Q

Previsão do tempo

12° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 16° C
12° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 16° C
13° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 17° C

Comunistas denunciam cortes nos salários e despedimentos

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Direcção da Organização Regional de Leiria (DORLEI) do PCP, reunida no dia 21 de março, denunciou “o aproveitamento da situação” da Covid-19 pelo patronato para “cortes nos salários, despedimentos de trabalhadores com vínculos precários, recurso indiscriminado e arbitrário ao lay-off, utilização forçada do banco de horas, imposição da alteração de horários e funções, ou imposição de férias como já se verifica em várias empresas do distrito”.

A DORLEI do PCP reclama também “uma apertada fiscalização e intervenção em situações de empresas e serviços no distrito que se mantêm em funcionamento sem que estejam a ser acautelados os procedimentos, equipamentos e medidas de proteção sanitária dos trabalhadores que continuam a laborar para garantir o funcionamento do país”.

Sublinha igualmente “a necessidade urgente de linhas de apoio e financiamento às pequenas e médias empresas do distrito que permitam manter empregos, salários e capacidade de retomar a normal atividade, a necessidade de dar atenção aos impactos no sector do turismo e de apoios aos feirantes face ao cancelamento de feiras e vários mercados ou redução muito significativa da sua atividade”.

“A maioria das embarcações de pesca está já parada, as lotas e os portos do distrito estão a funcionar com funções reduzidas. Na pequena agricultura as restrições às deslocações, nomeadamente num quadro da elevada idade de muitos pequenos agricultores, e o encerramento de mercados e do pequeno comércio estão, entre outros fatores, a criar acrescidas dificuldades”, fazem notar os comunistas, que exigem “medidas que permitam o funcionamento ou reabertura, em rigorosas condições de segurança sanitária, dos mercados municipais no distrito de Leiria, pontos estratégicos de escoamento e abastecimento de pescado e produtos agrícolas”.

Realçam ainda a necessidade de “as autarquias locais procederem, em articulação com as autoridades competentes, nomeadamente a segurança social, ao levantamento de situações que, pela sua gravidade, exijam de imediato apoios sociais de subsistência e outros tipos de apoio, nos concelhos com maiores carências sociais”.

Reafirmando a posição do PCP de “distanciamento e reserva” face ao decreto do estado de emergência “sem terem sido esgotadas todas as possibilidades previstas na lei e na constituição para o combate à Covid-19”, os comunistas manifestaram que o novo vírus mostra como é urgente reforçar o Serviço Nacional de Saúde no distrito de Leiria com infraestruturas, equipamentos e profissionais.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Praxe solidária celebra 25 de Abril

A Associação Académica das Caldas da Rainha optou por celebrar o 25 de Abril com um momento praxístico solidário. Juntou-se à Mães do Mundo e, mais especificamente, à organização não governamental Reino Mágico, pertencente à mesma, para enviar bonecas e dinheiro para crianças em comunidades desfavorecidas.

praxe1

Espetáculo da Escola Vocacional de Dança

“Composição” é o espetáculo que a Escola Vocacional de Dança das Caldas da Rainha vai apresentar no dia 12 de maio, às 17h00, no Pequeno Auditório do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha.

danca

Equipa de ciclismo da Ribafria vence Taça de Portugal

A equipa beneditense de ciclismo do CRP Ribafria, Grupo Parapedra - Dinazoo -  Riomagic venceu a Taça de Portugal de Masters em ciclismo, que chegou ao fim no passado domingo, com a quarta e última etapa pontuável, inserida no GP Grândola - 50 anos 25 de abril.

ribafria 1