A marca caldense tem sido uma presença assídua na loja do MAAT que, desde a sua abertura em 2016, tem estabelecido inúmeras parcerias com marcas emblemáticas e criadores nacionais como Viarco, Amorim, Oficina do Castelo, AORP – Associação de Ourivesaria e Relojoaria de Portugal, Margarida Fabrica, Fernanda Lamelas e Maria Avillez, entre outros.
Neste projeto em específico, a editora caldense teve “em consideração o perfil do visitante do MAAT, assim como a identidade do próprio museu: na sua forma, os produtos desenvolvidos refletem a icónica sala oval do museu e no padrão aplicado nas peças não podiam deixar de figurar os azulejos que preenchem a fachada do MAAT”.
Ao nível do material, a Vicara descreve ter “usado a cortiça, que era a escolha evidente, devido à sua resistência térmica mas também pela sua naturalidade, sustentabilidade, estética, e porque era importante usar um material que fosse de fácil transporte: leve, não quebrável e “flat””. “Caraterísticas essas, relevantes para o turista que visita a loja do MAAT”, sublinhou os responsáveis da marca caldense.
Para além dos produtos que edita em conjunto com jovens designers e que figuram no seu catálogo, a Vicara é também um estúdio que utiliza uma abordagem baseada na metodologia do design para criar estratégias, histórias e produtos para outras marcas. Ou seja, “produtos que pretendem responder às suas premissas, sem perder a identidade que define a Vicara: objetos quotidianos desenhados e produzidos em Portugal, inspirados na nossa cultura e contexto envolvente, que pretendem adicionar um pouco de criatividade às nossas casas”, esclareceu a Vicara.
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