Q

Previsão do tempo

10° C
  • Sunday 13° C
  • Monday 13° C
  • Tuesday 16° C
10° C
  • Sunday 13° C
  • Monday 15° C
  • Tuesday 17° C
9° C
  • Sunday 13° C
  • Monday 15° C
  • Tuesday 17° C

Comunistas denunciam cortes nos salários e despedimentos

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Direcção da Organização Regional de Leiria (DORLEI) do PCP, reunida no dia 21 de março, denunciou “o aproveitamento da situação” da Covid-19 pelo patronato para “cortes nos salários, despedimentos de trabalhadores com vínculos precários, recurso indiscriminado e arbitrário ao lay-off, utilização forçada do banco de horas, imposição da alteração de horários e funções, ou imposição de férias como já se verifica em várias empresas do distrito”.

A DORLEI do PCP reclama também “uma apertada fiscalização e intervenção em situações de empresas e serviços no distrito que se mantêm em funcionamento sem que estejam a ser acautelados os procedimentos, equipamentos e medidas de proteção sanitária dos trabalhadores que continuam a laborar para garantir o funcionamento do país”.

Sublinha igualmente “a necessidade urgente de linhas de apoio e financiamento às pequenas e médias empresas do distrito que permitam manter empregos, salários e capacidade de retomar a normal atividade, a necessidade de dar atenção aos impactos no sector do turismo e de apoios aos feirantes face ao cancelamento de feiras e vários mercados ou redução muito significativa da sua atividade”.

“A maioria das embarcações de pesca está já parada, as lotas e os portos do distrito estão a funcionar com funções reduzidas. Na pequena agricultura as restrições às deslocações, nomeadamente num quadro da elevada idade de muitos pequenos agricultores, e o encerramento de mercados e do pequeno comércio estão, entre outros fatores, a criar acrescidas dificuldades”, fazem notar os comunistas, que exigem “medidas que permitam o funcionamento ou reabertura, em rigorosas condições de segurança sanitária, dos mercados municipais no distrito de Leiria, pontos estratégicos de escoamento e abastecimento de pescado e produtos agrícolas”.

Realçam ainda a necessidade de “as autarquias locais procederem, em articulação com as autoridades competentes, nomeadamente a segurança social, ao levantamento de situações que, pela sua gravidade, exijam de imediato apoios sociais de subsistência e outros tipos de apoio, nos concelhos com maiores carências sociais”.

Reafirmando a posição do PCP de “distanciamento e reserva” face ao decreto do estado de emergência “sem terem sido esgotadas todas as possibilidades previstas na lei e na constituição para o combate à Covid-19”, os comunistas manifestaram que o novo vírus mostra como é urgente reforçar o Serviço Nacional de Saúde no distrito de Leiria com infraestruturas, equipamentos e profissionais.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Bombeiros do Cadaval vencem 2.º Torneio “Comandante Saroca”

A equipa dos Bombeiros Voluntários (BV) do Cadaval sagrou-se campeã do Torneio de Futsal Inter-Bombeiros “Comandante Saroca”, que reuniu oito equipas compostas por elementos de várias corporações, nos dias 26 e 27 de novembro, no pavilhão Gimnodesportivo do Cadaval.

saroca

Acordo permite alargar horário de 18 creches

Acordos de financiamento assinados no passado dia 29 pelo Centro Distrital de Segurança Social de Leiria vão permitir alargar o horário de funcionamento das creches geridas por dezoito Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), sete do concelho das Caldas da Rainha, sete de Peniche, três de Óbidos e uma do Bombarral.

creche

Pai Natal na Lagoa de Óbidos

Integrado no programa do Óbidos Vila Natal, a ASUPP - Associação de Stand Up Paddleboarding de Portugal vai organizar na Lagoa de Óbidos, no dia 11 de dezembro, pelas 11h00, o já tradicional cortejo do trenó do Pai Natal em stand up paddle.

lagoa