Q

Previsão do tempo

19° C
  • Sunday 19° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 21° C
19° C
  • Sunday 19° C
  • Monday 18° C
  • Tuesday 22° C
19° C
  • Sunday 19° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 23° C

JSD quer um nutricionista e reforço de psicólogos nos agrupamentos escolares

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A JSD Caldas da Rainha revelou que decidiu fazer um questionário a jovens entre os 14 e 20 anos para identificar as suas necessidades, tendo a saúde mental, excesso de peso e obesidade sido alguns dos temas abordados, o que levou a organização partidária de juventude a apontar o que considera ser uma lacuna nas escolas - a falta de nutricionistas e de psicólogos para melhor orientação dos jovens.
JSD Caldas da Rainha defende a existência de um nutricionista e mais psicólogos nas escolas

“Após alguma pesquisa, confirmámos que existe, em média, um psicólogo por agrupamento escolar. Tendo em conta que são compostos por diversas escolas e centenas ou milhares de alunos, existir apenas um técnico para fazer o acompanhamento de todas estas crianças e jovens, parece-nos insuficiente”, manifestou a JSD.

“Estes adolescentes encontram-se na sua fase de desenvolvimento pessoal, em que surgem as primeiras interrogações, onde criam hábitos, constroem amizades e tentam conhecer-se melhor. Ao viverem estes tempos de privação no convívio com os amigos, na prática de determinadas atividades e restrição a tantas outras, infelizmente, aumenta a necessidade de acompanhamento por parte de muitos dos nossos jovens”, adiantou.

Segundo a JSD, “também verificámos que não existe um nutricionista com a responsabilidade de acompanhar permanentemente os alunos dos agrupamentos escolares”.

“Existe um(a) nutricionista que tem como objetivo desenvolver as ementas das refeições servidas nas escolas, mas apenas isso. O que nos parece ficar muito aquém do que se exige, uma vez que Portugal continua a ser dos países da União Europeia com maiores taxas de excesso de peso ou obesidade infantil”, referiu a JSD.

“A pandemia e consequente indefinição no desporto de formação/escolar e as várias restrições nas aulas de educação física, levam-nos a crer que estes dados podem piorar caso não exista algum cuidado na dieta destas gerações. Torna-se, portanto, fundamental um acompanhamento permanente destes jovens para que criem alguma disciplina alimentar”, sustentou, fazendo notar que “nas Caldas da Rainha, o Município desenvolve um programa de acompanhamento nutricional das meninas e meninos, até ao fim do 1º ciclo”.

O questionário foi respondido por cem jovens e 96% mostrou-se favorável à existência de um nutricionista e mais psicólogos nos agrupamentos escolares.

“Este deve ser um esforço e aposta que o ministério da tutela deve realizar junto dos vários agrupamentos escolares do nosso país. No caso de remeter para os Municípios, como já tem vindo a dar sinais com a delegação de competências, deve fazê-lo com o respetivo envelope financeiro, de maneira a que os Municípios tenham condições de ir ao encontro desta necessidade real, sem sofrerem constrangimentos orçamentais”, sublinhou a Comissão Política da JSD Caldas da Rainha.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Troféu Easykart Portugal com prova noturna no Bombarral

Téo Pelfrene na categoria EK60, Tomás Morgado na categoria EK100, Frederico Pinto Coelho na categoria EK125 e Fernando Laranjo na categoria TaG Livre 125 venceram a segunda prova do Troféu Easykart Portugal, disputado no KIRO-Kartódromo Internacional da Região Oeste, no Bombarral, sob a organização da ACDME - Associação de Comissários de Desportos Motorizados do Estoril.

kart

Peão Cavalgante/Arneirense em open de Coimbra

Quatro jogadores da Associação Peão Cavalgante/Arneirense, das Caldas da Rainha, participaram no Open Internacional de Coimbra - Queima das Fitas 2024 em xadrez: José Cavadas (Veteranos +50), Mário Falcão (Sub18), André Sousa (Sub 16) e Fernando Oliveira (Veteranos +50).

xadrez

Quarta edição do Orçamento Participativo

Teve início no dia 1 de maio o período de apresentação de propostas à 4.ª edição do Orçamento Participativo do Bombarral (OPB). Trata-se de uma iniciativa dinamizada pelo Município com o objetivo de fomentar a participação e o envolvimento cívico dos cidadãos, aproximando-os dos órgãos de decisão.