Q

Previsão do tempo

19° C
  • Wednesday 21° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 22° C
20° C
  • Wednesday 21° C
  • Thursday 25° C
  • Friday 22° C
20° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 26° C
  • Friday 23° C

Nazaré é palco de encontro de irmãos franceses que não se conheciam

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Dois irmãos franceses conheceram-se na passada sexta-feira na Nazaré depois de terem sabido da existência um do outro, casualmente, através do Facebook. Têm nome parecido e semelhanças físicas. É a idade que os distingue – existem doze anos de diferença.
Gérald Vautier, de 55 anos, e Gérard Vautier, de 67 anos

Nasceram em França, a 400 quilómetros um do outro. Partilham o mesmo pai, a mãe é que não. Gérard Vautier tem 67 anos e vive em Portugal, na Nazaré. Com um nome quase idêntico, Gérald Vautier, o seu irmão, tem 55 anos e reside na Bélgica.

Foi a esposa do mais novo que no Facebook recebeu uma sugestão automática de amizade e ficou espantada ao ver a foto e o nome. Apercebeu-se logo que havia uma ligação familiar e estabeleceu contacto.

Gérald veio agora da Bélgica conhecer Gérard. O aeroporto de Lisboa foi o primeiro local onde se viram ao vivo. A emoção foi grande. “É uma felicidade indescritível. Aos 67 anos saber que se tem um irmão, não é todos os dias que acontece. É um momento excecional”, contou o irmão mais velho.

“O meu pai divorciou-se da minha mãe quando eu tinha dois anos e depois casou outra vez e teve filhos, mas nunca tive contacto com eles”, explicou.

Ao contrário de Gérard, o mais novo soube que tinha um irmão quando o pai morreu há 24 anos, mas tinha perdido a esperança de alguma vez saber onde o encontrar. “Nunca pensei que fosse possível achá-lo, porque o tempo nos separou. A tecnologia possibilitou este encontro”, manifestou Gérald.

Têm muito para falar e para descobrir um do outro, sabendo-se já que há mais duas irmãs, também do segundo casamento do pai – Christelle, de 52 anos, e Veronique, de 57, ambas em França.

Gérald é operário fabril em Tournai, na Bélgica. Gérard foi diretor comercial e está reformado, vivendo há seis anos na Nazaré. A distância entre as duas localidades é de cerca de 2000 quilómetros, mas durante uma semana os irmãos estão juntos.

“Quando vi a foto do Gérald pela primeira vez, exclamei: ‘Sou eu, só que mais novo’. É como se nos estivéssemos a ver ao espelho. É engraçado e bizarro”, manifestou Gérard.

Se é certo que o passado não volta para atrás, Gérald não quer perder mais tempo: “Não podemos recuperar o que foi feito e a dor que podemos ter sentido. Espero vir suficientes vezes e que permaneçamos em contacto como dois irmãos que ficaram amigos”.

Querem que a relação se torne duradoura e disfrutar o mais possível. Vão combinar mais encontros. Conhecer as famílias. E viver de coração cheio, com a alegria de ganhar um irmão, mesmo que tenha demorado décadas para que isso tenha acontecido.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Torneio de Vólei adaptado

No passado sábado, o Sporting das Caldas realizou o primeiro Torneio de Vólei adaptado, no âmbito do DEVolley Project - Projeto de Voleibol Diferenciado Envolvente.

scc