Q

Previsão do tempo

14° C
  • Tuesday 19° C
  • Wednesday 25° C
  • Thursday 23° C
14° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 26° C
  • Thursday 24° C
14° C
  • Tuesday 22° C
  • Wednesday 27° C
  • Thursday 25° C

Carta Aberta “Libertem Tsz Lun Kok”

Rui Martins

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A 23 de Agosto foram detidos 12 activistas pró-democracia de Hong Kong. Estas detenções ocorreram quando os activistas procuravam deixar o território chinês estando entre eles Tsz Lun Kok, de nacionalidade chinesa e portuguesa.

O mais jovem destes detidos tem apenas 16 anos e todos, e entre os quais Tsz Lun Kok, continuam sem acesso a um advogado. A polícia chinesa também se recusou a receber um pedido por escrito para que Tsz Lun Kok fosse devolvido à jurisdição de Hong Kong (está detido em Shenzhen).

Não foi também autorizado o contacto com a sua família que teme, agora que o jovem com nacionalidade portuguesa seja julgado na China continental ao abrigo da nova lei da segurança nacional criticada pela União Europeia (UE) e a ONU, por poder violar o princípio “Um país, dois sistemas”, acordado na transferência de Hong Kong, em 1997 e que pune atividades “subversivas”, com penas que podem ir até à prisão perpétua, e que levou vários activistas a refugiarem-se no Reino Unido e Taiwan, para onde fugiram muitos manifestantes em busca de asilo e para onde, provavelmente, procuravam chegar também estes jovens.

Os subscritores desta Carta Aberta apelam assim à República Popular da China (RPC), à Comissão Europeia (CE) e à Assembleia da República (AR):

1. Que a CE exerça toda a sua influência no sentido de que a RPC liberte estes 12 jovens

2. Que a AR inste o Ministério dos Negócios Estrangeiros a prestar toda a assistência consular possível a este nosso concidadão.

3. Que a RPC liberte estes 12 detidos e, em particular, Tsz Lun Kok.

4. Que a RPC – como sucede com a maioria dos países do mundo – reconheça o estatuto de dupla nacionalidade.

Se concorda assine e partilhe:https://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=TszLunKok

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Pesca da sardinha reabriu

A pesca da sardinha reabriu na passada quinta-feira, com alguns limites diários, sendo que o valor máximo de descargas com arte do cerco pela frota portuguesa, para este ano, está fixado em 29.560 toneladas.

sardinha

Cencal distinguido

Na sessão comemorativa do seu sexto aniversário, a Associação Portuguesa das Cidades e Vilas de Cerâmica (AptCVC) distinguiu o Cencal - Centro de Formação Profissional para a Indústria Cerâmica pelos 40 anos de atividade nas Caldas da Rainha.

Gala do Geoparque Oeste

O Centro Cultural e de Congressos de Caldas da Rainha acolhe no dia 11 de maio, pelas 20h30, a Gala do Geoparque Oeste, momento para celebrar a chancela atribuída ao território, que integra os municípios de Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Peniche e Torres Vedras.