Q

Previsão do tempo

20° C
  • Friday 20° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 23° C
19° C
  • Friday 19° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 24° C
19° C
  • Friday 19° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 25° C

Cadaval é um dos 121 concelhos que vão cumprir medidas mais restritivas

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Cadaval e Rio Maior estão entre os 121 concelhos que a partir de 4 de novembro vão ter de cumprir medidas mais restritivas para travar a propagação da Covid-19, segundo foi divulgado neste sábado o primeiro-ministro, António Costa, que anunciou que face à situação epidemiológica que se verifica em Portugal, o Governo decidiu renovar o estado de calamidade em todo o território nacional até às 23h59 do dia 15 de novembro.
O Cadaval vai ter de cumprir medidas mais restritivas para travar a propagação da Covid-19

O critério utilizado para definir os concelhos de risco onde devem ser aplicadas medidas especiais – a acontecer a cada 15 dias – foi a existência de 240 casos por 100 mil habitantes nas últimas duas semanas.

Simultaneamente, é fixado um critério de contiguidade territorial, na medida em que determinados concelhos, apesar de não se integrarem naquele critério do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças, se encontram circundados por outros concelhos com um elevado número de casos.

Por outro lado, excluem -se, de entre os concelhos que cumprem aquele critério, aqueles em que tal sucede por serem de baixa densidade e terem um foco epidemiologicamente bem determinado, sem se tratar de contágios na comunidade.

De acordo com os dados relativos ao passado sábado, desde o início da pandemia no concelho do Cadaval tinham sido registados dois óbitos e existiam 57 casos ativos. No concelho de Rio Maior tinham-se verificado três óbitos e existiam 48 casos ativos. Encontravam-se 170 infetados em vigilância ativa.

Entre as medidas especiais constam o dever cívico de recolhimento domiciliário, desfasamento de horários no trabalho e teletrabalho obrigatório, salvo impedimento do trabalhador.

Os restaurantes só podem ter seis pessoas por mesa e são obrigados a encerrar às 22h30. Os estabelecimentos comerciais encerram às 22h00. Estão proibidas feiras e mercados de levante salvo autorização emitida pelo presidente da câmara municipal territorialmente competente, caso estejam verificadas as condições de segurança e o cumprimento das orientações definidas pela Direção-Geral da Saúde.

As celebrações sociais ficam reduzidas a cinco pessoas.

Na região Oeste, para além do Cadaval, são considerados concelhos de risco Alenquer, Arruda dos Vinhos e Sobral de Monte Agraço. No distrito de Leiria o único concelho na lista é o da Batalha.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

PAN contesta corrida de galgos no Cadaval

O PAN e várias associações de proteção animal contestam a realização de uma corrida de galgos que se vai realizar no Cadaval no dia 21 de abril.

arta

Papagaios gigantes coloriram o céu na Foz do Arelho

O passado fim-de-semana foi de grande animação na Foz do Arelho, com diversos eventos a terem lugar, no âmbito do 2º Festival da Lagoa. No domingo, os papagaios tomaram conta do céu.

primeira

Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos continuam fechados ao fim de semana

A Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos no hospital das Caldas da Rainha, na Unidade Local de Saúde (ULS) do Oeste, vão continuar a não receber utentes entre as manhãs de sexta-feira e de segunda-feira e quem necessitar de assistência médica deverá dirigir-se ao Hospital de Santarém, pertencente à ULS da Lezíria.

urgencia