Q

Previsão do tempo

15° C
  • Friday 23° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 24° C
15° C
  • Friday 24° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 24° C
15° C
  • Friday 25° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 26° C

Experiência de voluntariado para jovens na Islândia e em Itália

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Growin within Europe é o projeto de serviço voluntário europeu que a AJP está a desenvolver e que permite aos jovens ter uma experiência de voluntariado na Islândia e em Itália.
Carla Pereira , Ana Jorge, Beatriz Alves e João Oliveira em Roma, onde efetuaram o SVE, julho 2019

A Associação Juvenil de Peniche (AJP) está a dinamizar o projeto “Growin within Europe” (Crescendo na Europa) que permite a 12 jovens da região ter uma experiência de voluntariado na Islândia e em Itália. O projeto conta com oapoio financeiro do programa Erasmus+ | Juventude em ação e tem como principais objetivos: Permitir aos jovens a sua participação em contexto internacional, desenvolver novas competências pessoais e sociais e conhecer outras culturas e oportunidades europeias.

Até ao momento foram envolvidos 8 jovens de Peniche, Caldas da Rainha e região oeste. Há ainda dois lugares para Roma em Itália e outros dois para Reikejavik na Islândia. Os projetos decorrem por um mês.

O trabalho desenvolvido pelos jovens portugueses está ligado à área social, em centros de atividades de tempos livres de crianças e jovens em Itália e à sustentabilidade ambiental na Islândia.

OServiçoVoluntárioEuropeu (SVE) oferece aos jovens a possibilidade de serem voluntários num outro país durante um período específico, normalmente entre 2 semanas e 12 meses, dependendo da tipologia curta duração (2 semanas – 2 meses) ou longa duração (3-12 meses). As atividades deserviçovoluntáriopodem centrar-se no domínio do ambiente, artes e cultura, atividades com crianças, jovens ou idosos, património ou desporto e atividades de lazer. Cada projeto envolve três parceiros: umvoluntário, uma organização de envio e uma organização de acolhimento.

O SVE está aberto a todos os jovens com idades compreendidas entre os 18 e 30 anos com residência legal num país da União Europeia ou Países Programa. Não é necessário ter escolaridade específica e não há custos de participação, os voluntários recebem alojamento, alimentação, apoio linguístico, viagem paga para o país escolhido e uma bolsa mensal da organização de acolhimento.

OServiçoVoluntárioEuropeuem Peniche

A Associação Juvenil de Peniche (AJP) aderiu, desde fevereiro de 2001, aoServiçoVoluntárioEuropeu (SVE) do então, Programa Juventude da União Europeia. Atualmente conta com quatro jovens voluntários europeus, oriundos de França, Luxemburgo e Polónia a desenvolver vários projetos em Peniche.

Ao longo dos últimos 18 anos a AJP já acolheu cerca de 250 voluntários vindos dos mais diversos países da Europa. O trabalho desenvolvido pelos voluntários, em Peniche, são atividades de caráter educativo e de animação com crianças, bem como, dar apoio a atividades culturais e ambientais da comunidade de Peniche. Desde 2005 que enviou 62 jovens para vários projetos em vários pontos da Europa e do mundo, tendo neste momento uma voluntária na Bolívia.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Os Golpe lançaram novo álbum “Terra do Diabo”

O grupo musical Golpe lançou um novo álbum, intitulado “Terra do Diabo”. O quinteto é da Benedita, mas tem dois elementos que são das Caldas da Rainha.
Da banda fazem parte Carlos Marques (voz, baixo e guitarra acústica), Samuel Lucas (guitarra e back vocals), João Carlos (teclados) e os músicos das Caldas da Rainha, Luís Agostinho (teclados) e Louie Russo (bateria e back vocals).

golpe 1

Empate com o Amora mantém o Caldas em segundo lugar

Amora FC e Caldas SC disputaram no passado sábado, no estádio da Medideira, uma partida a contar para a jornada 8 que terminou com igualdade a uma bola. Com este resultado, o Caldas soma 18 pontos e mantém-se em segundo lugar, mantendo tudo em aberto para as últimas duas jornadas na Série 2 de manutenção na Liga 3.

caldas2

Rampa Foz do Arelho

O cenário deslumbrante da Foz do Arelho, no último domingo de abril (dia 28), vai ser palco de uma das mais tradicionais provas de Regularidade Sport Plus de Rampa, que integra o calendário da Series by NDML, organizada pelo Núcleo Desportos Motorizados de Leiria.

rampa