Q

Previsão do tempo

19° C
  • Wednesday 21° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 16° C
20° C
  • Wednesday 21° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 16° C
20° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 18° C
  • Friday 16° C

Votação na escola do Bairro da Ponte no rés-do-chão

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A instalação de todas as mesas de voto no rés-do-chão na escola do Bairro da Ponte, deixando de estar no primeiro andar, permitiu evitar queixas dos eleitores, nomeadamente os com dificuldade de locomoção ou deficiência física, como aconteceu em escrutínios anteriores.
Ida às secções de voto na escola decorreu sem obstáculos

O presidente da União de Freguesias de Santo Onofre e Serra do Bouro, Jorge Varela, tinha dado conta de problemas de acessibilidade aquando das eleições para o Parlamento Europeu.

Se até antigamente era amenizada com a colocação das mesas de voto para as pessoas com mais idade no piso térreo, com a nova legislação que fez a divisão dos eleitores por ordem alfabética, isso já não foi possível nas Europeias e várias pessoas só conseguiram votar com a ajuda dos bombeiros, mas houve quem recusasse ser levado ao colo até ao primeiro andar.

O autarca defendeu a transferência do local de voto para a Universidade Sénior (antiga UAL), junto à Biblioteca, mas a proposta não passou na assembleia de freguesia.

Contudo, a alteração que fez aumentar o número de eleitores por secção, de 1000 para 1500, fez reduzir o número de mesas de 9 para 7, permitindo concentrá-las todas no rés-do-chão da escola.

Jorge Varela continua a defender que “não é o local ideal”, tendo já o PS sugerido a Escola Raul Proença, mas para já não foi necessária a alteração.

O autarca social-democrata aponta como dificuldades o estacionamento em redor da escola do Bairro da Ponte e a necessidade de encerramento do estabelecimento de ensino à sexta à tarde e segunda de manhã, para montagem e desmontagem das mesas de voto e limpeza.

Nas eleições de 6 de outubro a Câmara conseguiu que houvesse aulas na segunda de manhã, mas para isso as casas de banho estiveram fechadas no domingo de modo a não ser necessário proceder à lavagem. Apenas funcionou uma casa de banho de serviço para quem estava nas mesas. Para os eleitores não havia, mas não houve queixas.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Exposição de Thiago Gadelha

O Espaço AbraçAr-te, na Rua Principal, 56, na Mata de Porto Mouro, em Santa Catarina, acolhe a exposição "O Quarto”, de Thiago Gadelha, inaugurada no dia 20 de abril.

Caldense vice-campeão nacional em triatlo cross

No dia 20 de abril decorreu o Campeonato Nacional de Triatlo Cross na Golegã, onde o atleta caldense Diogo Carvalhinho se sagrou vice-campeão nacional no seu escalão (20-24 anos), com o tempo de 2h26m04s.

diogo

Torneio Inter Regional de Desenvolvimento

Aproveitando a realização da Final da Taça de Portugal Feminina, no Estádio Dr. José Luis de Melo Silveira Botelho, a Federação Portuguesa de Rugby (FPR), em colaboração com o Caldas Rugby Clube, levou a efeito, na manhã do passado domingo, o Torneio Inter-Regional de Desenvolvimento, no escalão Sub-14.

torneio 1