Q

Previsão do tempo

11° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 16° C
11° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 17° C
11° C
  • Friday 19° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 17° C

Ilha da Berlenga já tem energia renovável

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Graças à entrada em funcionamento do novo sistema de produção e distribuição de energia implementado pela EDP Distribuição, em colaboração com a Câmara Municipal de Peniche e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, a ilha da Berlenga está hoje mais sustentável.
O fornecimento de eletricidade através de geradores alimentados a diesel foi substituído por painéis fotovoltaicos

O projeto denominado “Berlenga Sustentável” representa um investimento de cerca de 350 mil euros, suportados pela EDP Distribuição, e contempla a instalação de painéis fotovoltaicos numa zona rochosa, bem como um sistema de armazenamento da energia e equipamentos que permitirão o controlo e a monitorização remotos a partir do centro de comando da empresa.

Todo este sistema, localizado por cima do Bairro dos Pescadores, foi pensado e implementado segundo critérios rigorosos de integração paisagística e ambiental.

A cerimónia de inauguração decorreu na passada quarta-feira e contou com a presença do secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território, João Catarino, e do secretário de Estado Adjunto e da Energia, João Galamba.

A Berlenga passa a ter acesso a energia renovável. Até agora, o fornecimento de eletricidade na ilha, situada a cerca de dez quilómetros da costa, era de algumas horas e condicionado ao consumo, sendo realizado com recurso a geradores alimentados a diesel. Por via deste sistema, foi possível substituir o combustível por fontes de energia renovável, garantindo a qualidade e continuidade de serviço, a redução das emissões de dióxido de carbono (cerca de 40 toneladas por ano) e a preservação do património natural.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Câmara do Cadaval rejeita críticas ao apoio a corrida de galgos

A Câmara Municipal do Cadaval defendeu que a corrida de galgos realizada no passado dia 21 no concelho “não infringiu qualquer normativo legal em vigor”, pelo que a autarquia não se revê na forma nem no conteúdo dos comentários proferidos, que a acusavam de pactuar com uma iniciativa que maltratava os animais.

Mostra Coletiva de Arte Visual

De 11 de maio a 1 de junho estará patente na Galeria de Exposições do Espaço Turismo das Caldas da Rainha e Restaurante Coletivo, ao lado, uma mostra coletiva de arte visual.

Conversa e eco-caminhada em Salir do Porto

A Ágora – Associação Ambiental, em parceria com o Geoparque Oeste (Geoparque Mundial da UNESCO), vai realizar uma conversa sobre a bio e geodiversidade de Salir do Porto. Seguir-se-á uma eco-caminhada, apanhando o que for encontrado pelo caminho, com o apoio da Quinta de Salir (Associação Pelicano Radiante).