Q

Previsão do tempo

10° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 20° C
10° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 20° C
10° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 19° C
  • Saturday 21° C

Cadaval é um dos 121 concelhos que vão cumprir medidas mais restritivas

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Cadaval e Rio Maior estão entre os 121 concelhos que a partir de 4 de novembro vão ter de cumprir medidas mais restritivas para travar a propagação da Covid-19, segundo foi divulgado neste sábado o primeiro-ministro, António Costa, que anunciou que face à situação epidemiológica que se verifica em Portugal, o Governo decidiu renovar o estado de calamidade em todo o território nacional até às 23h59 do dia 15 de novembro.
O Cadaval vai ter de cumprir medidas mais restritivas para travar a propagação da Covid-19

O critério utilizado para definir os concelhos de risco onde devem ser aplicadas medidas especiais – a acontecer a cada 15 dias – foi a existência de 240 casos por 100 mil habitantes nas últimas duas semanas.

Simultaneamente, é fixado um critério de contiguidade territorial, na medida em que determinados concelhos, apesar de não se integrarem naquele critério do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças, se encontram circundados por outros concelhos com um elevado número de casos.

Por outro lado, excluem -se, de entre os concelhos que cumprem aquele critério, aqueles em que tal sucede por serem de baixa densidade e terem um foco epidemiologicamente bem determinado, sem se tratar de contágios na comunidade.

De acordo com os dados relativos ao passado sábado, desde o início da pandemia no concelho do Cadaval tinham sido registados dois óbitos e existiam 57 casos ativos. No concelho de Rio Maior tinham-se verificado três óbitos e existiam 48 casos ativos. Encontravam-se 170 infetados em vigilância ativa.

Entre as medidas especiais constam o dever cívico de recolhimento domiciliário, desfasamento de horários no trabalho e teletrabalho obrigatório, salvo impedimento do trabalhador.

Os restaurantes só podem ter seis pessoas por mesa e são obrigados a encerrar às 22h30. Os estabelecimentos comerciais encerram às 22h00. Estão proibidas feiras e mercados de levante salvo autorização emitida pelo presidente da câmara municipal territorialmente competente, caso estejam verificadas as condições de segurança e o cumprimento das orientações definidas pela Direção-Geral da Saúde.

As celebrações sociais ficam reduzidas a cinco pessoas.

Na região Oeste, para além do Cadaval, são considerados concelhos de risco Alenquer, Arruda dos Vinhos e Sobral de Monte Agraço. No distrito de Leiria o único concelho na lista é o da Batalha.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Universidade Sénior criou mural com 2600 cravos em croché

Inaugurada durante as cerimónias de comemoração dos 50 anos do 25 de Abril, a instalação “Cravos de Croché”, criada pela Universidade Sénior Rainha D. Leonor, tornou-se numa espécie de peça artística interativa, com várias pessoas a retirarem do mural alguns dos cravos.

mural1

50 anos do 25 de Abril assinalaram-se na rua nas Caldas

A sessão solene de aniversário do 25 de Abril de 1974 realizou-se pela primeira vez na rua, em frente aos Paços do Concelho, uma forma de, 50 anos depois, homenagear a população que não teve medo de apoiar os militares que iniciaram o movimento pela liberdade em Portugal.

cerimonia25deabril3

Câmara do Cadaval rejeita críticas ao apoio a corrida de galgos

A Câmara Municipal do Cadaval defendeu que a corrida de galgos realizada no passado dia 21 no concelho “não infringiu qualquer normativo legal em vigor”, pelo que a autarquia não se revê na forma nem no conteúdo dos comentários proferidos, que a acusavam de pactuar com uma iniciativa que maltratava os animais.