Q

Previsão do tempo

16° C
  • Sunday 18° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 20° C
16° C
  • Sunday 19° C
  • Monday 18° C
  • Tuesday 21° C
16° C
  • Sunday 19° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 23° C

Nazaré é palco de encontro de irmãos franceses que não se conheciam

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Dois irmãos franceses conheceram-se na passada sexta-feira na Nazaré depois de terem sabido da existência um do outro, casualmente, através do Facebook. Têm nome parecido e semelhanças físicas. É a idade que os distingue – existem doze anos de diferença.
Gérald Vautier, de 55 anos, e Gérard Vautier, de 67 anos

Nasceram em França, a 400 quilómetros um do outro. Partilham o mesmo pai, a mãe é que não. Gérard Vautier tem 67 anos e vive em Portugal, na Nazaré. Com um nome quase idêntico, Gérald Vautier, o seu irmão, tem 55 anos e reside na Bélgica.

Foi a esposa do mais novo que no Facebook recebeu uma sugestão automática de amizade e ficou espantada ao ver a foto e o nome. Apercebeu-se logo que havia uma ligação familiar e estabeleceu contacto.

Gérald veio agora da Bélgica conhecer Gérard. O aeroporto de Lisboa foi o primeiro local onde se viram ao vivo. A emoção foi grande. “É uma felicidade indescritível. Aos 67 anos saber que se tem um irmão, não é todos os dias que acontece. É um momento excecional”, contou o irmão mais velho.

“O meu pai divorciou-se da minha mãe quando eu tinha dois anos e depois casou outra vez e teve filhos, mas nunca tive contacto com eles”, explicou.

Ao contrário de Gérard, o mais novo soube que tinha um irmão quando o pai morreu há 24 anos, mas tinha perdido a esperança de alguma vez saber onde o encontrar. “Nunca pensei que fosse possível achá-lo, porque o tempo nos separou. A tecnologia possibilitou este encontro”, manifestou Gérald.

Têm muito para falar e para descobrir um do outro, sabendo-se já que há mais duas irmãs, também do segundo casamento do pai – Christelle, de 52 anos, e Veronique, de 57, ambas em França.

Gérald é operário fabril em Tournai, na Bélgica. Gérard foi diretor comercial e está reformado, vivendo há seis anos na Nazaré. A distância entre as duas localidades é de cerca de 2000 quilómetros, mas durante uma semana os irmãos estão juntos.

“Quando vi a foto do Gérald pela primeira vez, exclamei: ‘Sou eu, só que mais novo’. É como se nos estivéssemos a ver ao espelho. É engraçado e bizarro”, manifestou Gérard.

Se é certo que o passado não volta para atrás, Gérald não quer perder mais tempo: “Não podemos recuperar o que foi feito e a dor que podemos ter sentido. Espero vir suficientes vezes e que permaneçamos em contacto como dois irmãos que ficaram amigos”.

Querem que a relação se torne duradoura e disfrutar o mais possível. Vão combinar mais encontros. Conhecer as famílias. E viver de coração cheio, com a alegria de ganhar um irmão, mesmo que tenha demorado décadas para que isso tenha acontecido.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Troféu Easykart Portugal com prova noturna no Bombarral

Téo Pelfrene na categoria EK60, Tomás Morgado na categoria EK100, Frederico Pinto Coelho na categoria EK125 e Fernando Laranjo na categoria TaG Livre 125 venceram a segunda prova do Troféu Easykart Portugal, disputado no KIRO-Kartódromo Internacional da Região Oeste, no Bombarral, sob a organização da ACDME - Associação de Comissários de Desportos Motorizados do Estoril.

kart

Peão Cavalgante/Arneirense em open de Coimbra

Quatro jogadores da Associação Peão Cavalgante/Arneirense, das Caldas da Rainha, participaram no Open Internacional de Coimbra - Queima das Fitas 2024 em xadrez: José Cavadas (Veteranos +50), Mário Falcão (Sub18), André Sousa (Sub 16) e Fernando Oliveira (Veteranos +50).

xadrez

Quarta edição do Orçamento Participativo

Teve início no dia 1 de maio o período de apresentação de propostas à 4.ª edição do Orçamento Participativo do Bombarral (OPB). Trata-se de uma iniciativa dinamizada pelo Município com o objetivo de fomentar a participação e o envolvimento cívico dos cidadãos, aproximando-os dos órgãos de decisão.