Q

Previsão do tempo

15° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 16° C
15° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 16° C
15° C
  • Friday 19° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 16° C

Pé de batata-doce gigante pode entrar no Guinness

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Adriano Faustino, residente no Casal da Boavista, na freguesia de Atouguia da Baleia, em Peniche, poderá conseguir ver o seu nome inscrito no famoso livro dos recordes mundiais do Guinness com o mais pesado pé de batata-doce do mundo, ao ter colhido um pé inteiro com 73 quilos e um pé com algumas pontas quebradas ao ser retirado da terra, que no seu conjunto pesa 75 quilos, muito acima da meta dos 37 quilos que constituem o atual recorde.
Pé de batata-doce plantado na freguesia de Atouguia da Baleia

Foi também recolhida uma batata compacta, inteira, com 40 quilos. Os pesos referidos reportam aos exemplares depois de lavados.

Em 2018 havia alcançado a marca dos 32 quilos e no ano passado chegou aos 34,8 quilos e a batata aos 17. A exemplo dos anos anteriores, também agora estiveram presentes entidades que puderam testemunhar a colheita e pesagem, conferindo o rigor e idoneidade que advêm da responsabilidade pública que lhes é própria. A balança usada estava devidamente aferida e certificada pelos Serviços de Metrologia oficiais, estando presentes um vereador da Câmara Municipal de Peniche, o presidente da Junta de Freguesia de Atouguia da Baleia, a associação de agricultores, comunicação social e populares.

O passo seguinte é diligenciar para que seja reconhecido o feito a que Adriano Faustino se propôs: ver reconhecida a sua como a maior batata-doce do mundo.

As batatas estarão em exposição na Feira de São Leonardo, em Atouguia da Baleia, no dia 6 de novembro.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Universidade Sénior criou mural com 2600 cravos em croché

Inaugurada durante as cerimónias de comemoração dos 50 anos do 25 de Abril, a instalação “Cravos de Croché”, criada pela Universidade Sénior Rainha D. Leonor, tornou-se numa espécie de peça artística interativa, com várias pessoas a retirarem do mural alguns dos cravos.

mural1

50 anos do 25 de Abril assinalaram-se na rua nas Caldas

A sessão solene de aniversário do 25 de Abril de 1974 realizou-se pela primeira vez na rua, em frente aos Paços do Concelho, uma forma de, 50 anos depois, homenagear a população que não teve medo de apoiar os militares que iniciaram o movimento pela liberdade em Portugal.

cerimonia25deabril3

Câmara do Cadaval rejeita críticas ao apoio a corrida de galgos

A Câmara Municipal do Cadaval defendeu que a corrida de galgos realizada no passado dia 21 no concelho “não infringiu qualquer normativo legal em vigor”, pelo que a autarquia não se revê na forma nem no conteúdo dos comentários proferidos, que a acusavam de pactuar com uma iniciativa que maltratava os animais.