidados continuados da Quinta da Relva tem 71 infetados com Covid-19, dos quais 50 são utentes.

Um surto no Lar Vida Maior, em Maceira, Torres Vedras, apresenta 24 casos ativos de infeção, dos quais 18 são utentes e seis são funcionários. 21 dos casos identificados pertencem à União das Freguesias de A-dos-Cunhados e Maceira, em Torres Vedras, dois ao concelho da Lourinhã e um ao concelho de Bombarral.

Na Lourinhã, o Município informou que na passada sexta-feira foram identificados três casos positivos de Covid-19 na Estrutura Residencial para Pessoas Idosas da Associação para o Desenvolvimento da Cabeça Gorda, tendo sido, no dia seguinte, realizada a testagem universal de todos os utentes (30) e funcionários (24).

Os resultados revelaram cinco funcionários com resultado positivo e vinte utentes infetados, um dos quais se encontra internado no Hospital de Santa Maria em Lisboa. Um óbito ocorreu no dia 12 no Centro Hospitalar do Oeste.

Perante a situação de surto, a autoridade de saúde determinou a ativação do plano de contingência e a implementação de ações especificas a realizar nos espaços e serviços da instituição, por forma a separar as áreas e utentes confinados.

No dia 14 de dezembro, o Serviço Municipal de Proteção Civil procedeu à ativação de uma equipa de limpeza para desinfeção total nos pisos 0, 1 e 2 (para a constituição de uma zona de circulação e “zona verde”).

Adicionalmente, a Câmara reforçou a instituição com novos equipamentos de proteção individual (fatos, máscaras, viseiras, cobre botas e luvas).

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Mais eucaliptos nas Caldas

Uma portaria publicada no Diário da República no dia 5 de janeiro aumenta o limite máximo da plantação de eucaliptos em diversos concelhos do país, incluindo Caldas da Rainha, que passa de 5702 para 6272 hectares.

eucaliptos

Museu Nacional Resistência e Liberdade arranca em fevereiro

Tem início em fevereiro a empreitada com vista à instalação do Museu Nacional Resistência e Liberdade na Fortaleza de Peniche, devendo a mesma estar concluída no primeiro trimestre de 2023, de modo a que possa ser inaugurado a 25 de abril de 2023, um ano antes das comemorações do 50º aniversário da Revolução dos Cravos.

museu

Fraude de vinte milhões de euros com IVA de venda de carros

Um esquema fraudulento relacionado com o comércio de automóveis que visava contornar a legislação europeia e nacional de forma a não entregar, aos Estados respetivos, o IVA que devia ser arrecadado com essas transações, foi desmantelado pela Polícia Judiciária, que deteve dois suspeitos, na sequência de mandados de detenção emitidos pela Secção de Caldas da Rainha do Departamento de Investigação e Ação Penal de Leiria.

carros