Q

Previsão do tempo

21° C
  • Monday 22° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 20° C
21° C
  • Monday 23° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 21° C
23° C
  • Monday 25° C
  • Tuesday 22° C
  • Wednesday 22° C

Ilha da Berlenga já tem energia renovável

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Graças à entrada em funcionamento do novo sistema de produção e distribuição de energia implementado pela EDP Distribuição, em colaboração com a Câmara Municipal de Peniche e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, a ilha da Berlenga está hoje mais sustentável.
O fornecimento de eletricidade através de geradores alimentados a diesel foi substituído por painéis fotovoltaicos

O projeto denominado “Berlenga Sustentável” representa um investimento de cerca de 350 mil euros, suportados pela EDP Distribuição, e contempla a instalação de painéis fotovoltaicos numa zona rochosa, bem como um sistema de armazenamento da energia e equipamentos que permitirão o controlo e a monitorização remotos a partir do centro de comando da empresa.

Todo este sistema, localizado por cima do Bairro dos Pescadores, foi pensado e implementado segundo critérios rigorosos de integração paisagística e ambiental.

A cerimónia de inauguração decorreu na passada quarta-feira e contou com a presença do secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território, João Catarino, e do secretário de Estado Adjunto e da Energia, João Galamba.

A Berlenga passa a ter acesso a energia renovável. Até agora, o fornecimento de eletricidade na ilha, situada a cerca de dez quilómetros da costa, era de algumas horas e condicionado ao consumo, sendo realizado com recurso a geradores alimentados a diesel. Por via deste sistema, foi possível substituir o combustível por fontes de energia renovável, garantindo a qualidade e continuidade de serviço, a redução das emissões de dióxido de carbono (cerca de 40 toneladas por ano) e a preservação do património natural.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Caixa Agrícola de Bombarral celebrou 113 anos

Fundada a 8 de abril de 1911, e tendo iniciado a atividade a 20 de junho desse ano, a Caixa Agrícola de Bombarral (Caixa de Crédito Agrícola Mútuo - CCAM) completou 113 anos ao serviço do concelho, da região e do setor cooperativo em Portugal.

caixa1

Apartamento assaltado

Um apartamento foi assaltado na manhã do passado dia 18 na Travessa do Sol Nascente (junto ao Campo da Feira), nas Caldas da Rainha.