Q

Previsão do tempo

13° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
13° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
13° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 15° C

Surto em lar de Alguber com 34 infetados

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
23 idosos e onze funcionários de um lar na freguesia de Alguber, no concelho do Cadaval, estão infetados com Covid-19, informou a autoridade de saúde local.
Contágio no lar do Centro Social e Paroquial de Alguber

A deteção de alguns casos levaram à realização de uma testagem massiva na estrutura residencial para pessoas idosas (ERPI), confirmando na passada quarta-feira “um surto de dimensão elevada”, sublinhou a Câmara Municipal do Cadaval. Sete idosos e dezanove funcionários tiveram resultado negativo.

A autarquia alertou que “importa evitar convívios sociais de âmbito lúdico (festas e situações similares), que envolvam contacto próximo entre várias pessoas”, adiantando que “a investigação levada a cabo pela autoridade de saúde conclui que o surto poderá ter resultado, precisamente, de uma situação deste tipo”.

O presidente da Câmara, José Bernardo Nunes, declarou que o contágio terá tido origem numa festa de aniversário na Gouxaria, aldeia colada a Alguber, onde terão sido contaminados alguns jovens. O vírus atingiu depois a mãe de um deles, que é funcionária do lar do Centro Social e Paroquial de Alguber.

“Lembramos que neste declarado estado de calamidade os ajuntamentos estão limitados a um máximo de cinco pessoas, em situações de natureza pública. No entanto, também em contextos de natureza privada deve esse comportamento preventivo ser mantido, sabendo que podemos estar a colocar em risco vidas humanas”, manifestou.

Segundo a autarquia, “o protocolo de atuação nestas situações está já em marcha, sendo que todos os casos identificados estão já em condição de isolamento”.

“A monitorização está a ser feita por parte da autoridade de saúde pública, contando com a colaboração ativa da proteção civil municipal, segurança social e junta de freguesia de Alguber”, relatou a Câmara, que justificou que “dada a subida drástica ocorrida na situação epidemiológica concelhia, tornou-se necessário referenciar, publicamente, o local do mesmo surto”.

O padre Ricardo Jacinto, presidente do Centro Social e Paroquial de Alguber, explicou que foi aplicado o plano de contingência, “com a separação dos espaços entre positivos e negativos”. “A maioria está assintomática e não há casos preocupantes por enquanto”, referiu.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

GNR leva presentes de alunos a idosos

Alunos da turma 8C da Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, do Bombarral, prepararam presentes alusivos à páscoa para serem distribuídos por idosos que vivem no concelho.

idosos

Infantis obidenses vencem em futsal

Em jogo da 4ª jornada da Divisão Distrital - Grupo B de futsal em infantis, no pavilhão da EB 2-3 D. Luís de Ataíde, em Peniche, defrontaram-se no passado dia 24 o Peniche Amigos Clube “B” e a Associação Desportiva de Óbidos. O resultado foi de 2-6.

futsal

Concerto solidário com Guiné

Um concerto solidário de angariação de bens para apoio do trabalho missionário na Guiné vai ter lugar no dia 30 de março, às 20h30, e no dia 31 de março, às 16h00, nos Pimpões, nas Caldas da Rainha.

concerto