Q

Previsão do tempo

12° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
12° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
12° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 16° C

EHTO recebe 3ª edição do Tourism Explorers

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Fábrica de Startups está percorrer o país, para promover a 3ª edição do Tourism Explorers, o maior programa nacional de criação e aceleração de startups na área do Turismo. Nesta região é a Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO), polo das Caldas da Rainha, quem está a colaborar neste projeto de apoio ao empreendedorismo onde o objetivo é desenvolver negócios inovadores. As inscrições já iniciaram e os interessados em participar só têm de se candidatar em www.tourismexplorers.pt.
André Faria, da Fábrica de Startups, apresentou o Tourism Explorers

Em Caldas da Rainha, foi no passado dia 25 de junho, na EHTO, que André Faria, da Fábrica de Startups, apresentou o Tourism Explorers, que tem como principal objetivo “potenciar o desenvolvimento do empreendedorismo em Portugal, através do apoio à criação de novos negócios e startups, com produtos e serviços inovadores focados no setor do turismo”, disse o responsável.

Depois de duas edições, houve a nível nacional mais de 1.000 participantes e mais de 200 startups. Nesta região o número de projetos tem vindo a aumentar desde a primeira edição do projeto. Dividido em Ideação e Aceleração, o programa está a decorrer, em Caldas da Rainha, Abrantes, Angra do Heroísmo, Aveiro, Coimbra, Covilhã, Évora, Faro, Lisboa, Portalegre, Porto e Setúbal.

Na Ideação, os participantes vão ter de encontrar uma solução inovadora para o desafio que lhes for colocado. Na Aceleração, as equipas vão ter oportunidade de testar e validar o seu modelo de negócio.

Em qualquer um dos casos, os participantes vão sempre poder contar com o apoio de uma alargada rede de formadores e mentores especializados, como António Lucena de Faria, fundador e CEO da Fábrica de Startups, Afonso Rebelo de Sousa, corporate venture builder da Bundl, André Marquet, fundador e CEO da Productized, e José Arthur Vasconcelos, mentor e board member da Startup Discoveries.

A Aceleração consiste em 6 dias intensos, constituídos por várias sessões de mentoria com os especialistas da área e workshops, que irão ajudar a definir melhor a estratégia o negócio. No final dos bootcamps, cada uma das 12 cidades vai eleger o melhor projeto local, que irá depois representar essa cidade na Grande Final Nacional, onde poderá ganhar 10 mil euros.

“Glamping Lagoon”, dos caldenses Ina Vasques e Diogo Vasques (ex-aluno do curso de Técnicas de Cozinha/Pastelaria da EHTO), foi o projeto vencedor da final regional da 2ª edição do Programa Tourism Explorers.

Ina Vasques relatou como foi importante participar neste programa para desenvolver o seu projeto que se enquadra na área do turismo sustentável e que está na fase de licenciamento pela autarquia das Caldas. Ina Vasques referiu que o Tourism Explorers é o programa ideal para quem tem a ideia para um negócio e que pretende avançar. “Deram-me as ferramentas certas para o desenvolvimento do meu projeto, como por exemplo, estarmos em contato direto com o que está a ser feito a nível nacional e em curto prazo de tempo conseguirmos obter informação sobre a viabilidade económica”, apontou.

A vereadora Maria João Domingos, que esteve presente nesta sessão de apresentação, revelou que o Município das Caldas começa logo a estimular o empreendedorismo no 1º ciclo com o desenvolvimento de vários concursos de criação de ideias de negócio, este ano na área da economia circular.

Jorge Barosa, da direção da AIRO – Associação Empresarial da Região Oeste, que também é parceira deste programa, disse que a região é o epicentro do empreendedorismo, uma vez que este ano já apoiaram a criação de 89 novas empresas e no ano passado a AIRO colaborou com a abertura de 139 novos negócios.

Daniel Pinto, diretor da EHTO, também referiu a importância dos concursos de empreendedorismo que estimulam os alunos que “um dia mais tarde poderão enveredar na criação do seu próprio negócio”. O responsável anunciou que a EHTO vai iniciar no próximo ano letivo o curso de Escanção (300 horas). Trata-se de uma formação de conhecimento geral teórico e prático sobre o vinho e a forma de o servir.

O Tourism Explorers é um programa gratuito (mediante inscrição) organizado pela Fábrica de Startups, em parceria com o Turismo de Portugal, que tem como objetivo promover o empreendedorismo em Portugal, através da criação e apoio ao desenvolvimento de novas startups relacionadas com o setor do turismo.

O roadshow nacional irá decorrer entre junho e julho e os programas de Ideação e Aceleração do Tourism Explorers entre setembro e outubro.

O Jornal das Caldas e a Rádio Mais Oeste são parceiros do programa Tourism Explorers desta região, tais como a Câmara Municipal das Caldas da Rainha, a ACCCRO – Associação Empresarial das Caldas da Rainha e Oeste, a ACIMG – Associação Comercial da Marinha Grande, a União de Freguesias Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório, a União de Freguesias Santo Onofre e Serra do Bouro, a AIRO, a Leader Oeste, a Obidos.com, o Núcleo Inicial, a Partnia, a Loading New Leaders, Silos, Parque Tecnológico de Óbidos, entre outros.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Apanhados com mais de mil doses de haxixe

Um casal jovem foi apanhado com mais de mil doses de haxixe no concelho das Caldas da Rainha pelo Núcleo de Investigação Criminal da GNR, no passado dia 24, tendo sido constituído arguido por tráfico de estupefacientes.

haxixe

Crianças celebraram o 25 de Abril na Foz do Arelho

A Escola Básica e o Jardim de Infância da Foz do Arelho comemoraram o Dia da Liberdade no dia 24 de abril, no centro da vila, com o mote "Em busca do tesouro da liberdade...tecendo sorrisos". Os alunos, professoras e funcionárias uniram-se numa manifestação cultural, levando música e canções à rua, recordando a Revolução dos Cravos e os ideais de liberdade e democracia que ela representa.

foz1

Equipa sediada no Bombarral com sete pódios no Campeonato de Karting

A Escola de Karting do Oeste/Birel ART Portugal somou importantes pontos para o Campeonato de Portugal de Karting em diferentes categorias. A contar para a segunda jornada dupla, disputada no Kartódromo de Viana do Castelo, a equipa sediada no Bombarral colecionou mais sete pódios em quatro categorias distintas, nomeadamente na X30 Super Shifter à geral e na classe Sénior, na X30 Mini, na Cadete e ainda na Iniciação.

karting 1