Q

Previsão do tempo

11° C
  • Thursday 15° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 20° C
11° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 20° C
11° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 19° C
  • Saturday 21° C

Experiência de voluntariado para jovens na Islândia e em Itália

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Growin within Europe é o projeto de serviço voluntário europeu que a AJP está a desenvolver e que permite aos jovens ter uma experiência de voluntariado na Islândia e em Itália.
Carla Pereira , Ana Jorge, Beatriz Alves e João Oliveira em Roma, onde efetuaram o SVE, julho 2019

A Associação Juvenil de Peniche (AJP) está a dinamizar o projeto “Growin within Europe” (Crescendo na Europa) que permite a 12 jovens da região ter uma experiência de voluntariado na Islândia e em Itália. O projeto conta com oapoio financeiro do programa Erasmus+ | Juventude em ação e tem como principais objetivos: Permitir aos jovens a sua participação em contexto internacional, desenvolver novas competências pessoais e sociais e conhecer outras culturas e oportunidades europeias.

Até ao momento foram envolvidos 8 jovens de Peniche, Caldas da Rainha e região oeste. Há ainda dois lugares para Roma em Itália e outros dois para Reikejavik na Islândia. Os projetos decorrem por um mês.

O trabalho desenvolvido pelos jovens portugueses está ligado à área social, em centros de atividades de tempos livres de crianças e jovens em Itália e à sustentabilidade ambiental na Islândia.

OServiçoVoluntárioEuropeu (SVE) oferece aos jovens a possibilidade de serem voluntários num outro país durante um período específico, normalmente entre 2 semanas e 12 meses, dependendo da tipologia curta duração (2 semanas – 2 meses) ou longa duração (3-12 meses). As atividades deserviçovoluntáriopodem centrar-se no domínio do ambiente, artes e cultura, atividades com crianças, jovens ou idosos, património ou desporto e atividades de lazer. Cada projeto envolve três parceiros: umvoluntário, uma organização de envio e uma organização de acolhimento.

O SVE está aberto a todos os jovens com idades compreendidas entre os 18 e 30 anos com residência legal num país da União Europeia ou Países Programa. Não é necessário ter escolaridade específica e não há custos de participação, os voluntários recebem alojamento, alimentação, apoio linguístico, viagem paga para o país escolhido e uma bolsa mensal da organização de acolhimento.

OServiçoVoluntárioEuropeuem Peniche

A Associação Juvenil de Peniche (AJP) aderiu, desde fevereiro de 2001, aoServiçoVoluntárioEuropeu (SVE) do então, Programa Juventude da União Europeia. Atualmente conta com quatro jovens voluntários europeus, oriundos de França, Luxemburgo e Polónia a desenvolver vários projetos em Peniche.

Ao longo dos últimos 18 anos a AJP já acolheu cerca de 250 voluntários vindos dos mais diversos países da Europa. O trabalho desenvolvido pelos voluntários, em Peniche, são atividades de caráter educativo e de animação com crianças, bem como, dar apoio a atividades culturais e ambientais da comunidade de Peniche. Desde 2005 que enviou 62 jovens para vários projetos em vários pontos da Europa e do mundo, tendo neste momento uma voluntária na Bolívia.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Câmara do Cadaval rejeita críticas ao apoio a corrida de galgos

A Câmara Municipal do Cadaval defendeu que a corrida de galgos realizada no passado dia 21 no concelho “não infringiu qualquer normativo legal em vigor”, pelo que a autarquia não se revê na forma nem no conteúdo dos comentários proferidos, que a acusavam de pactuar com uma iniciativa que maltratava os animais.

Mostra Coletiva de Arte Visual

De 11 de maio a 1 de junho estará patente na Galeria de Exposições do Espaço Turismo das Caldas da Rainha e Restaurante Coletivo, ao lado, uma mostra coletiva de arte visual.

Conversa e eco-caminhada em Salir do Porto

A Ágora – Associação Ambiental, em parceria com o Geoparque Oeste (Geoparque Mundial da UNESCO), vai realizar uma conversa sobre a bio e geodiversidade de Salir do Porto. Seguir-se-á uma eco-caminhada, apanhando o que for encontrado pelo caminho, com o apoio da Quinta de Salir (Associação Pelicano Radiante).