Q

Previsão do tempo

11° C
  • Thursday 15° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 20° C
11° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 20° C
11° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 19° C
  • Saturday 21° C

Idoso responde em tribunal por crimes de abuso sexual de crianças

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O septuagenário que foi detido em novembro do ano passado por suspeita de 629 crimes de abuso sexual em que as vítimas terão sido três crianças que estavam ao cuidado da mulher num apartamento na Rua Fonte do Pinheiro, nas Caldas da Rainha, foi ouvido na semana passada no tribunal de Leiria, onde se iniciou o julgamento. Elmano Nobre apenas disse estar internado no Hospital-Prisão de Caxias por razões de saúde e manteve-se em silêncio no resto da audiência.

No primeiro dia do julgamento foram chamadas duas dezenas de testemunhas. Os crimes terão sido cometidos no apartamento onde a mulher, de 51 anos, exercia a atividade de ama.

O arguido, de 75 anos, já tinha sido condenado em 2012 a quatro anos de prisão e ao pagamento de uma indemnização de cinco mil euros pelo mesmo crime sobre uma menina de oito anos, denunciado em 2008, mas a pena foi suspensa e escapou à cadeia por não ter antecedentes criminais, regressando a casa com a proibição de estar sozinho com crianças e obrigação de acompanhamento pelos serviços de reinserção social.

Bate-chapas de profissão, reformado por invalidez após ter sofrido um acidente, deixou de trabalhar em 2006 e passou a ajudar a mulher a cuidar de crianças até aos nove anos.

A ama, Conceição Nobre, passava algum tempo fora de casa para ir às compras, a uma igreja evangélica e ao café e deixava-o a tomar conta das crianças. Foi também acusada dos crimes agora em julgamento, em co-autoria, mas está em liberdade sujeita a termo de identidade e residência.

O julgamento realiza-se à porta fechada devido à natureza dos crimes. As crianças prestaram depoimento durante a fase de inquérito, evitando-se terem de estar frente a frente com o arguido.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Câmara do Cadaval rejeita críticas ao apoio a corrida de galgos

A Câmara Municipal do Cadaval defendeu que a corrida de galgos realizada no passado dia 21 no concelho “não infringiu qualquer normativo legal em vigor”, pelo que a autarquia não se revê na forma nem no conteúdo dos comentários proferidos, que a acusavam de pactuar com uma iniciativa que maltratava os animais.

Mostra Coletiva de Arte Visual

De 11 de maio a 1 de junho estará patente na Galeria de Exposições do Espaço Turismo das Caldas da Rainha e Restaurante Coletivo, ao lado, uma mostra coletiva de arte visual.

Conversa e eco-caminhada em Salir do Porto

A Ágora – Associação Ambiental, em parceria com o Geoparque Oeste (Geoparque Mundial da UNESCO), vai realizar uma conversa sobre a bio e geodiversidade de Salir do Porto. Seguir-se-á uma eco-caminhada, apanhando o que for encontrado pelo caminho, com o apoio da Quinta de Salir (Associação Pelicano Radiante).