Q

Previsão do tempo

14° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 14° C
14° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 15° C
14° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 15° C

Inauguração da exposição de pintura “Reencontro” de Cristina Horta

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
“Reencontro”, é como se designa a exposição de pintura de Cristina Horta, na Galeria de Exposições do Espaço Turismo das Caldas da Rainha, que foi inaugurada no dia 12 de janeiro.
Exposição de Cristina Horta é o primeiro ato de partilha dos seus trabalhos dos últimos seis anos

A sala de exposições encheu para a cerimónia inaugural, que teve a presença da vereadora da Cultura, Maria da Conceição Pereira. “A comparência, nesta exposição, de tantas pessoas, amigos, incluindo muita gente que veio de fora, individualidades de Caldas”, é para Cristina Horta, uma “reaçãotão calorosa que muito me honrou e deu-me um profundo incentivo na continuação desta minha atividade que ocupa um lugar central na minha vida e se expressa agora como um reencontro e uma reconstrução de mim mesma”. Cristina Horta começou a desenhar e a pintar muito jovem, durante a infância e adolescência, destacando-me sempre nas aulas de desenho no liceu. Resultado do trabalho que fazia com continuidade, fez duas exposições com 18 e 19 anos na Sociedade de Estudos de Lourenço Marques (Maputo). Viveu intensamente a expressão plástica até à altura em que o tempo deixou de o permitir, com as ocupações familiares e profissionais. Enquanto conservadora e diretora do Museu da Cerâmica, doutorada em História de Arte pela Universidade de Lisboa sobre História da Cerâmica das Caldas da Rainha, dedicou a sua “carreira aos museus e à investigação”. “Mesmo assim, em todos os momentos em que podia enchia cadernos e todo o tipo de papéis com desenhos e esboços”, disse ao JORNAL DAS CALDAS, acrescentando que reencontrou a sua paixão 40 anos mais tarde, “revivendo o fascínio dos pigmentos e do mundo colorido que estes permitem”. A mostra integra algumas obras a óleo sobre tela, como frutos simples, em destaque sobre fundo negro e paisagens marítimas. A maioria das obras é feita a aguarela, usando várias formas de tratamento dos temas que aborda, paisagistas, com uma predileção especial por árvores, a figura humana e outras expressões. Destaca-se nesta exposição o tema dos “incêndios”, através de paisagens desoladas com árvores queimadas, feitas a partir de fotografias que realizou nos diversos locais. Segundo a autora, esta exposição é um primeiro “ato de partilha dos meus trabalhos dos últimos seis anos e os vários temas abordados revelam uma busca das técnicas, da manipulação dos materiais e da procura de uma linguagem que tenha algo de meu”. “Nestas obras, bem como em todas que farei doravante aplicarei sempre muita observação, prática e muita paixão. E satisfação, porque pintar também tem um carácter lúdico e diverte-me”, referiu Cristina Horta. A mostra estará patente até 1 de fevereiro.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

ASAE apreende mais de 4 toneladas de carne imprópria para consumo

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), através da Unidade Regional do Sul - Unidade Operacional de Santarém, procedeu, no final da semana passada, à execução de quatro mandados de busca, realizados “no âmbito do combate ao crime de abate clandestino e comercialização de géneros alimentícios anormais avariados ou corruptos”, nos concelhos de Batalha e Caldas da Rainha.

carne

“Flash mob” comemorou 30 anos da EB de Santo Onofre

Um “flash mob” com a participação de cerca de uma centena de pessoas para assinalar os 30 anos da Escola Básica de Santo Onofre foi o momento alto do Dia Aberto daquele estabelecimento escolar, que decorreu no passado sábado.

dji 0226 0161