Q

Previsão do tempo

14° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 14° C
14° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 15° C
14° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 15° C

JSD quer um nutricionista e reforço de psicólogos nos agrupamentos escolares

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A JSD Caldas da Rainha revelou que decidiu fazer um questionário a jovens entre os 14 e 20 anos para identificar as suas necessidades, tendo a saúde mental, excesso de peso e obesidade sido alguns dos temas abordados, o que levou a organização partidária de juventude a apontar o que considera ser uma lacuna nas escolas - a falta de nutricionistas e de psicólogos para melhor orientação dos jovens.
JSD Caldas da Rainha defende a existência de um nutricionista e mais psicólogos nas escolas

“Após alguma pesquisa, confirmámos que existe, em média, um psicólogo por agrupamento escolar. Tendo em conta que são compostos por diversas escolas e centenas ou milhares de alunos, existir apenas um técnico para fazer o acompanhamento de todas estas crianças e jovens, parece-nos insuficiente”, manifestou a JSD.

“Estes adolescentes encontram-se na sua fase de desenvolvimento pessoal, em que surgem as primeiras interrogações, onde criam hábitos, constroem amizades e tentam conhecer-se melhor. Ao viverem estes tempos de privação no convívio com os amigos, na prática de determinadas atividades e restrição a tantas outras, infelizmente, aumenta a necessidade de acompanhamento por parte de muitos dos nossos jovens”, adiantou.

Segundo a JSD, “também verificámos que não existe um nutricionista com a responsabilidade de acompanhar permanentemente os alunos dos agrupamentos escolares”.

“Existe um(a) nutricionista que tem como objetivo desenvolver as ementas das refeições servidas nas escolas, mas apenas isso. O que nos parece ficar muito aquém do que se exige, uma vez que Portugal continua a ser dos países da União Europeia com maiores taxas de excesso de peso ou obesidade infantil”, referiu a JSD.

“A pandemia e consequente indefinição no desporto de formação/escolar e as várias restrições nas aulas de educação física, levam-nos a crer que estes dados podem piorar caso não exista algum cuidado na dieta destas gerações. Torna-se, portanto, fundamental um acompanhamento permanente destes jovens para que criem alguma disciplina alimentar”, sustentou, fazendo notar que “nas Caldas da Rainha, o Município desenvolve um programa de acompanhamento nutricional das meninas e meninos, até ao fim do 1º ciclo”.

O questionário foi respondido por cem jovens e 96% mostrou-se favorável à existência de um nutricionista e mais psicólogos nos agrupamentos escolares.

“Este deve ser um esforço e aposta que o ministério da tutela deve realizar junto dos vários agrupamentos escolares do nosso país. No caso de remeter para os Municípios, como já tem vindo a dar sinais com a delegação de competências, deve fazê-lo com o respetivo envelope financeiro, de maneira a que os Municípios tenham condições de ir ao encontro desta necessidade real, sem sofrerem constrangimentos orçamentais”, sublinhou a Comissão Política da JSD Caldas da Rainha.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

ASAE apreende mais de 4 toneladas de carne imprópria para consumo

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), através da Unidade Regional do Sul - Unidade Operacional de Santarém, procedeu, no final da semana passada, à execução de quatro mandados de busca, realizados “no âmbito do combate ao crime de abate clandestino e comercialização de géneros alimentícios anormais avariados ou corruptos”, nos concelhos de Batalha e Caldas da Rainha.

carne

“Flash mob” comemorou 30 anos da EB de Santo Onofre

Um “flash mob” com a participação de cerca de uma centena de pessoas para assinalar os 30 anos da Escola Básica de Santo Onofre foi o momento alto do Dia Aberto daquele estabelecimento escolar, que decorreu no passado sábado.

dji 0226 0161