Q

Previsão do tempo

16° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 14° C
16° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 14° C
16° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 14° C

Experiência de voluntariado para jovens na Islândia e em Itália

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Growin within Europe é o projeto de serviço voluntário europeu que a AJP está a desenvolver e que permite aos jovens ter uma experiência de voluntariado na Islândia e em Itália.
Carla Pereira , Ana Jorge, Beatriz Alves e João Oliveira em Roma, onde efetuaram o SVE, julho 2019

A Associação Juvenil de Peniche (AJP) está a dinamizar o projeto “Growin within Europe” (Crescendo na Europa) que permite a 12 jovens da região ter uma experiência de voluntariado na Islândia e em Itália. O projeto conta com oapoio financeiro do programa Erasmus+ | Juventude em ação e tem como principais objetivos: Permitir aos jovens a sua participação em contexto internacional, desenvolver novas competências pessoais e sociais e conhecer outras culturas e oportunidades europeias.

Até ao momento foram envolvidos 8 jovens de Peniche, Caldas da Rainha e região oeste. Há ainda dois lugares para Roma em Itália e outros dois para Reikejavik na Islândia. Os projetos decorrem por um mês.

O trabalho desenvolvido pelos jovens portugueses está ligado à área social, em centros de atividades de tempos livres de crianças e jovens em Itália e à sustentabilidade ambiental na Islândia.

OServiçoVoluntárioEuropeu (SVE) oferece aos jovens a possibilidade de serem voluntários num outro país durante um período específico, normalmente entre 2 semanas e 12 meses, dependendo da tipologia curta duração (2 semanas – 2 meses) ou longa duração (3-12 meses). As atividades deserviçovoluntáriopodem centrar-se no domínio do ambiente, artes e cultura, atividades com crianças, jovens ou idosos, património ou desporto e atividades de lazer. Cada projeto envolve três parceiros: umvoluntário, uma organização de envio e uma organização de acolhimento.

O SVE está aberto a todos os jovens com idades compreendidas entre os 18 e 30 anos com residência legal num país da União Europeia ou Países Programa. Não é necessário ter escolaridade específica e não há custos de participação, os voluntários recebem alojamento, alimentação, apoio linguístico, viagem paga para o país escolhido e uma bolsa mensal da organização de acolhimento.

OServiçoVoluntárioEuropeuem Peniche

A Associação Juvenil de Peniche (AJP) aderiu, desde fevereiro de 2001, aoServiçoVoluntárioEuropeu (SVE) do então, Programa Juventude da União Europeia. Atualmente conta com quatro jovens voluntários europeus, oriundos de França, Luxemburgo e Polónia a desenvolver vários projetos em Peniche.

Ao longo dos últimos 18 anos a AJP já acolheu cerca de 250 voluntários vindos dos mais diversos países da Europa. O trabalho desenvolvido pelos voluntários, em Peniche, são atividades de caráter educativo e de animação com crianças, bem como, dar apoio a atividades culturais e ambientais da comunidade de Peniche. Desde 2005 que enviou 62 jovens para vários projetos em vários pontos da Europa e do mundo, tendo neste momento uma voluntária na Bolívia.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Tertúlia sobre os 30 anos da escola de Santa Catarina

No âmbito das comemorações dos 30 anos da escola de Santa Catarina, um marco histórico muito importante para a vila e para a freguesia, realiza-se no dia 25 de fevereiro, às 17h00, no centro pastoral de Santa Catarina, uma tertúlia sobre a relevância da inauguração deste estabelecimento de ensino, na altura Escola Básica Integrada 1,2,3.