Q

Previsão do tempo

19° C
  • Thursday 23° C
  • Friday 22° C
  • Saturday 22° C
19° C
  • Thursday 23° C
  • Friday 23° C
  • Saturday 23° C
19° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 24° C
  • Saturday 25° C

Ilha da Berlenga já tem energia renovável

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Graças à entrada em funcionamento do novo sistema de produção e distribuição de energia implementado pela EDP Distribuição, em colaboração com a Câmara Municipal de Peniche e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, a ilha da Berlenga está hoje mais sustentável.
O fornecimento de eletricidade através de geradores alimentados a diesel foi substituído por painéis fotovoltaicos

O projeto denominado “Berlenga Sustentável” representa um investimento de cerca de 350 mil euros, suportados pela EDP Distribuição, e contempla a instalação de painéis fotovoltaicos numa zona rochosa, bem como um sistema de armazenamento da energia e equipamentos que permitirão o controlo e a monitorização remotos a partir do centro de comando da empresa.

Todo este sistema, localizado por cima do Bairro dos Pescadores, foi pensado e implementado segundo critérios rigorosos de integração paisagística e ambiental.

A cerimónia de inauguração decorreu na passada quarta-feira e contou com a presença do secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território, João Catarino, e do secretário de Estado Adjunto e da Energia, João Galamba.

A Berlenga passa a ter acesso a energia renovável. Até agora, o fornecimento de eletricidade na ilha, situada a cerca de dez quilómetros da costa, era de algumas horas e condicionado ao consumo, sendo realizado com recurso a geradores alimentados a diesel. Por via deste sistema, foi possível substituir o combustível por fontes de energia renovável, garantindo a qualidade e continuidade de serviço, a redução das emissões de dióxido de carbono (cerca de 40 toneladas por ano) e a preservação do património natural.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Simulacro de acidente rodoviário

Um exercício realizado em ambiente real, perante uma situação de acidente rodoviário, com multivítimas, que visou assegurar a mobilização, prontidão, empenhamento e gestão do emprego de meios e recursos de proteção e socorro, foi realizado no dia 4 de junho, no nó da A19/IC9 com o IC2, na localidade de Chão da Feira, Porto de Mós, com o envolvimento de várias forças de segurança e entidades do distrito de Leiria.

exercicio

Protocolo para promover a atividade física

O Município de Caldas da Rainha e Portugal Activo|AGAP assinaram um protocolo de cooperação que visa promover a atividade física em Caldas da Rainha.

Lagoa de Óbidos recebe provas de SUP Race

A Associação de Stand Up Paddleboarding de Portugal (ASUPP) vai organizar, em conjunto com a Federação Portuguesa de Surf e o Município de Óbidos, a Maratona SUP Race, na Lagoa de Óbidos, junto ao Covão dos Musaranhos, nos dias 24 e 25 de junho.