Q

Previsão do tempo

16° C
  • Sunday 17° C
  • Monday 20° C
  • Tuesday 19° C
16° C
  • Sunday 18° C
  • Monday 20° C
  • Tuesday 20° C
17° C
  • Sunday 19° C
  • Monday 21° C
  • Tuesday 20° C

Toma gratuito para utentes até aos 14 anos

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O transporte urbano Toma, nas Caldas da Rainha, vai ser gratuito para os utentes com idade até aos 14 anos, inclusive, e para as pessoas com mobilidade reduzida. A deliberação foi tomada por unanimidade pelo executivo municipal.
O transporte urbano Toma foi iniciado em 2007 nas Caldas da Rainha

Segundo os vereadores do Partido Socialista, Luís Patacho e Jaime Neto, esta decisão vai de encontro às propostas apresentadas anteriormente pelos socialistas há mais de dois anos relativamente à redução em 50% da tarifa para pessoas com incapacidade comprovada de 65% e gratuitidade para todas as crianças e estudantes até ao 9º ano do ensino básico.

O Projeto Toma foi implementado pelo Município das Caldas da Rainha com o objetivo de melhorar a mobilidade urbana e diminuir o número de automóveis que todos os dias circulam e congestionam o trânsito no centro da cidade.

Iniciou-se em 2007, com a Linha Laranja e Linha Verde, complementada em 2009 com a Linha Azul. Em 2014 foi criado um reforço à Linha Verde, que consiste na realização de uma viagem diária nos dias úteis, em período escolar, destinada aos alunos que residem na Cidade Nova, no Bairro da Ponte e no Bairro das Morenas e que frequentam a EBI Santo Onofre, dado os horários existentes não serem compatíveis com o horário de início das atividades letivas.

A autarquia aponta que esta aposta no transporte coletivo “tem tido um enorme apoio dos munícipes, principalmente dos jovens e dos idosos, que viram melhoradas as suas condições de mobilidade”.

“O projeto Toma procurou dotar a cidade das Caldas da Rainha de um sistema de transportes urbanos que permitisse aos seus munícipes uma maior mobilidade e acesso aos principais pólos geradores de tráfego, designadamente o centro da cidade, os estabelecimentos de ensino, os terminais de transporte, os equipamentos desportivos, o Hospital e o Centro de Saúde”, descreve a Câmara.

“O êxito do projeto reflete-se na vontade expressa, frequentemente, pelos munícipes da sua extensão a áreas não abrangidas pelo mesmo”, sublinha.

O Toma circula nos dias úteis entre as 07h30 e as 19h30, e aos sábados entre as 08h00 e as 14h00, durante todo o ano.

O tarifário do Toma contempla as modalidades de pagamento directo ao motorista, o TTT – Título de Transporte do Toma (sistema de bilhete pré-comprado) e cartões pré-pagos, nas tipologias viagem-a-viagem e dia-a-dia.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Olho seco

Artigos Relacionados

Centro Hospitalar do Oeste assinalou Dia Mundial do Serviço Social

O Centro Hospitalar do Oeste (CHO) associou-se à comemoração do Dia Internacional do Serviço Social, assinalado em 21 de
março, dando a conhecer a sua equipa de Serviço Social, atualmente constituída por doze assistentes sociais, que são
interlocutores privilegiados entre o utente, a família, a equipa terapêutica e a comunidade.

servico1

Olho seco

“O olho seco (ou síndrome do olho seco) é uma doença oftalmológica muito frequente. É um problema muito comum, tendo
várias causas possíveis, entre as quais a exposição excessiva a ecrãs e aparelhos de ar condicionado.

olho 1

Reabilitação vestibular

Se tem tonturas, vertigens, náuseas, vómitos, desequilíbrios na marcha ou problemas na visão e audição, saiba como afisioterapia pode ajudar. “Ando com imensas vertigens e má disposição…devem ser os cristais que estão desalinhados”, “sempre que me levanto dacama...

reabilitacao