Q

Previsão do tempo

14° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 15° C
15° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 16° C
15° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 16° C

Biblioteca Municipal do Cadaval assinala 10 anos de reinstalação

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Biblioteca Municipal completa, no próximo dia 19, dez anos de instalação no atual edifício, sediado junto ao Parque de Lazer. A biblioteca preparou, por isso, dois dias de atividades, que se irão desenrolar nos dias 19 e 21. O cartaz inclui espetáculo de dança contemporânea, lançamento do portal da Rede de Bibliotecas do Cadaval, sessão de contos para famílias e, ainda, animação de rua.
A Biblioteca existe deste 1973

O programa comemorativo começa por incluir, no dia 19 de setembro, uma ação de animação de rua, com recriação de diversos poetas e escritores nacionais, que irão declamar poesia e interagir com a comunidade.

O ponto de partida da atividade, que decorrerá entre as 14h00 e as 17h00, será a Praça da República, passando depois pela Avenida dos Bombeiros, Rua das Castanholas e Av. Dr. Francisco Sá Carneiro.

A festividade prosseguirá no dia 21 de setembro, pelas 11h00, na Biblioteca Municipal, com uma sessão de contos para famílias designada “Esqueci-me como se chama e outras histórias de que me lembro”. A ação, que será narrada por Miguel Gouveia (Bruaá Editora), pretende misturar contos de autor com contos da tradição oral portuguesa e mundial, num “repertório que se estende do jardim de infância até ao público adulto”, refere a editora.

Lançamento do Portal da Rede de Bibliotecas

No dia 21, pelas 15h30, acontecerá o lançamento do Portal da Rede de Bibliotecas do Cadaval, que decorre de um protocolo de cooperação assinado em 2015 entre a Câmara Municipal e o Agrupamento de Escolas do Cadaval. Desse acordo, nasceu a Rede de Bibliotecas do Cadaval, composta pela Biblioteca Municipal do Cadaval (BMC), Biblioteca Escolar de JI e 1.º Ciclo (localizada na EB1 e JI do Cadaval) e pela Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas (localizada na EB e Secundária do Cadaval).

“Desde então, os alunos do concelho passaram a ter, à sua disposição, uma série de atividades, encontros com escritores, peças de teatro, entre outros, contribuindo para a sua formação escolar e social”, explica Tânia Camilo, técnica da BMC. “O contato com uma biblioteca, logo nos primeiros anos escolares, irá fomentar a utilização da Biblioteca Municipal como recurso nas suas diversas valências, ao longo da vida”,

O Portal da Rede de Bibliotecas do Cadaval vem, por sua vez, dar possibilidade de “reunir num só local, com acesso remoto, as informações relativas às atividades planeadas, bem como o acesso ao catálogo online das três bibliotecas que compõem a rede”.

Espetáculo de dança contemporânea “Transeuntes”

Pelas 21h30 do dia 21 terá lugar, nas instalações da Biblioteca Municipal do Cadaval, o espetáculo “Transeuntes”, uma produção com a duração de 40 minutos, a cargo da Companhia Seller Danza. Esta exibição conta com o apoio da Associação Gritos da Minha Dança, detentora da memória da escritora Fernanda Botelho, que residiu na Vermelha (Cadaval).

Com assinatura do coreógrafo e bailarino espanhol Juan Maria Seller, o espetáculo constitui um cruzamento entre dança e literatura, segundo explica Joana Botelho, presidente da associação e neta da malograda escritora.

“O Município do Cadaval tem vindo a apoiar, de forma exemplar, o projeto cultural em torno da obra da escritora, com epicentro na Casa de Fernanda Botelho (futura casa-museu), na Vermelha, pelo que não podia deixar de acolher este espetáculo, que promete impactar o espetador”, acrescenta Joana Botelho.

Biblioteca datada de 1973

A Biblioteca Municipal do Cadaval, existente no concelho desde 1973, viu-se renovada com a abertura do novo edifício, no dia 19 de setembro de 2009.

O novo edifício deu à Biblioteca, adianta Tânia Camilo, “a possibilidade da abertura a novos serviços, como o Serviço Educativo e o Serviço Sénior, entre outros, e muitas atividades culturais, tais como encontros com escritores, exposições e palestras”.

“Pela Biblioteca já passaram personalidades conhecidas, como Nuno Miguel Henriques, João Tordo, Nuno Camarneiro, Nuno Nepumoceno, Nuno Amado, entre outros”, acrescenta a técnica municipal.

Esta comemoração da reinstalação da Biblioteca Municipal evidencia os 10 anos de existência de novas valências ao serviço da comunidade local. O mesmo edifício permitiria ainda, em 2015, reinstalar o Museu Municipal no piso inferior.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Inaugurado memorial em homenagem aos presos políticos bombarralenses

No 50.º aniversário do 25 de abril, o Município do Bombarral homenageou os presos políticos bombarralenses com a inauguração de um memorial. Instalado no Largo 25 de abril, no centro da vila, conta com o nome de todos os bombarralenses que, durante a ditadura, foram privados da liberdade. O memorial pretende perpetuar no tempo a memória e coragem destes 28 bombarralenses.

memorial

Imagem do 16 de março em parede faz parte de 14 “Murais de Liberdade” pelo país

O mural pintado numa parede na Rua António Sérgio, na cidade das Caldas da Rainha, numa homenagem à Revolta de 16 de Março, que antecedeu a Revolução dos Cravos, faz parte de um conjunto de 14 "Murais de Liberdade", inseridos nas celebrações do 50.º aniversário do 25 de Abril de 1974, que serão criados durante este ano em diferentes localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas.

mural 1

Apanhados com mais de mil doses de haxixe

Um casal jovem foi apanhado com mais de mil doses de haxixe no concelho das Caldas da Rainha pelo Núcleo de Investigação Criminal da GNR, no passado dia 24, tendo sido constituído arguido por tráfico de estupefacientes.

haxixe