Q

Previsão do tempo

16° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 25° C
16° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 25° C
16° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 23° C
  • Wednesday 28° C

Época de saldos e promoções em tempo de pandemia

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Com a situação de pandemia Covid-19 foi aprovado um regime excecional e provisório para as práticas comerciais com redução de preço, que estará em vigor até 31 de dezembro deste ano.
Decorre um regime excecional e provisório para as práticas comerciais com redução de preço

Este regime excecional e provisório vem assim permitir que os saldos se possam realizar durante o mês de maio e junho, não sendo este período contabilizado para o limite máximo de venda em saldos de 124 dias por ano previsto na lei. O objetivo é facilitar o escoamento de produtos pelos estabelecimentos comerciais.

A Delegação Regional do Ribatejo e Oeste da Defesa do Consumidor (DECO) refere que todos os produtos devem exibir, de forma legível e inequívoca, o preço anterior e o preço promocional, e que a venda de produtos com defeito deve ser anunciada de forma evidente e devem estar em locais destacados da venda dos restantes produtos;

Se, depois da compra, o consumidor verificar que o bem tem um defeito e não havia indicação expressa de que a redução de preço se devia a esse defeito, pode exigir ao comerciante a troca ou devolução com reembolso. Caso o bem não apresente qualquer defeito, o comerciante não é obrigado por lei a efetuar a troca/devolução dos artigos vendidos. Muitos fazem-no por cortesia comercial.

O consumidor deverá apresentar o bem no mesmo estado de conservação em que o comprou. Deverá ainda estar atento ao prazo dado pela loja para trocas e devoluções.

O direito à garantia legal de dois anos dos bens móveis mantém-se se for comprado em saldos ou promoção.

Quando o stock de um ou vários produtos em saldo ou promoção estiver esgotado, o comerciante é obrigado a anunciá-lo e a dar por terminada a “época de venda com redução de preço” para os mesmos.

Os comerciantes têm de aceitar os mesmos meios de pagamento durante os saldos e que já aceitavam em época normal;

Segundo a DECO, o consumidor que tenha adquirido na internet um produto em saldo pode devolvê-lo, mesmo que este não apresente defeito. As compras virtuais contam com o chamado “direito ao arrependimento”. Sem que precise de justificar o motivo de arrependimento e desde que respeite o prazo de 14 dias, o consumidor tem o direito a arrepender-se do produto comprado e a devolvê-lo recebendo o seu dinheiro de volta.

A DECO Ribatejo e Oeste mantém-se disponível diariamente através do tel. 243329950.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Surf Parque Óbidos garante investimento de surfista de elite

Kanoa Igarashi, surfista que ocupa atualmente a sétima posição da Liga Mundial de Surf, tornou-se investidor do Surf Parque Óbidos, que arrancará em março de 2026 com um período de abertura ligeira seguido da grande abertura ao público em julho.

surf

Troféu Easykart Portugal com prova noturna no Bombarral

Téo Pelfrene na categoria EK60, Tomás Morgado na categoria EK100, Frederico Pinto Coelho na categoria EK125 e Fernando Laranjo na categoria TaG Livre 125 venceram a segunda prova do Troféu Easykart Portugal, disputado no KIRO-Kartódromo Internacional da Região Oeste, no Bombarral, sob a organização da ACDME - Associação de Comissários de Desportos Motorizados do Estoril.

kart

Peão Cavalgante/Arneirense em open de Coimbra

Quatro jogadores da Associação Peão Cavalgante/Arneirense, das Caldas da Rainha, participaram no Open Internacional de Coimbra - Queima das Fitas 2024 em xadrez: José Cavadas (Veteranos +50), Mário Falcão (Sub18), André Sousa (Sub 16) e Fernando Oliveira (Veteranos +50).

xadrez