Q

Previsão do tempo

19° C
  • Saturday 26° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 23° C
19° C
  • Saturday 27° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 23° C
19° C
  • Saturday 29° C
  • Sunday 25° C
  • Monday 25° C

Marca de design caldense estabelece parceria com o MAAT de Lisboa

Mariana Martinho

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Vicara, marca de design caldense focada em editar produtos de uma comunidade de mais de 16 designers e makers locais, estabeleceu uma parceria com loja do Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT) de Lisboa para desenvolver produtos da marca que utilizassem materiais autóctones e que assumissem a identidade do MAAT. Desta parceria nasceu um conjunto de peças em cortiça, que inclui uma base para quentes, uma base para copos (disponível num set de 4 unidades) e individuais para a mesa, que já estão à venda na loja do museu.
Conjunto de peças em cortiça produzidas através da parceria com o MAAT de Lisboa

A marca caldense tem sido uma presença assídua na loja do MAAT que, desde a sua abertura em 2016, tem estabelecido inúmeras parcerias com marcas emblemáticas e criadores nacionais como Viarco, Amorim, Oficina do Castelo, AORP – Associação de Ourivesaria e Relojoaria de Portugal, Margarida Fabrica, Fernanda Lamelas e Maria Avillez, entre outros.

Neste projeto em específico, a editora caldense teve “em consideração o perfil do visitante do MAAT, assim como a identidade do próprio museu: na sua forma, os produtos desenvolvidos refletem a icónica sala oval do museu e no padrão aplicado nas peças não podiam deixar de figurar os azulejos que preenchem a fachada do MAAT”.

Ao nível do material, a Vicara descreve ter “usado a cortiça, que era a escolha evidente, devido à sua resistência térmica mas também pela sua naturalidade, sustentabilidade, estética, e porque era importante usar um material que fosse de fácil transporte: leve, não quebrável e “flat””. “Caraterísticas essas, relevantes para o turista que visita a loja do MAAT”, sublinhou os responsáveis da marca caldense.

Para além dos produtos que edita em conjunto com jovens designers e que figuram no seu catálogo, a Vicara é também um estúdio que utiliza uma abordagem baseada na metodologia do design para criar estratégias, histórias e produtos para outras marcas. Ou seja, “produtos que pretendem responder às suas premissas, sem perder a identidade que define a Vicara: objetos quotidianos desenhados e produzidos em Portugal, inspirados na nossa cultura e contexto envolvente, que pretendem adicionar um pouco de criatividade às nossas casas”, esclareceu a Vicara.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

João Almeida com Covid-19 desiste do Giro d’Italia

A 18ª etapa do Giro d’Italia, nesta quinta-feira, fica marcada pela ausência do ciclista caldense João Almeida, que acusou positivo à Covid-19, sendo assim forçado a abandonar a prova, quando ocupava o quarto lugar, a 1 minuto e 54 segundos do líder e a 49 segundos do pódio.

almeida 3

Aluna caldense “Embaixadora UC à Frente” 

A caldense Beatriz Lopes, estudante do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas na Universidade de Coimbra, recebeu o prémio “UC à Frente”, atribuído pela Reitoria da Universidade de Coimbra (UC).

premio 1

Vigília com “abraço” ao hospital das Caldas da Rainha

Uma vigília que terminou com um cordão humano em frente à urgência do hospital das Caldas da Rainha foi a forma encontrada pela população para exigir medidas do Governo para melhorar as condições em que trabalham os profissionais de saúde. O alerta foi feito na noite da passada sexta-feira.

vigilia2