Q

Previsão do tempo

9° C
  • Sunday 13° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 17° C
9° C
  • Sunday 13° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 17° C
8° C
  • Sunday 13° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 18° C

PCP denuncia ataques à situação laboral no distrito

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Direção da Organização Regional de Leiria (Dorlei) do PCP denunciou a “atitude de várias entidades patronais que de forma desumana e várias vezes ilegal, aproveitam a grave situação para aumentar a exploração e tentar impor uma autêntica lei da selva nas relações de trabalho”.

Os comunistas, em comunicado, alertaram para várias situações que “exigem uma apertada fiscalização e intervenção das autoridades competentes, seja no sector privado, seja no público”.

“Trabalhadores a laborar em condições de duvidosas (quando não inexistentes) condições de segurança e proteção sanitárias, não aplicação do teletrabalho sempre que as tarefas o permitam, inexistência, em vários casos, de diálogo com os trabalhadores e com as suas estruturas representativas (sindicatos e comissões de trabalhadores) para negociar medidas a tomar, cortes nos salários sem cobertura legal, não pagamento dos subsídios de alimentação e outros, aos trabalhadores que são enviados para casa, despedimentos coletivos, especialmente de trabalhadores com vínculos precários”, são situações denunciadas pelo PCP em empresas no distrito de Leiria, incluindo Caldas da Rainha.

Apontam também “a imposição de férias de forma autoritária, em algumas situações com recurso à ameaça de despedimento, comunicada em várias situações por SMS ou redes sociais, recurso indiscriminado e arbitrário ao lay-off, e a ameaça da sua utilização para pressionar trabalhadores a aceitaram a imposição de férias, utilização abusiva e forçada do banco de horas, imposição de alterações de horários e funções sem qualquer negociação prévia, e sem compensações e subsídios de risco quando tal se justifique, nomeadamente no setor público, e aumento de ritmos de trabalho em função da redução do número de trabalhadores sem qualquer compensação ou pagamento de horas extraordinárias”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Inaugurado memorial em homenagem aos presos políticos bombarralenses

No 50.º aniversário do 25 de abril, o Município do Bombarral homenageou os presos políticos bombarralenses com a inauguração de um memorial. Instalado no Largo 25 de abril, no centro da vila, conta com o nome de todos os bombarralenses que, durante a ditadura, foram privados da liberdade. O memorial pretende perpetuar no tempo a memória e coragem destes 28 bombarralenses.

memorial

Apanhados com mais de mil doses de haxixe

Um casal jovem foi apanhado com mais de mil doses de haxixe no concelho das Caldas da Rainha pelo Núcleo de Investigação Criminal da GNR, no passado dia 24, tendo sido constituído arguido por tráfico de estupefacientes.

haxixe

Crianças celebraram o 25 de Abril na Foz do Arelho

A Escola Básica e o Jardim de Infância da Foz do Arelho comemoraram o Dia da Liberdade no dia 24 de abril, no centro da vila, com o mote "Em busca do tesouro da liberdade...tecendo sorrisos". Os alunos, professoras e funcionárias uniram-se numa manifestação cultural, levando música e canções à rua, recordando a Revolução dos Cravos e os ideais de liberdade e democracia que ela representa.

foz1