Q

Previsão do tempo

16° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 16° C
16° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 16° C
17° C
  • Friday 19° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 16° C

Monda térmica para eliminar plantas infestantes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Serviço de Limpeza Urbana dos Serviços Municipalizados da Nazaré está a testar uma alternativa ao herbicida glifosato no controlo de ervas daninhas e musgos em espaços públicos.
Atuação em espaços públicos recorre a técnica amiga do ambiente

A preocupação com o ambiente e com os riscos associados à utilização de químicos na monda de ervas, pelos impactos causados na flora, fauna animal e saúde dos habitantes, levou os Serviços a testarem uma inovadora técnica de monda de ervas daninhas.

O recurso à monda térmica consiste na aplicação de vapor de água diretamente sobre as plantas, causando a sua destruição.

“Continuamos a apostar na qualidade de vida existente no concelho adotando práticas ambientalmente sustentáveis”, explica Salvador Formiga, vogal dos Serviços Municipalizados, indicando que é intenção do Município da Nazaré acabar, de forma faseada, com a utilização de produtos químicos neste processo de limpeza de plantas infestantes na calçada e outros pavimentos.

O uso deste novo método representa “um importante passo na preservação do meio ambiente e garantia de bem-estar da população”.

Com o foco na qualificação do trabalho na área da salubridade e manutenção de espaços públicos, tendo em conta a recomendação de redução da utilização do glifosato no combate às infestantes, o novo método facilita a desmatação e eliminação de ervas em espaços públicos (terrenos e passeios), usando apenas água quente.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Câmara do Cadaval rejeita críticas ao apoio a corrida de galgos

A Câmara Municipal do Cadaval defendeu que a corrida de galgos realizada no passado dia 21 no concelho “não infringiu qualquer normativo legal em vigor”, pelo que a autarquia não se revê na forma nem no conteúdo dos comentários proferidos, que a acusavam de pactuar com uma iniciativa que maltratava os animais.

Mostra Coletiva de Arte Visual

De 11 de maio a 1 de junho estará patente na Galeria de Exposições do Espaço Turismo das Caldas da Rainha e Restaurante Coletivo, ao lado, uma mostra coletiva de arte visual.

Conversa e eco-caminhada em Salir do Porto

A Ágora – Associação Ambiental, em parceria com o Geoparque Oeste (Geoparque Mundial da UNESCO), vai realizar uma conversa sobre a bio e geodiversidade de Salir do Porto. Seguir-se-á uma eco-caminhada, apanhando o que for encontrado pelo caminho, com o apoio da Quinta de Salir (Associação Pelicano Radiante).