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Marca de design caldense estabelece parceria com o MAAT de Lisboa

Mariana Martinho

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A Vicara, marca de design caldense focada em editar produtos de uma comunidade de mais de 16 designers e makers locais, estabeleceu uma parceria com loja do Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT) de Lisboa para desenvolver produtos da marca que utilizassem materiais autóctones e que assumissem a identidade do MAAT. Desta parceria nasceu um conjunto de peças em cortiça, que inclui uma base para quentes, uma base para copos (disponível num set de 4 unidades) e individuais para a mesa, que já estão à venda na loja do museu.
Conjunto de peças em cortiça produzidas através da parceria com o MAAT de Lisboa

A marca caldense tem sido uma presença assídua na loja do MAAT que, desde a sua abertura em 2016, tem estabelecido inúmeras parcerias com marcas emblemáticas e criadores nacionais como Viarco, Amorim, Oficina do Castelo, AORP – Associação de Ourivesaria e Relojoaria de Portugal, Margarida Fabrica, Fernanda Lamelas e Maria Avillez, entre outros.

Neste projeto em específico, a editora caldense teve “em consideração o perfil do visitante do MAAT, assim como a identidade do próprio museu: na sua forma, os produtos desenvolvidos refletem a icónica sala oval do museu e no padrão aplicado nas peças não podiam deixar de figurar os azulejos que preenchem a fachada do MAAT”.

Ao nível do material, a Vicara descreve ter “usado a cortiça, que era a escolha evidente, devido à sua resistência térmica mas também pela sua naturalidade, sustentabilidade, estética, e porque era importante usar um material que fosse de fácil transporte: leve, não quebrável e “flat””. “Caraterísticas essas, relevantes para o turista que visita a loja do MAAT”, sublinhou os responsáveis da marca caldense.

Para além dos produtos que edita em conjunto com jovens designers e que figuram no seu catálogo, a Vicara é também um estúdio que utiliza uma abordagem baseada na metodologia do design para criar estratégias, histórias e produtos para outras marcas. Ou seja, “produtos que pretendem responder às suas premissas, sem perder a identidade que define a Vicara: objetos quotidianos desenhados e produzidos em Portugal, inspirados na nossa cultura e contexto envolvente, que pretendem adicionar um pouco de criatividade às nossas casas”, esclareceu a Vicara.

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