Q

Previsão do tempo

13° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
13° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
14° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 16° C

Marca de design caldense estabelece parceria com o MAAT de Lisboa

Mariana Martinho

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Vicara, marca de design caldense focada em editar produtos de uma comunidade de mais de 16 designers e makers locais, estabeleceu uma parceria com loja do Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT) de Lisboa para desenvolver produtos da marca que utilizassem materiais autóctones e que assumissem a identidade do MAAT. Desta parceria nasceu um conjunto de peças em cortiça, que inclui uma base para quentes, uma base para copos (disponível num set de 4 unidades) e individuais para a mesa, que já estão à venda na loja do museu.
Conjunto de peças em cortiça produzidas através da parceria com o MAAT de Lisboa

A marca caldense tem sido uma presença assídua na loja do MAAT que, desde a sua abertura em 2016, tem estabelecido inúmeras parcerias com marcas emblemáticas e criadores nacionais como Viarco, Amorim, Oficina do Castelo, AORP – Associação de Ourivesaria e Relojoaria de Portugal, Margarida Fabrica, Fernanda Lamelas e Maria Avillez, entre outros.

Neste projeto em específico, a editora caldense teve “em consideração o perfil do visitante do MAAT, assim como a identidade do próprio museu: na sua forma, os produtos desenvolvidos refletem a icónica sala oval do museu e no padrão aplicado nas peças não podiam deixar de figurar os azulejos que preenchem a fachada do MAAT”.

Ao nível do material, a Vicara descreve ter “usado a cortiça, que era a escolha evidente, devido à sua resistência térmica mas também pela sua naturalidade, sustentabilidade, estética, e porque era importante usar um material que fosse de fácil transporte: leve, não quebrável e “flat””. “Caraterísticas essas, relevantes para o turista que visita a loja do MAAT”, sublinhou os responsáveis da marca caldense.

Para além dos produtos que edita em conjunto com jovens designers e que figuram no seu catálogo, a Vicara é também um estúdio que utiliza uma abordagem baseada na metodologia do design para criar estratégias, histórias e produtos para outras marcas. Ou seja, “produtos que pretendem responder às suas premissas, sem perder a identidade que define a Vicara: objetos quotidianos desenhados e produzidos em Portugal, inspirados na nossa cultura e contexto envolvente, que pretendem adicionar um pouco de criatividade às nossas casas”, esclareceu a Vicara.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

“Flash mob” comemorou 30 anos da EB de Santo Onofre

Um “flash mob” com a participação de cerca de uma centena de pessoas para assinalar os 30 anos da Escola Básica de Santo Onofre foi o momento alto do Dia Aberto daquele estabelecimento escolar, que decorreu no passado sábado.

dji 0226 0161

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.