Q

Previsão do tempo

16° C
  • Wednesday 25° C
  • Thursday 22° C
  • Friday 23° C
16° C
  • Wednesday 25° C
  • Thursday 22° C
  • Friday 24° C
17° C
  • Wednesday 27° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 27° C

Folclore do mundo no parque D. Carlos I

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Na noite de 5 de setembro, o Parque D. Carlos I, nas Caldas da Rainha, acolheu um encontro internacional de folclore onde os ranchos da Fanadia e Alvorninha dividiram o palco com duas formações internacionais, provenientes da Croácia e Colômbia.
Dois ranchos caldenses e dois estrangeiros participaram no evento

O evento resultou de uma co-parceria com o Festival Internacional de Folclore Celestino Graça, de Santarém, numa organização conjunta do Rancho Folclórico e Etnográfico “Os Azeitoneiros” de Alvorninha e “As Ceifeiras”, da Fanadia, com o apoio do Município das Caldas da Rainha, União de Freguesias de Nª Sr.ª Pópulo, Coto e S. Gregório e Junta de Freguesia de Alvorninha, cujos autarcas subiram ao palco.

Os dois grupos estrangeiros passaram pelas Caldas da Rainha a convite dos ranchos caldenses, no âmbito de uma digressão que estão a fazer pelo país.

No Interfolk participaram 160 bailarinos, que apresentaram as suas coreografias ao som da música popular de cada um dos países.

Da Croácia veio o grupo de folclore KUD “Ante Zaninovic”, que preserva o canto secular tradicional e eclesial, bem como instrumentos tradicionais como o mandolim, tambura e lijerice e ainda a confeção de trajes.

Apresentam danças e cantares de quase todo o país e têm mais de 150 conjuntos de trajes de todas as regiões.

Da Colômbia vieram ritmos quentes e diversidade musical com o Ballet Folclórico Nacional de Jaime Orozco, o grupo mais antigo daquele país, galardoado em diversos eventos internacionais em todo o mundo, pela beleza e técnica das suas representações.

Para comemorar os seus 65 anos de existência, o grupo está a realizar a sua quinta digressão europeia, incluindo vários festivais em Espanha e Portugal.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Laço azul para chamar atenção para maus-tratos infantis

Mais de 200 alunos do 1º ciclo ao secundário e professores do Colégio Rainha D. Leonor e do Agrupamento de Escolas Raul Proença formaram no dia 30 de abril, no Campo de Rugby de Caldas da Rainha, um laço humano para assinalar o mês dos maus tratos na infância, uma realidade que ainda persiste.

laco 1

Caldense em nº6 pelo Livre

A caldense Inês Pires é candidata do partido Livre às eleições europeias em nº6.

livre

40% dos jovens do Oeste acreditam que os rapazes têm mais oportunidades de carreira do que as raparigas

“Estudo aponta que 40% dos jovens dos 12 municípios da região Oeste acreditam que os rapazes têm mais e melhores oportunidades de carreira do que as raparigas”. Palavras de Susana Lopes, Managing Partner SHL Portugal, que divulgou os resultados do projeto Oeste + Igual lançado pela Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCim) com o intuito de implementar políticas locais e regionais da Igualdade de Género e da Conciliação da Vida Profissional, Familiar e Pessoal.

foto estudo