Q

Previsão do tempo

17° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 21° C
  • Wednesday 26° C
17° C
  • Monday 18° C
  • Tuesday 22° C
  • Wednesday 27° C
17° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 24° C
  • Wednesday 29° C

Inauguração da exposição de pintura “Reencontro” de Cristina Horta

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
“Reencontro”, é como se designa a exposição de pintura de Cristina Horta, na Galeria de Exposições do Espaço Turismo das Caldas da Rainha, que foi inaugurada no dia 12 de janeiro.
Exposição de Cristina Horta é o primeiro ato de partilha dos seus trabalhos dos últimos seis anos

A sala de exposições encheu para a cerimónia inaugural, que teve a presença da vereadora da Cultura, Maria da Conceição Pereira. “A comparência, nesta exposição, de tantas pessoas, amigos, incluindo muita gente que veio de fora, individualidades de Caldas”, é para Cristina Horta, uma “reaçãotão calorosa que muito me honrou e deu-me um profundo incentivo na continuação desta minha atividade que ocupa um lugar central na minha vida e se expressa agora como um reencontro e uma reconstrução de mim mesma”. Cristina Horta começou a desenhar e a pintar muito jovem, durante a infância e adolescência, destacando-me sempre nas aulas de desenho no liceu. Resultado do trabalho que fazia com continuidade, fez duas exposições com 18 e 19 anos na Sociedade de Estudos de Lourenço Marques (Maputo). Viveu intensamente a expressão plástica até à altura em que o tempo deixou de o permitir, com as ocupações familiares e profissionais. Enquanto conservadora e diretora do Museu da Cerâmica, doutorada em História de Arte pela Universidade de Lisboa sobre História da Cerâmica das Caldas da Rainha, dedicou a sua “carreira aos museus e à investigação”. “Mesmo assim, em todos os momentos em que podia enchia cadernos e todo o tipo de papéis com desenhos e esboços”, disse ao JORNAL DAS CALDAS, acrescentando que reencontrou a sua paixão 40 anos mais tarde, “revivendo o fascínio dos pigmentos e do mundo colorido que estes permitem”. A mostra integra algumas obras a óleo sobre tela, como frutos simples, em destaque sobre fundo negro e paisagens marítimas. A maioria das obras é feita a aguarela, usando várias formas de tratamento dos temas que aborda, paisagistas, com uma predileção especial por árvores, a figura humana e outras expressões. Destaca-se nesta exposição o tema dos “incêndios”, através de paisagens desoladas com árvores queimadas, feitas a partir de fotografias que realizou nos diversos locais. Segundo a autora, esta exposição é um primeiro “ato de partilha dos meus trabalhos dos últimos seis anos e os vários temas abordados revelam uma busca das técnicas, da manipulação dos materiais e da procura de uma linguagem que tenha algo de meu”. “Nestas obras, bem como em todas que farei doravante aplicarei sempre muita observação, prática e muita paixão. E satisfação, porque pintar também tem um carácter lúdico e diverte-me”, referiu Cristina Horta. A mostra estará patente até 1 de fevereiro.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Troféu Easykart Portugal com prova noturna no Bombarral

Téo Pelfrene na categoria EK60, Tomás Morgado na categoria EK100, Frederico Pinto Coelho na categoria EK125 e Fernando Laranjo na categoria TaG Livre 125 venceram a segunda prova do Troféu Easykart Portugal, disputado no KIRO-Kartódromo Internacional da Região Oeste, no Bombarral, sob a organização da ACDME - Associação de Comissários de Desportos Motorizados do Estoril.

kart

Peão Cavalgante/Arneirense em open de Coimbra

Quatro jogadores da Associação Peão Cavalgante/Arneirense, das Caldas da Rainha, participaram no Open Internacional de Coimbra - Queima das Fitas 2024 em xadrez: José Cavadas (Veteranos +50), Mário Falcão (Sub18), André Sousa (Sub 16) e Fernando Oliveira (Veteranos +50).

xadrez

Quarta edição do Orçamento Participativo

Teve início no dia 1 de maio o período de apresentação de propostas à 4.ª edição do Orçamento Participativo do Bombarral (OPB). Trata-se de uma iniciativa dinamizada pelo Município com o objetivo de fomentar a participação e o envolvimento cívico dos cidadãos, aproximando-os dos órgãos de decisão.