Q

Previsão do tempo

13° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
14° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 13° C
14° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C

Biblioteca Municipal do Cadaval assinala 10 anos de reinstalação

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Biblioteca Municipal completa, no próximo dia 19, dez anos de instalação no atual edifício, sediado junto ao Parque de Lazer. A biblioteca preparou, por isso, dois dias de atividades, que se irão desenrolar nos dias 19 e 21. O cartaz inclui espetáculo de dança contemporânea, lançamento do portal da Rede de Bibliotecas do Cadaval, sessão de contos para famílias e, ainda, animação de rua.
A Biblioteca existe deste 1973

O programa comemorativo começa por incluir, no dia 19 de setembro, uma ação de animação de rua, com recriação de diversos poetas e escritores nacionais, que irão declamar poesia e interagir com a comunidade.

O ponto de partida da atividade, que decorrerá entre as 14h00 e as 17h00, será a Praça da República, passando depois pela Avenida dos Bombeiros, Rua das Castanholas e Av. Dr. Francisco Sá Carneiro.

A festividade prosseguirá no dia 21 de setembro, pelas 11h00, na Biblioteca Municipal, com uma sessão de contos para famílias designada “Esqueci-me como se chama e outras histórias de que me lembro”. A ação, que será narrada por Miguel Gouveia (Bruaá Editora), pretende misturar contos de autor com contos da tradição oral portuguesa e mundial, num “repertório que se estende do jardim de infância até ao público adulto”, refere a editora.

Lançamento do Portal da Rede de Bibliotecas

No dia 21, pelas 15h30, acontecerá o lançamento do Portal da Rede de Bibliotecas do Cadaval, que decorre de um protocolo de cooperação assinado em 2015 entre a Câmara Municipal e o Agrupamento de Escolas do Cadaval. Desse acordo, nasceu a Rede de Bibliotecas do Cadaval, composta pela Biblioteca Municipal do Cadaval (BMC), Biblioteca Escolar de JI e 1.º Ciclo (localizada na EB1 e JI do Cadaval) e pela Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas (localizada na EB e Secundária do Cadaval).

“Desde então, os alunos do concelho passaram a ter, à sua disposição, uma série de atividades, encontros com escritores, peças de teatro, entre outros, contribuindo para a sua formação escolar e social”, explica Tânia Camilo, técnica da BMC. “O contato com uma biblioteca, logo nos primeiros anos escolares, irá fomentar a utilização da Biblioteca Municipal como recurso nas suas diversas valências, ao longo da vida”,

O Portal da Rede de Bibliotecas do Cadaval vem, por sua vez, dar possibilidade de “reunir num só local, com acesso remoto, as informações relativas às atividades planeadas, bem como o acesso ao catálogo online das três bibliotecas que compõem a rede”.

Espetáculo de dança contemporânea “Transeuntes”

Pelas 21h30 do dia 21 terá lugar, nas instalações da Biblioteca Municipal do Cadaval, o espetáculo “Transeuntes”, uma produção com a duração de 40 minutos, a cargo da Companhia Seller Danza. Esta exibição conta com o apoio da Associação Gritos da Minha Dança, detentora da memória da escritora Fernanda Botelho, que residiu na Vermelha (Cadaval).

Com assinatura do coreógrafo e bailarino espanhol Juan Maria Seller, o espetáculo constitui um cruzamento entre dança e literatura, segundo explica Joana Botelho, presidente da associação e neta da malograda escritora.

“O Município do Cadaval tem vindo a apoiar, de forma exemplar, o projeto cultural em torno da obra da escritora, com epicentro na Casa de Fernanda Botelho (futura casa-museu), na Vermelha, pelo que não podia deixar de acolher este espetáculo, que promete impactar o espetador”, acrescenta Joana Botelho.

Biblioteca datada de 1973

A Biblioteca Municipal do Cadaval, existente no concelho desde 1973, viu-se renovada com a abertura do novo edifício, no dia 19 de setembro de 2009.

O novo edifício deu à Biblioteca, adianta Tânia Camilo, “a possibilidade da abertura a novos serviços, como o Serviço Educativo e o Serviço Sénior, entre outros, e muitas atividades culturais, tais como encontros com escritores, exposições e palestras”.

“Pela Biblioteca já passaram personalidades conhecidas, como Nuno Miguel Henriques, João Tordo, Nuno Camarneiro, Nuno Nepumoceno, Nuno Amado, entre outros”, acrescenta a técnica municipal.

Esta comemoração da reinstalação da Biblioteca Municipal evidencia os 10 anos de existência de novas valências ao serviço da comunidade local. O mesmo edifício permitiria ainda, em 2015, reinstalar o Museu Municipal no piso inferior.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Infantis obidenses vencem em futsal

Em jogo da 4ª jornada da Divisão Distrital - Grupo B de futsal em infantis, no pavilhão da EB 2-3 D. Luís de Ataíde, em Peniche, defrontaram-se no passado dia 24 o Peniche Amigos Clube “B” e a Associação Desportiva de Óbidos. O resultado foi de 2-6.

futsal

Concerto solidário com Guiné

Um concerto solidário de angariação de bens para apoio do trabalho missionário na Guiné vai ter lugar no dia 30 de março, às 20h30, e no dia 31 de março, às 16h00, nos Pimpões, nas Caldas da Rainha.

concerto