Q

Previsão do tempo

16° C
  • Sunday 18° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 20° C
16° C
  • Sunday 19° C
  • Monday 18° C
  • Tuesday 21° C
16° C
  • Sunday 19° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 23° C

Condenada por tentar matar o filho com pena reduzida em sete anos

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Tribunal da Relação de Lisboa reduziu a pena aplicada em julho à mulher que no ano passado foi detida depois de ter procurado envenenar e afogar o filho de sete anos. A condenação de dezassete anos de prisão por sete crimes de homicídio qualificado na forma tentada, decidida pelo Tribunal de Lisboa, passou agora para dez anos.

Patrícia Ribeiro tinha também sido condenada a pagar uma indemnização de 300 mil euros ao filho e 25 mil euros ao pai da criança, bombeiro da corporação de Óbidos de quem estava separada. Agora o Tribunal da Relação absolveu-a de pagar a indemnização ao ex-marido e reduziu para 100 mil euros a compensação ao filho.

Segundo o jornal Correio da Manhã, os desembargadores defendem que a pena de dezassete anos é “algo exagerada” e que o tribunal ignorou o quadro psicopatológico da arguida, que sofre de Síndrome de Münchausen por Procuração, caraterizado por alguém que tenta fazer mal a outro, neste caso a uma criança, para chamar a atenção sobre si próprio.

Para os juízes, a pena de dez anos “representa já um castigo severo para uma mulher próximo dos 30 anos”.

A mulher foi detida quando tinha 27 anos, numa altura em que trabalhava numa empresa de mergulho em Peniche, depois de ter sido bombeira em situação de reserva na corporação de Óbidos.

A arguida admitiu que pretendia captar a atenção da família. Foi crucial o testemunho do filho mas também a vigilância montada no hospital D. Estefânia, em Lisboa, onde foi detetada a administrar clorofórmio à criança, quando esta estava internada após outros episódios de envenenamento.

Embora tenha alegado não se recordar desses atos nem de ter empurrado o filho para um tanque de água com três metros de profundidade, Patrícia Ribeiro declarou que após ter sido submetida a terapia é que tomou consciência do mal que cometeu.

O menino, atualmente com oito anos, sofreu mazelas de saúde que poderão acompanhá-lo para o resto da vida.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Troféu Easykart Portugal com prova noturna no Bombarral

Téo Pelfrene na categoria EK60, Tomás Morgado na categoria EK100, Frederico Pinto Coelho na categoria EK125 e Fernando Laranjo na categoria TaG Livre 125 venceram a segunda prova do Troféu Easykart Portugal, disputado no KIRO-Kartódromo Internacional da Região Oeste, no Bombarral, sob a organização da ACDME - Associação de Comissários de Desportos Motorizados do Estoril.

kart

Peão Cavalgante/Arneirense em open de Coimbra

Quatro jogadores da Associação Peão Cavalgante/Arneirense, das Caldas da Rainha, participaram no Open Internacional de Coimbra - Queima das Fitas 2024 em xadrez: José Cavadas (Veteranos +50), Mário Falcão (Sub18), André Sousa (Sub 16) e Fernando Oliveira (Veteranos +50).

xadrez

Quarta edição do Orçamento Participativo

Teve início no dia 1 de maio o período de apresentação de propostas à 4.ª edição do Orçamento Participativo do Bombarral (OPB). Trata-se de uma iniciativa dinamizada pelo Município com o objetivo de fomentar a participação e o envolvimento cívico dos cidadãos, aproximando-os dos órgãos de decisão.