Q

Previsão do tempo

16° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 22° C
16° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 22° C
17° C
  • Saturday 23° C
  • Sunday 25° C
  • Monday 24° C

Ilha da Berlenga já tem energia renovável

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Graças à entrada em funcionamento do novo sistema de produção e distribuição de energia implementado pela EDP Distribuição, em colaboração com a Câmara Municipal de Peniche e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, a ilha da Berlenga está hoje mais sustentável.
O fornecimento de eletricidade através de geradores alimentados a diesel foi substituído por painéis fotovoltaicos

O projeto denominado “Berlenga Sustentável” representa um investimento de cerca de 350 mil euros, suportados pela EDP Distribuição, e contempla a instalação de painéis fotovoltaicos numa zona rochosa, bem como um sistema de armazenamento da energia e equipamentos que permitirão o controlo e a monitorização remotos a partir do centro de comando da empresa.

Todo este sistema, localizado por cima do Bairro dos Pescadores, foi pensado e implementado segundo critérios rigorosos de integração paisagística e ambiental.

A cerimónia de inauguração decorreu na passada quarta-feira e contou com a presença do secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território, João Catarino, e do secretário de Estado Adjunto e da Energia, João Galamba.

A Berlenga passa a ter acesso a energia renovável. Até agora, o fornecimento de eletricidade na ilha, situada a cerca de dez quilómetros da costa, era de algumas horas e condicionado ao consumo, sendo realizado com recurso a geradores alimentados a diesel. Por via deste sistema, foi possível substituir o combustível por fontes de energia renovável, garantindo a qualidade e continuidade de serviço, a redução das emissões de dióxido de carbono (cerca de 40 toneladas por ano) e a preservação do património natural.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Bombeiros pedem criação de carreira

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Bombarral entregou na tarde da passada quarta-feira, na Câmara Municipal, uma carta a alertar para a necessidade da criação da carreira de bombeiro.

carta

Concurso de Ideias de Negócio

O Município do Bombarral encontra-se a promover o Concurso de Ideias de Negócio “Bombarral – Coração do Oeste”, iniciativa que pretende captar ideias de negócio que sejam desenvolvidas no território e que fixem no concelho a sua sede social.