Q

Previsão do tempo

16° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 25° C
16° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 25° C
16° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 23° C
  • Wednesday 28° C

Toma gratuito para utentes até aos 14 anos

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O transporte urbano Toma, nas Caldas da Rainha, vai ser gratuito para os utentes com idade até aos 14 anos, inclusive, e para as pessoas com mobilidade reduzida. A deliberação foi tomada por unanimidade pelo executivo municipal.
O transporte urbano Toma foi iniciado em 2007 nas Caldas da Rainha

Segundo os vereadores do Partido Socialista, Luís Patacho e Jaime Neto, esta decisão vai de encontro às propostas apresentadas anteriormente pelos socialistas há mais de dois anos relativamente à redução em 50% da tarifa para pessoas com incapacidade comprovada de 65% e gratuitidade para todas as crianças e estudantes até ao 9º ano do ensino básico.

O Projeto Toma foi implementado pelo Município das Caldas da Rainha com o objetivo de melhorar a mobilidade urbana e diminuir o número de automóveis que todos os dias circulam e congestionam o trânsito no centro da cidade.

Iniciou-se em 2007, com a Linha Laranja e Linha Verde, complementada em 2009 com a Linha Azul. Em 2014 foi criado um reforço à Linha Verde, que consiste na realização de uma viagem diária nos dias úteis, em período escolar, destinada aos alunos que residem na Cidade Nova, no Bairro da Ponte e no Bairro das Morenas e que frequentam a EBI Santo Onofre, dado os horários existentes não serem compatíveis com o horário de início das atividades letivas.

A autarquia aponta que esta aposta no transporte coletivo “tem tido um enorme apoio dos munícipes, principalmente dos jovens e dos idosos, que viram melhoradas as suas condições de mobilidade”.

“O projeto Toma procurou dotar a cidade das Caldas da Rainha de um sistema de transportes urbanos que permitisse aos seus munícipes uma maior mobilidade e acesso aos principais pólos geradores de tráfego, designadamente o centro da cidade, os estabelecimentos de ensino, os terminais de transporte, os equipamentos desportivos, o Hospital e o Centro de Saúde”, descreve a Câmara.

“O êxito do projeto reflete-se na vontade expressa, frequentemente, pelos munícipes da sua extensão a áreas não abrangidas pelo mesmo”, sublinha.

O Toma circula nos dias úteis entre as 07h30 e as 19h30, e aos sábados entre as 08h00 e as 14h00, durante todo o ano.

O tarifário do Toma contempla as modalidades de pagamento directo ao motorista, o TTT – Título de Transporte do Toma (sistema de bilhete pré-comprado) e cartões pré-pagos, nas tipologias viagem-a-viagem e dia-a-dia.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Surf Parque Óbidos garante investimento de surfista de elite

Kanoa Igarashi, surfista que ocupa atualmente a sétima posição da Liga Mundial de Surf, tornou-se investidor do Surf Parque Óbidos, que arrancará em março de 2026 com um período de abertura ligeira seguido da grande abertura ao público em julho.

surf

Troféu Easykart Portugal com prova noturna no Bombarral

Téo Pelfrene na categoria EK60, Tomás Morgado na categoria EK100, Frederico Pinto Coelho na categoria EK125 e Fernando Laranjo na categoria TaG Livre 125 venceram a segunda prova do Troféu Easykart Portugal, disputado no KIRO-Kartódromo Internacional da Região Oeste, no Bombarral, sob a organização da ACDME - Associação de Comissários de Desportos Motorizados do Estoril.

kart

Peão Cavalgante/Arneirense em open de Coimbra

Quatro jogadores da Associação Peão Cavalgante/Arneirense, das Caldas da Rainha, participaram no Open Internacional de Coimbra - Queima das Fitas 2024 em xadrez: José Cavadas (Veteranos +50), Mário Falcão (Sub18), André Sousa (Sub 16) e Fernando Oliveira (Veteranos +50).

xadrez