Q

Previsão do tempo

12° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 19° C
  • Monday 17° C
12° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 20° C
  • Monday 17° C
15° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 21° C
  • Monday 19° C

Terminaram os trabalhos de recuperação das muralhas de Óbidos

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Terminaram as obras de recuperação das muralhas e do adarve de Óbidos. Os trabalhos, orçados em 790 mil euros (sem IVA), decorreram “dentro dos prazos possíveis, face à complexidade da obra na salvaguarda do património, e sem quaisquer derrapagens financeiras”, o que, para o presidente da Câmara Municipal de Óbidos, “é muito importante e mostra o rigor com que levamos a contas e, neste caso, o nosso património”. Humberto Marques disse mesmo que “não há memória de uma intervenção de fundo deste tipo”, em Óbidos.
Recuperação da Torre do Facho

A “obra das muralhas” consistiu num conjunto vasto de trabalhos com vista a sanar as patologias identificadas nas condições de conservação da muralha e de outros pontos notáveis do conjunto classificado como monumento nacional, nomeadamente a Porta da Vila, Pórtico da igreja de Santa Maria, Porta da Senhora da Graça, muro do miradouro da Pousada, Torre do Facho e candeeiros de iluminação pública. Procedeu-se ainda à remoção da vegetação infestante numa faixa de cinco metros na envolvente exterior do perímetro muralhado. A obra envolveu o prévio entendimento entre diversas entidades, como o Município de Óbidos, DGTF – Direção-Geral do Tesouro e Finanças, DGPC – Direção-Geral do Património Cultural e Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de Santa Maria de Óbidos. Humberto Marques revelou que o processo para se avançar com estas obras, que tiveram financiamento comunitário, “foi particularmente difícil”. “Havia muito pouco dinheiro e a ‘Europa’ tinha colocado como exigência fazer uma ordem de prioridades para os monumentos [da Região Centro]”, explicou, garantindo que, “não sendo o Castelo de Óbidos gerido pelo Município, foi muito difícil colocá-lo como uma prioridade”. “Foi necessário muito esforço da nossa parte e a chancela da UNESCO de Óbidos como Cidade da Literatura reforçou a nossa capacidade negocial”, indicou. “Temos uma vila mais bonita, recuperada e valorizada”, sublinhou Humberto Marques.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Universidade Sénior criou mural com 2600 cravos em croché

Inaugurada durante as cerimónias de comemoração dos 50 anos do 25 de Abril, a instalação “Cravos de Croché”, criada pela Universidade Sénior Rainha D. Leonor, tornou-se numa espécie de peça artística interativa, com várias pessoas a retirarem do mural alguns dos cravos.

mural1

50 anos do 25 de Abril assinalaram-se na rua nas Caldas

A sessão solene de aniversário do 25 de Abril de 1974 realizou-se pela primeira vez na rua, em frente aos Paços do Concelho, uma forma de, 50 anos depois, homenagear a população que não teve medo de apoiar os militares que iniciaram o movimento pela liberdade em Portugal.

cerimonia25deabril3

Câmara do Cadaval rejeita críticas ao apoio a corrida de galgos

A Câmara Municipal do Cadaval defendeu que a corrida de galgos realizada no passado dia 21 no concelho “não infringiu qualquer normativo legal em vigor”, pelo que a autarquia não se revê na forma nem no conteúdo dos comentários proferidos, que a acusavam de pactuar com uma iniciativa que maltratava os animais.