Q

Previsão do tempo

16° C
  • Wednesday 25° C
  • Thursday 22° C
  • Friday 23° C
16° C
  • Wednesday 25° C
  • Thursday 22° C
  • Friday 24° C
17° C
  • Wednesday 27° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 27° C

EHTO recebe 3ª edição do Tourism Explorers

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Fábrica de Startups está percorrer o país, para promover a 3ª edição do Tourism Explorers, o maior programa nacional de criação e aceleração de startups na área do Turismo. Nesta região é a Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO), polo das Caldas da Rainha, quem está a colaborar neste projeto de apoio ao empreendedorismo onde o objetivo é desenvolver negócios inovadores. As inscrições já iniciaram e os interessados em participar só têm de se candidatar em www.tourismexplorers.pt.
André Faria, da Fábrica de Startups, apresentou o Tourism Explorers

Em Caldas da Rainha, foi no passado dia 25 de junho, na EHTO, que André Faria, da Fábrica de Startups, apresentou o Tourism Explorers, que tem como principal objetivo “potenciar o desenvolvimento do empreendedorismo em Portugal, através do apoio à criação de novos negócios e startups, com produtos e serviços inovadores focados no setor do turismo”, disse o responsável.

Depois de duas edições, houve a nível nacional mais de 1.000 participantes e mais de 200 startups. Nesta região o número de projetos tem vindo a aumentar desde a primeira edição do projeto. Dividido em Ideação e Aceleração, o programa está a decorrer, em Caldas da Rainha, Abrantes, Angra do Heroísmo, Aveiro, Coimbra, Covilhã, Évora, Faro, Lisboa, Portalegre, Porto e Setúbal.

Na Ideação, os participantes vão ter de encontrar uma solução inovadora para o desafio que lhes for colocado. Na Aceleração, as equipas vão ter oportunidade de testar e validar o seu modelo de negócio.

Em qualquer um dos casos, os participantes vão sempre poder contar com o apoio de uma alargada rede de formadores e mentores especializados, como António Lucena de Faria, fundador e CEO da Fábrica de Startups, Afonso Rebelo de Sousa, corporate venture builder da Bundl, André Marquet, fundador e CEO da Productized, e José Arthur Vasconcelos, mentor e board member da Startup Discoveries.

A Aceleração consiste em 6 dias intensos, constituídos por várias sessões de mentoria com os especialistas da área e workshops, que irão ajudar a definir melhor a estratégia o negócio. No final dos bootcamps, cada uma das 12 cidades vai eleger o melhor projeto local, que irá depois representar essa cidade na Grande Final Nacional, onde poderá ganhar 10 mil euros.

“Glamping Lagoon”, dos caldenses Ina Vasques e Diogo Vasques (ex-aluno do curso de Técnicas de Cozinha/Pastelaria da EHTO), foi o projeto vencedor da final regional da 2ª edição do Programa Tourism Explorers.

Ina Vasques relatou como foi importante participar neste programa para desenvolver o seu projeto que se enquadra na área do turismo sustentável e que está na fase de licenciamento pela autarquia das Caldas. Ina Vasques referiu que o Tourism Explorers é o programa ideal para quem tem a ideia para um negócio e que pretende avançar. “Deram-me as ferramentas certas para o desenvolvimento do meu projeto, como por exemplo, estarmos em contato direto com o que está a ser feito a nível nacional e em curto prazo de tempo conseguirmos obter informação sobre a viabilidade económica”, apontou.

A vereadora Maria João Domingos, que esteve presente nesta sessão de apresentação, revelou que o Município das Caldas começa logo a estimular o empreendedorismo no 1º ciclo com o desenvolvimento de vários concursos de criação de ideias de negócio, este ano na área da economia circular.

Jorge Barosa, da direção da AIRO – Associação Empresarial da Região Oeste, que também é parceira deste programa, disse que a região é o epicentro do empreendedorismo, uma vez que este ano já apoiaram a criação de 89 novas empresas e no ano passado a AIRO colaborou com a abertura de 139 novos negócios.

Daniel Pinto, diretor da EHTO, também referiu a importância dos concursos de empreendedorismo que estimulam os alunos que “um dia mais tarde poderão enveredar na criação do seu próprio negócio”. O responsável anunciou que a EHTO vai iniciar no próximo ano letivo o curso de Escanção (300 horas). Trata-se de uma formação de conhecimento geral teórico e prático sobre o vinho e a forma de o servir.

O Tourism Explorers é um programa gratuito (mediante inscrição) organizado pela Fábrica de Startups, em parceria com o Turismo de Portugal, que tem como objetivo promover o empreendedorismo em Portugal, através da criação e apoio ao desenvolvimento de novas startups relacionadas com o setor do turismo.

O roadshow nacional irá decorrer entre junho e julho e os programas de Ideação e Aceleração do Tourism Explorers entre setembro e outubro.

O Jornal das Caldas e a Rádio Mais Oeste são parceiros do programa Tourism Explorers desta região, tais como a Câmara Municipal das Caldas da Rainha, a ACCCRO – Associação Empresarial das Caldas da Rainha e Oeste, a ACIMG – Associação Comercial da Marinha Grande, a União de Freguesias Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório, a União de Freguesias Santo Onofre e Serra do Bouro, a AIRO, a Leader Oeste, a Obidos.com, o Núcleo Inicial, a Partnia, a Loading New Leaders, Silos, Parque Tecnológico de Óbidos, entre outros.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Laço azul para chamar atenção para maus-tratos infantis

Mais de 200 alunos do 1º ciclo ao secundário e professores do Colégio Rainha D. Leonor e do Agrupamento de Escolas Raul Proença formaram no dia 30 de abril, no Campo de Rugby de Caldas da Rainha, um laço humano para assinalar o mês dos maus tratos na infância, uma realidade que ainda persiste.

laco 1

Caldense em nº6 pelo Livre

A caldense Inês Pires é candidata do partido Livre às eleições europeias em nº6.

livre

40% dos jovens do Oeste acreditam que os rapazes têm mais oportunidades de carreira do que as raparigas

“Estudo aponta que 40% dos jovens dos 12 municípios da região Oeste acreditam que os rapazes têm mais e melhores oportunidades de carreira do que as raparigas”. Palavras de Susana Lopes, Managing Partner SHL Portugal, que divulgou os resultados do projeto Oeste + Igual lançado pela Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCim) com o intuito de implementar políticas locais e regionais da Igualdade de Género e da Conciliação da Vida Profissional, Familiar e Pessoal.

foto estudo