Q

Previsão do tempo

13° C
  • Wednesday 13° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 15° C
13° C
  • Wednesday 13° C
  • Thursday 15° C
  • Friday 15° C
13° C
  • Wednesday 13° C
  • Thursday 15° C
  • Friday 15° C

Votação na escola do Bairro da Ponte no rés-do-chão

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A instalação de todas as mesas de voto no rés-do-chão na escola do Bairro da Ponte, deixando de estar no primeiro andar, permitiu evitar queixas dos eleitores, nomeadamente os com dificuldade de locomoção ou deficiência física, como aconteceu em escrutínios anteriores.
Ida às secções de voto na escola decorreu sem obstáculos

O presidente da União de Freguesias de Santo Onofre e Serra do Bouro, Jorge Varela, tinha dado conta de problemas de acessibilidade aquando das eleições para o Parlamento Europeu.

Se até antigamente era amenizada com a colocação das mesas de voto para as pessoas com mais idade no piso térreo, com a nova legislação que fez a divisão dos eleitores por ordem alfabética, isso já não foi possível nas Europeias e várias pessoas só conseguiram votar com a ajuda dos bombeiros, mas houve quem recusasse ser levado ao colo até ao primeiro andar.

O autarca defendeu a transferência do local de voto para a Universidade Sénior (antiga UAL), junto à Biblioteca, mas a proposta não passou na assembleia de freguesia.

Contudo, a alteração que fez aumentar o número de eleitores por secção, de 1000 para 1500, fez reduzir o número de mesas de 9 para 7, permitindo concentrá-las todas no rés-do-chão da escola.

Jorge Varela continua a defender que “não é o local ideal”, tendo já o PS sugerido a Escola Raul Proença, mas para já não foi necessária a alteração.

O autarca social-democrata aponta como dificuldades o estacionamento em redor da escola do Bairro da Ponte e a necessidade de encerramento do estabelecimento de ensino à sexta à tarde e segunda de manhã, para montagem e desmontagem das mesas de voto e limpeza.

Nas eleições de 6 de outubro a Câmara conseguiu que houvesse aulas na segunda de manhã, mas para isso as casas de banho estiveram fechadas no domingo de modo a não ser necessário proceder à lavagem. Apenas funcionou uma casa de banho de serviço para quem estava nas mesas. Para os eleitores não havia, mas não houve queixas.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Seniores masculinos do Sporting das Caldas com dupla vitória

O Sporting Clube das Caldas (SCC) recebeu o Clube Kairós, dos Açores, em jogo atrasado da terceira jornada da segunda fase, série A2, do campeonato nacional, e venceu com alguma naturalidade a equipa açoriana, apesar de ter perdido o segundo set.

voleibol

Sérgio Leandro dirige Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar

Sérgio Leandro vai tomar posse como diretor da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) nesta quarta-feira, pelas 15h00, em Peniche, sucedendo a Paulo Almeida. A cerimónia contará com a presença do ministro do mar, Ricardo Serrão Santos.

sergio