Q

Previsão do tempo

13° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
13° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
13° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C

Carta Aberta “Libertem Tsz Lun Kok”

Rui Martins

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A 23 de Agosto foram detidos 12 activistas pró-democracia de Hong Kong. Estas detenções ocorreram quando os activistas procuravam deixar o território chinês estando entre eles Tsz Lun Kok, de nacionalidade chinesa e portuguesa.

O mais jovem destes detidos tem apenas 16 anos e todos, e entre os quais Tsz Lun Kok, continuam sem acesso a um advogado. A polícia chinesa também se recusou a receber um pedido por escrito para que Tsz Lun Kok fosse devolvido à jurisdição de Hong Kong (está detido em Shenzhen).

Não foi também autorizado o contacto com a sua família que teme, agora que o jovem com nacionalidade portuguesa seja julgado na China continental ao abrigo da nova lei da segurança nacional criticada pela União Europeia (UE) e a ONU, por poder violar o princípio “Um país, dois sistemas”, acordado na transferência de Hong Kong, em 1997 e que pune atividades “subversivas”, com penas que podem ir até à prisão perpétua, e que levou vários activistas a refugiarem-se no Reino Unido e Taiwan, para onde fugiram muitos manifestantes em busca de asilo e para onde, provavelmente, procuravam chegar também estes jovens.

Os subscritores desta Carta Aberta apelam assim à República Popular da China (RPC), à Comissão Europeia (CE) e à Assembleia da República (AR):

1. Que a CE exerça toda a sua influência no sentido de que a RPC liberte estes 12 jovens

2. Que a AR inste o Ministério dos Negócios Estrangeiros a prestar toda a assistência consular possível a este nosso concidadão.

3. Que a RPC liberte estes 12 detidos e, em particular, Tsz Lun Kok.

4. Que a RPC – como sucede com a maioria dos países do mundo – reconheça o estatuto de dupla nacionalidade.

Se concorda assine e partilhe:https://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=TszLunKok

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.

Bárbara Costa no “Centro das Conversas”

A iniciativa “Centro das Conversas”, realizada no passado dia 20, no Shopping Center La Vie Caldas da Rainha, contou com a presença de Bárbara Costa, Miss Petite Mesoamérica Portugal 2024 e vencedora do Mesoamerica International 2024, concurso de beleza e dança.

miss