Q

Previsão do tempo

12° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
12° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
12° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 16° C

Folclore do mundo no parque D. Carlos I

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Na noite de 5 de setembro, o Parque D. Carlos I, nas Caldas da Rainha, acolheu um encontro internacional de folclore onde os ranchos da Fanadia e Alvorninha dividiram o palco com duas formações internacionais, provenientes da Croácia e Colômbia.
Dois ranchos caldenses e dois estrangeiros participaram no evento

O evento resultou de uma co-parceria com o Festival Internacional de Folclore Celestino Graça, de Santarém, numa organização conjunta do Rancho Folclórico e Etnográfico “Os Azeitoneiros” de Alvorninha e “As Ceifeiras”, da Fanadia, com o apoio do Município das Caldas da Rainha, União de Freguesias de Nª Sr.ª Pópulo, Coto e S. Gregório e Junta de Freguesia de Alvorninha, cujos autarcas subiram ao palco.

Os dois grupos estrangeiros passaram pelas Caldas da Rainha a convite dos ranchos caldenses, no âmbito de uma digressão que estão a fazer pelo país.

No Interfolk participaram 160 bailarinos, que apresentaram as suas coreografias ao som da música popular de cada um dos países.

Da Croácia veio o grupo de folclore KUD “Ante Zaninovic”, que preserva o canto secular tradicional e eclesial, bem como instrumentos tradicionais como o mandolim, tambura e lijerice e ainda a confeção de trajes.

Apresentam danças e cantares de quase todo o país e têm mais de 150 conjuntos de trajes de todas as regiões.

Da Colômbia vieram ritmos quentes e diversidade musical com o Ballet Folclórico Nacional de Jaime Orozco, o grupo mais antigo daquele país, galardoado em diversos eventos internacionais em todo o mundo, pela beleza e técnica das suas representações.

Para comemorar os seus 65 anos de existência, o grupo está a realizar a sua quinta digressão europeia, incluindo vários festivais em Espanha e Portugal.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Apanhados com mais de mil doses de haxixe

Um casal jovem foi apanhado com mais de mil doses de haxixe no concelho das Caldas da Rainha pelo Núcleo de Investigação Criminal da GNR, no passado dia 24, tendo sido constituído arguido por tráfico de estupefacientes.

haxixe

Crianças celebraram o 25 de Abril na Foz do Arelho

A Escola Básica e o Jardim de Infância da Foz do Arelho comemoraram o Dia da Liberdade no dia 24 de abril, no centro da vila, com o mote "Em busca do tesouro da liberdade...tecendo sorrisos". Os alunos, professoras e funcionárias uniram-se numa manifestação cultural, levando música e canções à rua, recordando a Revolução dos Cravos e os ideais de liberdade e democracia que ela representa.

foz1

Equipa sediada no Bombarral com sete pódios no Campeonato de Karting

A Escola de Karting do Oeste/Birel ART Portugal somou importantes pontos para o Campeonato de Portugal de Karting em diferentes categorias. A contar para a segunda jornada dupla, disputada no Kartódromo de Viana do Castelo, a equipa sediada no Bombarral colecionou mais sete pódios em quatro categorias distintas, nomeadamente na X30 Super Shifter à geral e na classe Sénior, na X30 Mini, na Cadete e ainda na Iniciação.

karting 1