Q

Previsão do tempo

11° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
11° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
12° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 14° C

PCP denuncia ataques à situação laboral no distrito

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Direção da Organização Regional de Leiria (Dorlei) do PCP denunciou a “atitude de várias entidades patronais que de forma desumana e várias vezes ilegal, aproveitam a grave situação para aumentar a exploração e tentar impor uma autêntica lei da selva nas relações de trabalho”.

Os comunistas, em comunicado, alertaram para várias situações que “exigem uma apertada fiscalização e intervenção das autoridades competentes, seja no sector privado, seja no público”.

“Trabalhadores a laborar em condições de duvidosas (quando não inexistentes) condições de segurança e proteção sanitárias, não aplicação do teletrabalho sempre que as tarefas o permitam, inexistência, em vários casos, de diálogo com os trabalhadores e com as suas estruturas representativas (sindicatos e comissões de trabalhadores) para negociar medidas a tomar, cortes nos salários sem cobertura legal, não pagamento dos subsídios de alimentação e outros, aos trabalhadores que são enviados para casa, despedimentos coletivos, especialmente de trabalhadores com vínculos precários”, são situações denunciadas pelo PCP em empresas no distrito de Leiria, incluindo Caldas da Rainha.

Apontam também “a imposição de férias de forma autoritária, em algumas situações com recurso à ameaça de despedimento, comunicada em várias situações por SMS ou redes sociais, recurso indiscriminado e arbitrário ao lay-off, e a ameaça da sua utilização para pressionar trabalhadores a aceitaram a imposição de férias, utilização abusiva e forçada do banco de horas, imposição de alterações de horários e funções sem qualquer negociação prévia, e sem compensações e subsídios de risco quando tal se justifique, nomeadamente no setor público, e aumento de ritmos de trabalho em função da redução do número de trabalhadores sem qualquer compensação ou pagamento de horas extraordinárias”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

GNR leva presentes de alunos a idosos

Alunos da turma 8C da Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, do Bombarral, prepararam presentes alusivos à páscoa para serem distribuídos por idosos que vivem no concelho.

idosos

Infantis obidenses vencem em futsal

Em jogo da 4ª jornada da Divisão Distrital - Grupo B de futsal em infantis, no pavilhão da EB 2-3 D. Luís de Ataíde, em Peniche, defrontaram-se no passado dia 24 o Peniche Amigos Clube “B” e a Associação Desportiva de Óbidos. O resultado foi de 2-6.

futsal

Concerto solidário com Guiné

Um concerto solidário de angariação de bens para apoio do trabalho missionário na Guiné vai ter lugar no dia 30 de março, às 20h30, e no dia 31 de março, às 16h00, nos Pimpões, nas Caldas da Rainha.

concerto