Q

Previsão do tempo

19° C
  • Saturday 26° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 23° C
19° C
  • Saturday 27° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 23° C
19° C
  • Saturday 29° C
  • Sunday 25° C
  • Monday 25° C

Carta Aberta “Libertem Tsz Lun Kok”

Rui Martins

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A 23 de Agosto foram detidos 12 activistas pró-democracia de Hong Kong. Estas detenções ocorreram quando os activistas procuravam deixar o território chinês estando entre eles Tsz Lun Kok, de nacionalidade chinesa e portuguesa.

O mais jovem destes detidos tem apenas 16 anos e todos, e entre os quais Tsz Lun Kok, continuam sem acesso a um advogado. A polícia chinesa também se recusou a receber um pedido por escrito para que Tsz Lun Kok fosse devolvido à jurisdição de Hong Kong (está detido em Shenzhen).

Não foi também autorizado o contacto com a sua família que teme, agora que o jovem com nacionalidade portuguesa seja julgado na China continental ao abrigo da nova lei da segurança nacional criticada pela União Europeia (UE) e a ONU, por poder violar o princípio “Um país, dois sistemas”, acordado na transferência de Hong Kong, em 1997 e que pune atividades “subversivas”, com penas que podem ir até à prisão perpétua, e que levou vários activistas a refugiarem-se no Reino Unido e Taiwan, para onde fugiram muitos manifestantes em busca de asilo e para onde, provavelmente, procuravam chegar também estes jovens.

Os subscritores desta Carta Aberta apelam assim à República Popular da China (RPC), à Comissão Europeia (CE) e à Assembleia da República (AR):

1. Que a CE exerça toda a sua influência no sentido de que a RPC liberte estes 12 jovens

2. Que a AR inste o Ministério dos Negócios Estrangeiros a prestar toda a assistência consular possível a este nosso concidadão.

3. Que a RPC liberte estes 12 detidos e, em particular, Tsz Lun Kok.

4. Que a RPC – como sucede com a maioria dos países do mundo – reconheça o estatuto de dupla nacionalidade.

Se concorda assine e partilhe:https://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=TszLunKok

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

As festas das aldeias e suas tradições

Com a chegada do verão começa a altura dos arraiais, das festas das aldeias, onde reina o tradicional bailarico e de seguida o dj a fazer o resto da magia.

Novo recorde de maior onda surfada na Praia do Norte

Há um novo recorde mundial de maior onda já surfada na Praia do Norte, na Nazaré, que foi alcançado pelo alemão Sebastian Steudtner, que em 29 de outubro de 2020 atingiu os 26,21 metros, segundo foi anunciado nesta terça-feira pela World Surf League (WSL), organizadora dos Red Bull Big Wave Awards.

onda