Q

Previsão do tempo

15° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 19° C
  • Monday 17° C
12° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 20° C
  • Monday 17° C
15° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 21° C
  • Monday 19° C

Votação na escola do Bairro da Ponte no rés-do-chão

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A instalação de todas as mesas de voto no rés-do-chão na escola do Bairro da Ponte, deixando de estar no primeiro andar, permitiu evitar queixas dos eleitores, nomeadamente os com dificuldade de locomoção ou deficiência física, como aconteceu em escrutínios anteriores.
Ida às secções de voto na escola decorreu sem obstáculos

O presidente da União de Freguesias de Santo Onofre e Serra do Bouro, Jorge Varela, tinha dado conta de problemas de acessibilidade aquando das eleições para o Parlamento Europeu.

Se até antigamente era amenizada com a colocação das mesas de voto para as pessoas com mais idade no piso térreo, com a nova legislação que fez a divisão dos eleitores por ordem alfabética, isso já não foi possível nas Europeias e várias pessoas só conseguiram votar com a ajuda dos bombeiros, mas houve quem recusasse ser levado ao colo até ao primeiro andar.

O autarca defendeu a transferência do local de voto para a Universidade Sénior (antiga UAL), junto à Biblioteca, mas a proposta não passou na assembleia de freguesia.

Contudo, a alteração que fez aumentar o número de eleitores por secção, de 1000 para 1500, fez reduzir o número de mesas de 9 para 7, permitindo concentrá-las todas no rés-do-chão da escola.

Jorge Varela continua a defender que “não é o local ideal”, tendo já o PS sugerido a Escola Raul Proença, mas para já não foi necessária a alteração.

O autarca social-democrata aponta como dificuldades o estacionamento em redor da escola do Bairro da Ponte e a necessidade de encerramento do estabelecimento de ensino à sexta à tarde e segunda de manhã, para montagem e desmontagem das mesas de voto e limpeza.

Nas eleições de 6 de outubro a Câmara conseguiu que houvesse aulas na segunda de manhã, mas para isso as casas de banho estiveram fechadas no domingo de modo a não ser necessário proceder à lavagem. Apenas funcionou uma casa de banho de serviço para quem estava nas mesas. Para os eleitores não havia, mas não houve queixas.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Festival de Tunas Mistas

A Tomalátuna - Tuna Mista da Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha realizou nos dias 26 e 27 de abril, na cidade, o seu Festival de Tunas Mistas: II Águas de D. Leonor. 

tunas1

Universidade Sénior criou mural com 2600 cravos em croché

Inaugurada durante as cerimónias de comemoração dos 50 anos do 25 de Abril, a instalação “Cravos de Croché”, criada pela Universidade Sénior Rainha D. Leonor, tornou-se numa espécie de peça artística interativa, com várias pessoas a retirarem do mural alguns dos cravos.

mural1

Câmara define medalhas a entregar no Dia da Cidade

A Câmara das Caldas da Rainha vai entregar às Forças Armadas Portuguesas, nas cerimónias do 15 de Maio, a medalha de honra do município, como forma de homenagear os militares que participaram no golpe das Caldas, a 16 de Março de 1974. A título póstumo, será também atribuída a medalha de honra ao historiador João Bonifácio Serra e ao médico Mário Gonçalves.

medalhas