Q

Previsão do tempo

11° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 17° C
11° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 17° C
11° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 18° C

Surto em lar de Alguber com 34 infetados

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
23 idosos e onze funcionários de um lar na freguesia de Alguber, no concelho do Cadaval, estão infetados com Covid-19, informou a autoridade de saúde local.
Contágio no lar do Centro Social e Paroquial de Alguber

A deteção de alguns casos levaram à realização de uma testagem massiva na estrutura residencial para pessoas idosas (ERPI), confirmando na passada quarta-feira “um surto de dimensão elevada”, sublinhou a Câmara Municipal do Cadaval. Sete idosos e dezanove funcionários tiveram resultado negativo.

A autarquia alertou que “importa evitar convívios sociais de âmbito lúdico (festas e situações similares), que envolvam contacto próximo entre várias pessoas”, adiantando que “a investigação levada a cabo pela autoridade de saúde conclui que o surto poderá ter resultado, precisamente, de uma situação deste tipo”.

O presidente da Câmara, José Bernardo Nunes, declarou que o contágio terá tido origem numa festa de aniversário na Gouxaria, aldeia colada a Alguber, onde terão sido contaminados alguns jovens. O vírus atingiu depois a mãe de um deles, que é funcionária do lar do Centro Social e Paroquial de Alguber.

“Lembramos que neste declarado estado de calamidade os ajuntamentos estão limitados a um máximo de cinco pessoas, em situações de natureza pública. No entanto, também em contextos de natureza privada deve esse comportamento preventivo ser mantido, sabendo que podemos estar a colocar em risco vidas humanas”, manifestou.

Segundo a autarquia, “o protocolo de atuação nestas situações está já em marcha, sendo que todos os casos identificados estão já em condição de isolamento”.

“A monitorização está a ser feita por parte da autoridade de saúde pública, contando com a colaboração ativa da proteção civil municipal, segurança social e junta de freguesia de Alguber”, relatou a Câmara, que justificou que “dada a subida drástica ocorrida na situação epidemiológica concelhia, tornou-se necessário referenciar, publicamente, o local do mesmo surto”.

O padre Ricardo Jacinto, presidente do Centro Social e Paroquial de Alguber, explicou que foi aplicado o plano de contingência, “com a separação dos espaços entre positivos e negativos”. “A maioria está assintomática e não há casos preocupantes por enquanto”, referiu.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Inaugurado memorial em homenagem aos presos políticos bombarralenses

No 50.º aniversário do 25 de abril, o Município do Bombarral homenageou os presos políticos bombarralenses com a inauguração de um memorial. Instalado no Largo 25 de abril, no centro da vila, conta com o nome de todos os bombarralenses que, durante a ditadura, foram privados da liberdade. O memorial pretende perpetuar no tempo a memória e coragem destes 28 bombarralenses.

memorial

Imagem do 16 de março em parede faz parte de 14 “Murais de Liberdade” pelo país

O mural pintado numa parede na Rua António Sérgio, na cidade das Caldas da Rainha, numa homenagem à Revolta de 16 de Março, que antecedeu a Revolução dos Cravos, faz parte de um conjunto de 14 "Murais de Liberdade", inseridos nas celebrações do 50.º aniversário do 25 de Abril de 1974, que serão criados durante este ano em diferentes localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas.

mural 1

Apanhados com mais de mil doses de haxixe

Um casal jovem foi apanhado com mais de mil doses de haxixe no concelho das Caldas da Rainha pelo Núcleo de Investigação Criminal da GNR, no passado dia 24, tendo sido constituído arguido por tráfico de estupefacientes.

haxixe